Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/913
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorHoffmann, Traudi-
dc.date.accessioned2019-03-08T15:42:59Z-
dc.date.available2012-06-05-
dc.date.available2019-03-08T15:42:59Z-
dc.date.issued2012-03-29-
dc.identifier.citationHOFFMANN, Traudi. Formação continuada de arte/educadores nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (2009-2010). 2012. 104 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/913-
dc.description.abstractThis essay results from a study that discusses the art training / educators formation for Elementary and Middle School and is instigated by the following question: what training is being provided at Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do Estado de Mato Grosso (CEFAPRO- MT) to teachers who work with Arts and what are its implications as continued education policies? Its study object is the continuing education policy of art / educators at CEFAPROS-MT; the time for research is delimited in 2009 and 2010; and its aim is to understand what continuing education is being provided to professionals who work with arts, in the perspective to contribute to the (re) definition of the political training to these educators within the institution. The study is relevant because it concerns the professional performance of the researcher as a teacher trainer of Arts at CEFAPRO in Tangará da Serra - MT and the lack of studies that address the politics of art continuing education / educators. The adopted methodology is a qualitative approach, with data collection in documentary, bibliographic and oral sources. The adopted methodological procedures consist of bibliographic study, documental study and semi-structured interviews with teacher trainers of Arts of CEFAPROs-MT. In order to access the fields that permeates the policy of continuing education in their different contexts: of influence, of text and practice, I will refer to the methodology of Ball and Bowe (1992). With this study, I highlight the importance of the continuing education of the art / educator in the sense of being recognized as a producer/learner subject of the artistic and cultural world, for being a transforming agent in the society. However, I find that the Arts continuing education policy at CEFAPROs - MT does not meet the professionals training needs and, therefore, there is not a training sequence, much less a professional identification with Arts teaching. As the focus of the continuing education is done via "Sala do Professor" project, it disables the specific formation since the issues that arise to the discussion in this educational space are not of Arts.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-07T19:00:27Z No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Traudi Hoffmann.pdf: 1222182 bytes, checksum: b29b8a167021c124009751852809aea0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-08T15:42:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Traudi Hoffmann.pdf: 1222182 bytes, checksum: b29b8a167021c124009751852809aea0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-08T15:42:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2012_Traudi Hoffmann.pdf: 1222182 bytes, checksum: b29b8a167021c124009751852809aea0 (MD5) Previous issue date: 2012-03-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleFormação continuada de arte/educadores nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (2009-2010)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordArte/educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas de formação continuadapt_BR
dc.subject.keywordFormação de professorespt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ozerina Victor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863707315885015pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ozerina Victor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863707315885015pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoloto, José Serafim-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4937833975814371pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7467385013440730pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de uma pesquisa que problematiza a formação de arte/educadores para a Educação Básica e se encontra instigada pela seguinte questão: que formação está sendo proporcionada nos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica do estado de Mato Grosso (CEFAPRO-MT) aos professores que atuam com Artes e quais são suas implicações enquanto políticas de formação continuada? Seu objeto de estudo é a política de formação continuada dos arte/educadores nos CEFAPROS-MT; o período de tempo delimitado para pesquisa é 2009 e 2010; e o seu objetivo é compreender que formação continuada está sendo proporcionada aos profissionais que atuam com artes na perspectiva de contribuir com a (re)definição de políticas de formação destes docentes no interior da instituição. O estudo se mostra relevante porque diz respeito à atuação profissional da pesquisadora como professora formadora de Artes do CEFAPRO de Tangará da Serra- MT e pela carência de estudos que abordem a política de formação continuada de arte/educadores. A metodologia empregada é de abordagem qualitativa, com coleta de dados em fontes documentais, bibliográficas e orais. Os procedimentos metodológicos adotados constam de estudo bibliográfico, estudo documental e entrevista semi-estruturada com as professoras formadoras de Artes dos CEFAPROs-MT. Para acessar as arenas que permeiam a política de formação continuada em seus diferentes contextos: de influência, do texto e da prática, reporto-me à metodologia de Ball e Bowe (1992). Com esse estudo destaco a importância da formação continuada do arte/educador no sentido de se reconhecer como sujeito produtor/aprendiz do mundo artístico e cultural, para ser um agente transformador na sociedade. Contudo, constato que a política de formação continuada em Artes dos CEFAPROs - MT não atende as necessidades formativas dos profissionais e, com isso, inexiste uma sequência formativa e muito menos uma identificação profissional com o ensino de arte. Como o foco da formação continuada se dá via projeto Sala de Educador, inviabilizase a formação específica uma vez que os temas que emergem para as discussões nesse espaço formativo não são de Artes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Art/educationpt_BR
dc.subject.keyword2Continuing education policiespt_BR
dc.subject.keyword2Teacher formationpt_BR
dc.contributor.referee3Bredariolli, Rita Luciana Berti-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0970761217541525pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Traudi Hoffmann.pdf1.19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.