Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/916
Tipo documento: Dissertação
Título: A constituição de si : investigação otobiográfica com formadores de professores
Autor(es): Campos, Lídia Soares de
Orientador(a): Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Monteiro, Silas Borges
Membro da Banca: Caetano, Edson
Membro da Banca: Aleixo, Lucia Helena Gaeta
Resumo : Esta dissertação trata de uma pesquisa realizada no Programa de Pós- Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso, alinhada à Filosofia da Educação. Nela se operam conceitos oriundos das leituras filosóficas, proporcionadas pelo Grupo de Estudos em Didática, Filosofia e Formação do Educador – GEDFFE. Dissertar sobre a formação e acerca de formadores de professores, como expressa o título do trabalho, remete a priori a espaços de formação diversos. A minha investidura é num espaço de formação específico da UFMT: o Instituto de Educação (IE) que, dentre outros cursos, tem no ensino da Pedagogia o seu maior empenho. Para isso, caminho por uma postura pós-estruturalista que propõe abandonar o caráter da priorização do objeto à procura do conhecimento, e que se apóia nas concepções subjetivistas. Invisto nos autores Nietzsche, Derrida e Deleuze como meus precursores para discussão e como apoio no percurso metodológico desta pesquisa. Tomo como referencial a desconstrução, pois uma investigação otobiográfica possibilita que seja utilizado um método de abertura e de ruptura, uma vez que compreendo o movimento, partindo daquele que fala, adotando, desta forma, um caráter perspectivista. Logo, apresento uma elaboração do pensamento dos autores e dos professores em conversação. O objetivo é investigar como esses docentes tornaram-se formadores, para isso, fundamento-me em Nietzsche, adotando a compreensão do conceito de vivências e a tese de que todo texto é confissão de seu próprio autor. Em seus leitores, de Derrida é emprestado o conceito de otobiografia, assinatura e liberdade acadêmica; Deleuze proporciona a discussão da expressão do homem por meio dos instintos e instituições como procedimentos de satisfação; opero, com Monteiro, a concepção da otobiografia, como método de pesquisa na Educação, recriada por ele como método otobiográfico. A proposta da investigação otobiográfica está em ouvir as vivências e, por meio da escuta atenta das mesmas, identificar os impulsos que tomam a palavra em suas falas e que dão sentido às suas ações. Nesta pesquisa, apóio-me em algumas suposições: a) O curso de Pedagogia da UFMT é constituído para formar profissionais atuantes em escolas públicas, conforme mostra no Projeto Político Pedagógico; b) não se vê propostas curriculares visando a inserção dos estudantes nas iniciações científicas, Mestrado ou Doutorado, no entanto, as quatro vidas ouvidas mostram o inverso; c) há uma vontade que prevalece em muitos, menos no documento que rege o próprio curso; d) os instintos se satisfazem de algum modo e o Instituto de Educação é um meio artificial, criado para satisfazer as tendências e necessidades dos instintos.
Resumo em lingua estrangeira: This research is a study conducted in the Graduate Program in Education at the Federal University of Mato Grosso, it is aligned to the philosophy of education area. It operates philosophical concepts from the readings, held held at GEDFFE - Studies and Research Group in Philosophy, Didactic and Teacher Education. Study about formation and who are in charge of it – the former teachers – as it is expressed in the job title, refers a priori to a big number of training spaces. My endowment is in a specific training area at UFMT: the Institute of Education (IE) that, among other courses, by teaching Pedagogy it has its greatest commitment. For this, I am closer to a post-structuralist approach that proposes to abandon the character of the prioritization of the object in search of knowledge, and that is based upon the subjectivist conceptions. I invest in authors as Nietzsche, Derrida and Deleuze as my precursors for discussion and to support the methodological approach of this research. Deconstructing is taken as reference. An otobiographical study enables one to use a method that opens and bursts, since the movement of understanding, based on the speaker, when adopting this way, we have a character of perspectivist. Therefore, I present an elaboration of the author thoughts and teachers in conversation. The aim is to investigate how these teachers became former teachers. For this, I based on Nietzsche, by taking the comprehension of experiences and the thesis that all text is a confession of its own author. From Derrida is borrowed the concept of otobiography, signature and academic freedom; Deleuze provides a discussion of the man expressions through the instincts and institutions such as procedures of satisfaction, I operate with Monteiro, the design of otobiography as a method of Research in Education Field, recreated by him as an otobiográfico method. The proposal of an otobiographical study is to hear the experiences and by listening attentively to them, it identifies the impulses that make the word in their speech and give meaning to people’s actions. In this research, basing myself on some assumptions: a) The Institute of Education consists in training professionals to work in public schools, as shown in the Pedagogical Political Project, b) We do not see the curriculum proposals aiming at the student’s integration in scientific projects, Masters or PhD, however, while hearing four former teachers’ lives they have showed me the opposite; c) there is a will that prevails in many of the former-teachers and less in the document that rules the course itself; d) instincts can satistafy their wills somehow and the Institute of Education is an artificial mean of satisfaction, designed to meet the needs of the instincts and theirs tendencies.
Palavra-chave: Vivências
Constituição de si
Instinto e instituição
Professores-formadores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Experiences
Constitution of itself
Instincts and institutions
Former-teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: CAMPOS, Lídia Soares de. A constituição de si: investigação otobiográfica com formadores de professores. 2012. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/916
Data defesa documento: 18-Apr-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Lídia Soares de Campos.pdf1.41 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.