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Tipo documento: Dissertação
Título: Concepções e práticas de professores do ensino fundamental sobre o ensino de frações : um estudo em escolas de Cuiabá
Autor(es): Silva, Maria do Socorro Lucinio da Cruz
Orientador(a): Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Darsie, Marta Maria Pontin
Membro da Banca: Palaro, Luzia Aparecida
Membro da Banca: Freitas, José Luiz Magalhães de
Resumo : O presente trabalho trata de uma pesquisa que tem por objetivo investigar e compreender que concepções e que práticas de professores do Ensino Fundamental são reveladas no ensino de frações. No intento de contribuir com a produção de conhecimento existente, a relevância dessa pesquisa se revela, sobretudo, pela busca de caminhos que informem de maneira mais esclarecedora como se dá o processo de ensino de frações no Ensino Fundamental. Para isso, julgamos importante e norteadora do nosso trabalho, a seguinte questão: Que concepções e que práticas, sobre o ensino e aprendizagem de frações, são reveladas por professores que atuam no Ensino Fundamental? Primeiramente, realizou-se um estudo bibliográfico para indicar aspectos teóricos, relacionados às frações, iniciando-se por um breve relato histórico de seu surgimento e continuando com a discussão sobre o desenvolvimento do conceito de frações em alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Desse modo, elegemos para contribuir com este estudo os seguintes autores: BERLINGHOFF & GOUVÊA (2010), IMENES & LELLIS (1999), CARAÇA (1951), IFRAH (1989), GUMIERO (2002), BOYER (1974), LIMA (1994), PIAGET & SZEMINSKA (1981), BRASIL (1997/1998). Em relação às concepções e práticas de professores, utilizamos para enriquecer nossas reflexões os teóricos: FIORENTINI (1995), MICOTTI (1999), PALMA (1999), MEDEIROS (2005), PONTE (1992), RIBEIRO (2007), ALMEIDA (2006), SILVA (2008), DARSIE (1996/1999), BRUNELLI (2012), GARNICA (2008), TARDIF (2012), SHULMAN (2005) e SCHÖN (1995). A investigação foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa de caráter interpretativo, fundamentada em BOGDAN & BIKLEN, (1994), LUDKE & ANDRÉ (1986), FIORENTINI & LORENZATO (2006) e ALVES-MAZZOTTI & GEWANDSZNAJDER (2004). Nossos sujeitos são seis professores que atuam em escolas da rede estadual de ensino em Cuiabá e participantes do projeto Observatório da Educação com foco em Matemática e Iniciação às Ciências. Como instrumentos de coleta de dados, utilizamos questionários, análise documental, observação de aulas e entrevistas. Em resposta à problemática desta investigação, concluímos que as concepções reveladas nas falas dos professores transitam pelas perspectivas tradicional e construtivista de ensino, porém há uma maior tendência ao modelo construtivista, e as concepções reveladas nas práticas dos professores apresentam uma forte tendência à perspectiva tradicional, com exceção de uma professora que apresenta características do modelo construtivista.
Resumo em lingua estrangeira: This paper deals with a study that aims to investigate and understand that concepts and practices that elementary school teachers are revealed in studies of fractions. In attempt to contribute to the production of existing knowledge, the relevance of this research reveals, above all, by finding ways to report in a more illuminating how is the teaching of fractions in elementary school. For this, we consider important and guiding our work, the following question: What conceptions and practices about teaching and learning fractions, are revealed by teachers working in elementary school? First, we performed a bibliographic study to indicate the theoretical aspects, related to fractions, beginning with a brief historical account of its rise and continuing with the discussion of the development of the concept of fractions students in the first years of elementary school. Thus, we elected to contribute to this study the following authors: BERLINGHOFF & GOUVÊA (2010), IMENES & LELLIS (1999), Caraga (1951), Ifrah (1989), GUMIERO (2002), BOYER (1974), LIMA (1994 ), & PIAGET Szeminska (1981), BRAZIL (1997/1998). Regarding the concepts and practices of teachers, used to enrich our reflections theorists: FIORENTINI (1995), Micotti (1999), PALM (1999), Medeiros (2005), BRIDGE (1992), Ribeiro (2007), Almeida (2006 ), Silva (2008), Darsie (1996/1999), Brunelli (2012), GARNICA (2008), TARDIF (2012), SHULMAN (2005) and SCHÖN (1995). The research was developed from a qualitative interpretive character, based on Bogdan & Biklen, (1994), Ludke & ANDRÉ (1986), FIORENTINI & Lorenzato (2006) and ALVES-MAZZOTTI & GEWANDSZNAJDER (2004). Our subjects are six teachers who work in schools of the state of education in Cuiabá and project participants Observatory of Education with a focus in Mathematics and Science Initiation. As instruments for data collection, use questionnaires, document analysis, classroom observation and interviews. In response to the problems of this investigation, we conclude that the concepts disclosed in the statements of teachers pass the traditional perspectives and constructivist teaching, but there is a greater tendency to constructivist model, and concepts revealed in the practices of the teachers have a strong tendency to the traditional perspective, except for one teacher who presents characteristics of constructivist model.
Palavra-chave: Educação matemática
Ensino de frações
Concepções e práticas de professores
Palavra-chave em lingua estrangeira: Mathematics education
Teaching fractions
Concepts and practices of teachers
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Maria do Socorro Lucinio da Cruz. Concepções e práticas de professores do ensino fundamental sobre o ensino de frações: um estudo em escolas de Cuiabá. 2013. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/919
Data defesa documento: 15-Apr-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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