Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/931
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAzevedo, Alessandra Christina Arantes Abdala-
dc.date.accessioned2019-03-18T14:08:52Z-
dc.date.available2013-06-07-
dc.date.available2019-03-18T14:08:52Z-
dc.date.issued2013-04-19-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Alessandra Christina Arantes Abdala. A voz acena: a presença da voz na cena da aula. 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/931-
dc.description.abstractThe teacher´s voice, within the scenery of a class, reveals itself as a protagonist and it is used as a fundamental tool to develop the procedures that the teaching process requires. Under the expectation that something is reported, the teacher's voice marks its presence. The scenery: A school. The stage: The life-living classroom. A scenery where life makes and remakes all the time. Stage of fear, excitement, uncertainty, talking. Each and everyone is alert to the blackboard, arrested ears to the teacher‘s voice – which pulses, aspires, inspires, sings, shouts, creates echoes, emerges, flows, insinuates, speaks, sings, teaches! Inside this classroom scenery, the voice is in commandment. In it, there is an impression that the teacher speaks to his own ears, to hear his own voice, to his own-self, to imitate voice. He needs audience and not necessarily need for listeners. In this work, the regency of this scene was estranged and deterritorialized inside a philosophical discussion over the différance from Derrida‘s source. The linking between the voice and the listening occurred along this research by an intersection of the glottal method and the otobiographie gesture. As a part of the ―Escritoleituras‖ project: a way for reading and writing inside the living, OBEDUC/CAPES/INEP/UFMT were mobilized means to bring up, from ―Biografemas‖ workshops, a kind of intervention by which the results are empirical dimension perceived by teachers and regarding the presence of speech, resulting in a Phonodidaticário.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-14T17:57:49Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Alessandra Christina Arantes Abdala Azevedo.pdf: 2133945 bytes, checksum: bf75410929542a9b8b86eb6ee1a79166 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-18T14:08:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Alessandra Christina Arantes Abdala Azevedo.pdf: 2133945 bytes, checksum: bf75410929542a9b8b86eb6ee1a79166 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-18T14:08:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Alessandra Christina Arantes Abdala Azevedo.pdf: 2133945 bytes, checksum: bf75410929542a9b8b86eb6ee1a79166 (MD5) Previous issue date: 2013-04-19en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA voz acena : a presença da voz na cena da aulapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVozpt_BR
dc.subject.keywordAulapt_BR
dc.subject.keywordCenapt_BR
dc.subject.keywordNietzschept_BR
dc.subject.keywordDerridapt_BR
dc.subject.keywordMétodo glóticopt_BR
dc.subject.keywordOtobiografiaspt_BR
dc.subject.keywordPhonodidaticáriopt_BR
dc.contributor.advisor1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee1Monteiro, Silas Borges-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1235153651563231pt_BR
dc.contributor.referee2Tomaz, Vera Lúcia Blum-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8746489476411526pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8408462372434601pt_BR
dc.description.resumoA voz do professor, na cena da aula, tem um protagonismo e é utilizada como parte fundamental para desenvolver os procedimentos envolvidos no ensino. Sob a expectativa de que algo seja comunicado, a voz do professor marca a presença. O cenário: a escola. O palco: a sala de aula-vida. Um cenário onde a vida se faz e refaz a todo instante. Palco de temores, de emoção, incertezas, falação. Todos atentos ao quadro-negro, ouvidos presos à voz do professor – que pulsa, aspira, inspira, canta, grita, cria, ecoa, surge, flui, insinua, fala, entoa, ensina! Na cena da aula o comando é da voz. Nela, tem-se a impressão de que o professor fala para seus ouvidos, para ouvir a sua voz, para si, para emitir a voz. Ele precisa de audiência e não necessariamente de ouvintes. A regência dessa cena pela voz foi aqui estranhada e desterritorializada pela discussão que se faz na filosofia da diferença de fonte derridiana. A articulação entre a voz e a escuta deu-se no percurso da pesquisa através da intersecção entre o método glótico e o gesto otobiográfico. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho filosófico. Do projeto Escrileituras: um modo de ―ler-escrever‖ em meio à vida OBEDUC/CAPES/INEP/UFMT, foram mobilizados meios para trazer, a partir da Oficina de Biografemas, uma forma de intervenção, cujos resultados passam pela dimensão empírica percebida pelos professores e em relação à presença da voz, resultando na construção de um Phonodidaticário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Voicept_BR
dc.subject.keyword2Classroompt_BR
dc.subject.keyword2Scenept_BR
dc.subject.keyword2Nietzschept_BR
dc.subject.keyword2Derridapt_BR
dc.subject.keyword2Glottal methodpt_BR
dc.subject.keyword2Otobiographiespt_BR
dc.subject.keyword2Phonodidaticáriopt_BR
dc.contributor.referee3Costa, Luciano Bedin da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3277990625335032pt_BR
dc.contributor.referee4Palma, Rute Cristina Domingos da-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3331812490308225pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Alessandra Christina Arantes Abdala Azevedo.pdf2.08 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.