Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/934
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCastro, Clarindo Alves de-
dc.date.accessioned2019-03-18T16:22:53Z-
dc.date.available2013-05-03-
dc.date.available2019-03-18T16:22:53Z-
dc.date.issued2013-03-28-
dc.identifier.citationCASTRO, Clarindo Alves de. Educação para líderes comunitários: reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?. 2013. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/934-
dc.description.abstractThis work studies the influence of the Promoter and Multiplier courses in the philosophy of Community Policing in sensitizing community leaders to mitigate the process of marginalization and violence in the community. Makes a brief historical and social development of the community police and studies the development of community policing in many countries who use this coping strategy. Analyzes Community Policing in Brazil and Mato Grosso. Checks the format of pedagogical courses and multiplier promoter, spanning the disciplines covered and the amount of hours / classes in each course and how many students took courses from the year 2007 to 2010. Ancora in: literature around secondary sources, compilation of existing data on surveys, monographs, theses, magazines, newspapers and books, in three types of questionnaires - one applied to managers of community policing courses of the Secretariat of Public Security of Mato Grosso, the other people who took the course community policing and company commanders Community (bases) - and in formal interviews applied to some community leaders who took the course. Objectively whether education for community leaders, in this format, resulted in an ideological reproduction or a democratization of public security policies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-15T19:08:02Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Clarindo Alves de Castro.pdf: 2500391 bytes, checksum: 6b302f52261f4276bb6668431cba30a3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-18T16:22:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Clarindo Alves de Castro.pdf: 2500391 bytes, checksum: 6b302f52261f4276bb6668431cba30a3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-18T16:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Clarindo Alves de Castro.pdf: 2500391 bytes, checksum: 6b302f52261f4276bb6668431cba30a3 (MD5) Previous issue date: 2013-03-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação para líderes comunitários : reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolícia comunitáriapt_BR
dc.subject.keywordCurso de polícia comunitáriapt_BR
dc.subject.keywordLíderes da comunidadept_BR
dc.contributor.advisor1Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170pt_BR
dc.contributor.referee1Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Naldson Ramos da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2128905713616151pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2293020083486685pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho estuda a influência dos Cursos de Promotor e Multiplicador da filosofia da Polícia Comunitária na sensibilização dos Líderes Comunitários para mitigar o processo de violência e marginalidade na comunidade. Faz uma breve contextualização histórica e social do desenvolvimento da polícia comunitária e estuda o desenvolvimento do policiamento comunitário em diversos países que usam essa estratégia de enfrentamento. Analisa a Polícia Comunitária no Brasil e em Mato Grosso. Verifica o formato pedagógico dos cursos de promotor e multiplicador, perpassando as disciplinas contempladas e o quantitativo de horas/aulas de cada curso e quantos alunos fizeram os cursos entre o ano de 2007 a 2010. Ancora em: pesquisa bibliográfica em torno de fontes secundárias, compilação dos dados existentes em pesquisas, monografias, teses, revistas, jornais e livros; em três modelos de questionários – um aplicado aos gestores dos cursos de polícia comunitária da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso, outro a pessoas que fizeram o curso de polícia comunitária e aos comandantes das companhias comunitárias (bases) – e, em entrevistas formais aplicadas a alguns líderes comunitários que realizaram o curso. Objetiva saber se a educação para líderes comunitários, nesse formato, redundou numa reprodução ideológica ou numa democratização das políticas de segurança pública.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Community policingpt_BR
dc.subject.keyword2Community policing coursept_BR
dc.subject.keyword2Community leaderspt_BR
dc.contributor.referee3Luiz, Ronilson de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1457314328660305pt_BR
dc.contributor.referee4Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Clarindo Alves de Castro.pdf2.44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.