Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/951
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCassiolato, Heloisa Maria Pierro-
dc.date.accessioned2019-03-27T16:18:27Z-
dc.date.available2013-05-28-
dc.date.available2019-03-27T16:18:27Z-
dc.date.issued2013-03-26-
dc.identifier.citationCASSIOLATO, Heloisa Maria Pierro. Práticas pedagógicas no ensino do cuidado em enfermagem na UFMT-Cuiabá: perspectiva e olhares. 2013. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/951-
dc.description.abstractThe nurse works with care in their professional performance. During his teaching, the student works with care in their theoretical and practical dimensions. The learning process of the care is going through significant curriculum changes nowadays, that in order to train more professionals prepared to perform more humanized care to patients, especially those served by the Unified Health System (SUS). This research intent to: examine the pedagogical practices in the development of content in teaching the care to another in a undergraduate degree course in nursing, which had as its focus the humanization. It is research - based approach to qualitative methodology with exploratory and descriptive. For data collection, we used questionnaires and interviews. The locus of the investigation was the nursing course at the Federal University of Mato Grosso in Cuiaba. Study subjects teachers from fourth and nine semesters before mentioned. For categorization of data was used so-called “content analysis”, with the guidance assumptions indicated by Bardin (2009). As first result were characterized by the profile of research subject on screen, and, later, through interviews of key ideas are identified for analysis as follows: the care process as a set scientific knowledge; care as the essence of nursing work; teaching process that depend on the learning of care that the student could perform them with confidence; transformative practices in the teaching of care; learner autonomy for learning school care, and your assessment process. Finally, it is noted that process is part of a movement of change in universities, in order to better target actions pedagogical practices corroborating humanized care, aiming to improve the training of health professionals, especially nurses.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-19T14:47:53Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Heloisa Maria Pierro Cassiolato.pdf: 2483662 bytes, checksum: 6e3cdaf7507a57a7eedb8533e4e23a02 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-27T16:18:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Heloisa Maria Pierro Cassiolato.pdf: 2483662 bytes, checksum: 6e3cdaf7507a57a7eedb8533e4e23a02 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-27T16:18:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Heloisa Maria Pierro Cassiolato.pdf: 2483662 bytes, checksum: 6e3cdaf7507a57a7eedb8533e4e23a02 (MD5) Previous issue date: 2013-03-26en
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino do cuidado em enfermagem na UFMT-Cuiabá : perspectiva e olharespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - Práticas pedagógicaspt_BR
dc.subject.keywordCuidados de enfermagem - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordHumanização dos serviços de saúdept_BR
dc.subject.keywordCurso de Enfermagem - UFMTpt_BR
dc.contributor.advisor1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee1Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Maria das Graças Martins da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9603973471316410pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6914698985267875pt_BR
dc.description.resumoO enfermeiro trabalha com o cuidado em enfermagem, em sua atuação profissional. Durante o seu aprendizado, no ensino universitário, o aluno trabalha com o cuidado em suas dimensões teórico e prática. O processo de ensino do cuidar passa atualmente por significativas alterações curriculares, isso com o intuito de formar profissionais mais preparados para realizar uma assistência mais humanizada aos pacientes, principalmente aos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Diante disso, a presente pesquisa tem como objetivo: analisar as práticas pedagógicas no desenvolvimento dos conteúdos no ensino do cuidado ao outro na graduação em um curso de graduação em enfermagem, que tem por foco a humanização. Trata-se de pesquisa com base em abordagem qualitativa, com metodologia exploratória e descritiva. Para coleta de dados foram utilizados questionários e entrevistas. O lócus da investigação foi o curso de Enfermagem da Universidade Federal do Mato Grosso em Cuiabá. Os sujeitos pesquisados foram os docentes do quarto ao nono semestres e discentes do quarto e nono semestres do curso antes mencionado. Para categorização dos dados foi utilizada a metodologia de análise de conteúdo, tendo por orientação os pressupostos indicados por Bardin (2009). Como primeiros resultados foi caracterizado o perfil dos sujeitos da pesquisa em tela, para, posteriormente, por meio das entrevistas serem identificadas ideias chave para a análise, como se segue: o processo de cuidar como um conjunto de conhecimentos científicos; cuidado como essência do trabalho em enfermagem; processos de ensino que dependeriam do aprendizado do cuidado para que o aluno conseguisse realizá-lo com autoconfiança; práticas transformadoras no ensino do cuidado; autonomia do aluno para o aprendizado do ensino do cuidado; e seu processo de avaliação. Finalmente é destacado que este processo de ensino faz parte de um movimento de transformações nas universidades, com o intuito de melhor direcionar ações/práticas pedagógicas que corroborem o cuidado humanizado, objetivando melhorias na formação dos profissionais da área de saúde, especialmente dos enfermeiros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Nursing - Pedagogical practicespt_BR
dc.subject.keyword2Nursing care - Study and teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Humanization health servicespt_BR
dc.subject.keyword2The Nursing course at the Federal University of Mato Grosso in Cuiabápt_BR
dc.contributor.referee3Garanhani, Mara Lúcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7036074249554048pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Heloisa Maria Pierro Cassiolato.pdf2.43 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.