Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/953
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSposito, Cinthya Cardozo da Silva-
dc.date.accessioned2019-03-29T13:18:31Z-
dc.date.available2012-04-02-
dc.date.available2019-03-29T13:18:31Z-
dc.date.issued2011-05-10-
dc.identifier.citationSPOSITO, Cinthya Cardozo da Silva. O ensino da ética em cursos de computação: normativo ou dialógico? 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/953-
dc.description.abstractThis study aimed to investigate why the educational process within the courses in the area of computing does not promote the right conditions for their people to act ethically. The reasons that lead us to this research are the offensive attitudes committed by many students of computing. Thus, the phenomenological method was used to describe, analyze, understand and interpret the educational process in the field of computing. We realize that there is efficacy of the educational process, as it is currently structured, since it is based on a curriculum that seeks to convey values and norms of behavior socially acceptable as well as provided by law, behavior, understanding that the mere fact that the student knows these codes will be enough that he has an ethical conduct. Therefore, it becomes necessary to restructure this education process in order to make it developer of dialogue that gives each person the space of authenticity and autonomy about their lives, their attitudes and how its existence brings implications for all other people. Namely, that the individual understands that every choice he makes, chooses for all mankind, and that, therefore, is responsible ethical and aesthetically with the independent exercise of their freedom, authentic and responsible.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Simone Souza (simonecgsouza@hotmail.com) on 2019-03-19T15:15:09Z No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Cinthya Cardozo da Silva Sposito.pdf: 568769 bytes, checksum: 18b11e1044efad36887958132dcf83c0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-03-29T13:18:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Cinthya Cardozo da Silva Sposito.pdf: 568769 bytes, checksum: 18b11e1044efad36887958132dcf83c0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-03-29T13:18:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2011_ Cinthya Cardozo da Silva Sposito.pdf: 568769 bytes, checksum: 18b11e1044efad36887958132dcf83c0 (MD5) Previous issue date: 2011-05-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO ensino da ética em cursos de computação : normativo ou dialógico?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordÉticapt_BR
dc.subject.keywordDialogicidadept_BR
dc.contributor.advisor1Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170pt_BR
dc.contributor.referee1Siscoutto, Robson Augusto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0293579016789844pt_BR
dc.contributor.referee2Alonso, Kátia Morosov-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3326858103129656pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1012777215420245pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propôs investigar por que o processo educativo dentro dos cursos da área da computação não promove as condições adequadas para que seus indivíduos possam agir eticamente. As justificativas que nos levam a essa pesquisa encontram-se nas atitudes transgressoras cometidas por muitos alunos da área de computação. Assim, como pesquisa bibliográfica procurou mostrar o contexto econômico e sócio- cultural no qual surgiram as tecnologias de informação e comunicação com pesquisa participante, procurou evidenciar que o ensino da ética não como normativo, mas como dialógico. Utilizou-se o método fenomenológico para descrição, análise, compreensão e interpretação do processo educativo na área da computação. Percebemos que não há eficácia do processo educativo, conforme se encontra estruturado atualmente, uma vez que se baseia num currículo que busca transmitir valores e normas comportamentais socialmente aceitáveis, bem como previstas em lei, de comportamento, entendendo que o simples fato de que o aluno conheça esses códigos será suficiente para que ele tenha uma conduta ética. Por isso, torna-se necessário reestruturar este processo educativo de forma a torná-lo fomentador do diálogo que dá a cada sujeito o espaço de reflexão autêntica e autônoma sobre sua vida, suas atitudes e de como a sua existência traz implicações às existências de todos os demais sujeitos. Ou seja, que o indivíduo entenda que a cada escolha que faz, escolhe por toda a humanidade e, que assim, se responsabilize ética e esteticamente com o exercício de sua liberdade autônoma, autêntica e responsável.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Ethicspt_BR
dc.subject.keyword2Dialoguept_BR
dc.contributor.referee3Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4780912723951170pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2011_ Cinthya Cardozo da Silva Sposito.pdf555.44 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.