Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/956
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | O Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal de Mato Grosso – campus Cuiabá – e a relação com a democratização do acesso |
Autor(es): | Luz, Jackeline Nascimento Noronha da |
Orientador(a): | Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar |
Membro da Banca: | Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar |
Membro da Banca: | Silva, Maria das Graças Martins da |
Membro da Banca: | Oliveira, João Ferreira de |
Resumo : | Esta dissertação, inclusa no debate sobre políticas de educação superior, discute o processo de seleção para ingresso na Instituição Federal de Ensino Superior – IFES, tendo como foco a Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT (campus Cuiabá). Apresenta como objetivo geral a análise do processo de implantação e desenvolvimento do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) na UFMT relacionando à democratização do acesso. A base teórico-metodológica da pesquisa está fundamentada no materialismo histórico dialético. Para a composição da pesquisa e coleta de informações se fez necessário construir uma lógica de apreensão teórica e documental. Inicialmente, busca a compreensão da categoria democratização, a partir de referenciais teóricos e documentos específicos de políticas da educação superior; na sequência, trata de aspectos históricos relacionados aos modelos de seleção para ingresso na educação superior brasileira; destaca também os principais dispositivos legais, considerando as formas de seleção; expõe a dinâmica do SiSU, sua implantação e operacionalização, em âmbito nacional (por meio do Ministério da Educação - MEC); na UFMT, para o estudo do SiSU, fez-se análise de dados fornecidos pelo Sistema Acadêmico – SIGA, leitura de Editais, resoluções e Certidão da Ata de reuniões do Conselho de Ensino de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONSEPE. O SiSU, instituído pela Portaria Normativa nº2, de janeiro de 2010, é um sistema informatizado e gerenciado pelo MEC concebido com a finalidade de possibilitar a democratização de oportunidade de concorrência, mobilidade estudantil e reestruturação curricular do ensino médio. O resultado da pesquisa mostra que se trata de um processo de seleção como os vários construídos historicamente na esfera das políticas de ingresso da educação superior brasileira. A lógica instituída em volta desse Sistema de Seleção exprime uma corrente ideológica que se perpetua na sociedade capitalista, o qual cria uma realidade para o cidadão de igualdade, obscurecendo a disputa e a competição subjacente ao modelo. A adesão da UFMT ao SiSU evidencia que o novo modelo não foi discutido na academia, acarretando em pouca aceitação do formato, no primeiro ano de sua utilização. Já em anos posteriores, 2011 e 2012, ocorre uma acomodação e aceitação natural ao modelo de seleção. A UFMT não tinha claro quais os desafios que emergiriam desse processo, algo que fica evidenciado na análise dos Editais e na dinâmica do site da instituição, que durante os três anos iniciais sofreram modificações operacionais. Conclusivamente, a análise do SiSU evidencia uma dinâmica de seleção, que se consolidaria nas universidades brasileiras, com um novo nome e com o discurso de democratização, mas que não apresenta em seu bojo mudança com a lógica de seletividade social, bem como sua característica meritocrática de seleção. |
Resumo em lingua estrangeira: | This dissertation, included in the debate on higher education policies, discusses the selection process for entry into the Federal Institution of Higher Education - IFES, focusing on the Federal University of Mato Grosso - UFMT (Cuiabá campus). Presents the general objective of the analysis of the implementation process and development of the Unified Selection System (SiSU) in UFMT relating to the democratization of access. The theoretical and methodological basis of the research is based on historical and dialectical materialism. For the composition of the research and information gathering was necessary to build a logical apprehension theoretical and documentary. Initially, seeks to understand the category democratization, from theoretical and document specific policies of higher education, as a result, comes to historical aspects related to the selection models for entry into higher education in Brazil, also highlights the main legal provisions, considering forms of selection; exposes the dynamics of SiSU, implementation and start at the national level (through the Ministry of Education - MEC), in UFMT to study SiSU, made up data analysis provided by the Academic System - SIGA reading Notices, resolutions and Certificate of Minutes of meetings of the Board of Education for Teaching, Research and Extension - CONSEPE. The SiSU established by Normative Ruling No. 2, January 2010, is a computerized system designed and managed by MEC for the purpose of enabling the democratization of opportunity for competition, student mobility and restructuring high school curriculum. The research result shows that it is a selection process as many historically constructed in the sphere of the admission policies of Brazilian higher education. The logic introduced around this Selection System expresses an ideological current that is perpetuated in capitalist society, which creates a reality for the citizens of equality, obscuring the underlying dispute and the competition model. The accession of the UFMT SiSU shows that the new model has not been discussed in academia, resulting in poor acceptance of the format, the first year of use. Already in later years, 2011 and 2012, there is an accommodation and accept the natural selection model. The UFMT was not clear what challenges emerge in this process, something that is evident in the analysis of OTC and dynamics of the institution's website, that during the initial three years suffered operational changes. Conclusively, the analysis shows SiSU a dynamic selection, which would be consolidated in Brazilian universities, with a new name and discourse of democratization, but that has no change in its wake with the logic of social selectivity as well as its characteristic meritocratic selection. |
Palavra-chave: | Ingresso na educação superior Democratização do acesso SiSU |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Admission in higher education Democratization of access SiSU |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | LUZ, Jackeline Nascimento Noronha da. O Sistema de Seleção Unificada (SISU) na Universidade Federal de Mato Grosso – campus Cuiabá – e a relação com a democratização do acesso. 2013. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/956 |
Data defesa documento: | 15-Apr-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Jackeline Nascimento Noronha da Luz.pdf | 1.72 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.