Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/959
Tipo documento: Dissertação
Título: Estágio obrigatório no curso de Pedagogia : um estudo exploratório a partir da percepção dos licenciandos
Autor(es): Sartor, Jussane
Orientador(a): Musis, Carlo Ralph De
Membro da Banca: Musis, Carlo Ralph De
Membro da Banca: Palma, Rute Cristina Domingos da
Membro da Banca: Kapitango-a-Samba, Kilwangy Kya
Membro da Banca: Carvalho, Sumaya Persona de
Resumo : Esta pesquisa de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação propôs estudar a percepção dos alunos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, sobre a experiência de estágio. O estudo teve como referentes teóricos a filosofia política de Hanna Arendt (1906-1975), a concepção de currículo e prática pedagógica de Sacristán (2000) e as obras de pesquisadoras brasileiras no campo da educação e formação de professores como Gatti (2011), Pimenta e Lima (2011) e Lüdke (2009). Buscou-se analisar a percepção dos alunos sobre a experiência de estágio e verificar quais aspectos seriam revelados sobre a prática profissional e dentre eles aqueles que se destacariam. A coleta de dados ocorreu através de questionário composto por questões abertas e fechadas com 53 alunos. Por meio da técnica de associação livre de palavras que permitiu o acesso ao material mais espontâneo dos sujeitos participantes estabeleceram-se cinco categorias centrais de análise assim denominadas: “Ação Curricular” (AC), apresentou as impressões dos sujeitos sobre a vivência do ambiente escolar; “Competências Profissionais” (CP), tratou dos aspectos relacionados à atitude e conduta necessária para o exercício da profissão de professor; “Relações intersubjetivas” (RI), apontou os investimentos afetivos e gostos provocados pelas relações estabelecidas no período do estágio; “Profissão do Ensino” (PE), suscitou a discussão sobre o professor como profissional e “Importância Atribuída” (IA), indicou a valorização do estágio pelos alunos. O resultado do processamento das evocações apresentou as seguintes estatísticas descritivas no que se refere à freqüência (%F), Ordem Média de Evocação (OME) e Ordem Média de Importância (OMI) ao impacto da racionalização na formulação das evocações: AC= 32,8 (%F), 3,1 (OME), 2,7 (OMI); CP= 27,4 (%F), 3,1 (OME), 2,7 (OMI); RI= 21,2 (%F), 3,0 (OME), 3,2 (OMI); PE= 17 (%F), 2,6 (OME), 2,9 (OMI); IA= 1,7 (%F), 3,3 (OME), 3,5 (OMI). De forma geral, a análise dos dados permitiu inferir que, para o grupo pesquisado, o estágio se configurou um momento da aprendizagem, cuja práxis docente foi o elemento condutor da formação, permitindo o planejamento do próprio desenvolvimento profissional a partir da reflexão teórico-prática e sistematização dos saberes; assim como a possibilidade de reorganização da relação do futuro profissional com o próprio estágio pela realização da docência.
Resumo em lingua estrangeira: This research for the Master's program in Post-Graduation in Education, proposed to study the perceptions of students of Pedagogy of the Federal University of Mato Grosso (UFMT) - Cuiabá Campus - on the internship experience. The theoretical study was conducted with reference to the political philosophy of Hanna Arendt (1906-1975), the conception of curriculum and pedagogical practice of Sacristán (2000), and the work of Brazilian researchers in the field of education and teacher training such as Gatti (2011), Pimenta e Lima (2011) e Lüdke (2009). The research sought to analyse the perception of students on the experience of internship, to verify which aspects would be revealed about the professional practice, and which of aspects would stand out. Data collection was carried out through questionnaire, using open and closed questions with 53 students. Through the free word association technique, which allowed access to the most spontaneous material amongst the participants, five main categories were established: "Curricular Action" (AC) presented the impression of participants of the school environment; "Professional Competences" (CP) was about the attitude and conduct necessary to pursue the teaching profession; " Intersubjective Relations" (RI) pointed to the affective investments and fondness caused by relationships established during the internship; "Teaching Profession" (PE) raised the discussion of the teacher as a profession, and "Imputed Importance" (IA) indicated the appreciation of internships by students. The result of processing the replies presented descriptive statistics in terms of frequency (%F), Average Evocation Order (OME), and Average Importance Order (OMI) to the impact of rationalization in the formulation of evocations: AC= 32,8 (%F), 3,1 (OME), 2,7 (OMI); CP= 27,4 (%F), 3,1 (OME), 2,7 (OMI); RI= 21,2 (%F), 3,0 (OME), 3,2 (OMI); PE= 17 (%F), 2,6 (OME), 2,9 (OMI); IA= 1,7 (%F), 3,3 (OME), 3,5 (OMI). The overall analysis of the data allowed me to infer that for the group studied, internship was set as a time of learning, in which the teaching praxis was the driving element of learning. This allowed the planning of self professional development from the theoretical and practical observation, and the systematization of knowledge, as well as the possibility of the reorganization of the relation between the future professional with the internship itself through the realization of teaching.
Palavra-chave: Estágio
Pedagogia
Formação docente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Internship
Pedagogy
Teacher training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SARTOR, Jussane. Estágio obrigatório no curso de Pedagogia: um estudo exploratório a partir da percepção dos licenciandos. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/959
Data defesa documento: 2-Dec-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Jussane Sartor.pdf979.36 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.