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http://ri.ufmt.br/handle/1/966
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Serpentes e educação ambiental : mediatizando saberes no Quilombo de Mata Cavalo |
Autor(es): | Santana, Ronaldo Henrique |
Orientador(a): | Sato, Michele Tomoko |
Membro da Banca: | Grando, Beleni Salete |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Sato, Michele Tomoko |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Resumo : | Os mitos de uma cultura são fundamentais para compreensão do modo de vida de uma dada sociedade, assim como os significados dados ao território que a permeia. Deste modo, buscamos investigar neste estudo os mitos relacionados às Serpentes, em uma comunidade quilombola denominada de Comunidade Rural do Quilombo de Mata Cavalo, situado próxima a rodovia MT – 060, que dá acesso ao município de Poconé – MT. Esta comunidade agrega aproximadamente 420 famílias que são descendentes de escravos e vivem em contato direto com o ambiente, fazendo utensílios para uso pessoal manufaturados com os proventos da natureza. O objetivo do trabalho é identificar e compreender os mitos existentes sobre as serpentes e dialogar com estes elementos da cultura na comunidade, registrando as narrativas e discorrendo sobre possíveis interpretações dos mitos, suas origens, desmembramentos e representações de cunho pedagógico que exerçam significados na aprendizagem individual e coletiva. Partindo da compreensão da necessidade dialógica que pressupõem a Educação Ambiental, entre os saberes empiricamente constituídos e o saber científico, interpretamos as narrativas sobre serpentes principalmente à luz das teorias de Elíade e Campbell, que possibilitam diferentes compreensões do mito que ultrapassam a esfera mítica, mas atingem outros espaços, como o cosmológico, sociológico e pedagógico da comunidade |
Resumo em lingua estrangeira: | The myths of a culture are basic for understanding of the way of life of a given society, as well as the meanings given to the territory that permeates it. In this way, we look to investigate in this study the myths made a list to the Serpents, in a community fugitive Negro slave when Horse was called of Rural Community of the Hiding-place of Forest, situated near to highway MT – 060, which gives access to the local authority of Poconé – MT. This community collects approximately 420 families that are slaves' descendants and live in straight contact with the environment, doing utensils for personal use manufactured with the proceeds of the nature. The objective of the work is to identify and to understand the existent myths on the serpents and to talk to these elements of the culture in the community, registering the narratives and talking about possible interpretations of the myths, his origins, dismemberment and representations of pedagogic hallmark that practise meanings in the individual and collective apprenticeship. Leaving from the understanding of the necessity dialogic what presuppose the Environmental Education, between knowing them empirically constituted and the scientific knowledge, we interpret the narratives on serpents principally by the light of the theories of Elíade and Campbell, what they make possible different understanding of the myth that exceed the mythical sphere, what they reach other spaces, like the cosmological, sociological and pedagogic of the community. |
Palavra-chave: | Educação ambiental Mitologia de serpentes Estudo de caso Quilombo de Mata Cavalo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Environmental education Mythology of serpents Case study Quilombo Mata Cavalo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | SANTANA, Ronaldo Henrique. Serpentes e educação ambiental: mediatizando saberes no Quilombo de Mata Cavalo. 2011. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/966 |
Data defesa documento: | 23-Nov-2011 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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