Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/969
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBignarde, Kleber Gonçalves-
dc.date.accessioned2019-04-02T16:12:02Z-
dc.date.available2013-05-24-
dc.date.available2019-04-02T16:12:02Z-
dc.date.issued2013-03-27-
dc.identifier.citationBIGNARDE, Kleber Gonçalves. A organização curricular na política de currículo da EJA para os CEJAS em Mato Grosso de 2008 a 2011. 2013. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/969-
dc.description.abstractThis work has as objective to analyze the reinterpretations on the Curricular Organization of the Curriculum Policy for Education of Young and Adults for the Young and Adults Educational Centers in Mato Grosso during the years 2008 until 2011. It was established, as a theoretical-methodological principle, Stephen Ball's approach to the Cycle of Politics, by which the importance of contextual interrelation (of practice, of influence and of text production) is evidenced and the global/local relations are valued, demonstrating that politics is subject to reinterpretation and recriation. Documents produced by State Secretariat for Education in Mato Grosso relating to the development of the CEJAs (Educational Center for Young and Adults) have been used as source of analysis. And by means of the educational plans per area of knowledge and of a semi structuralized interview, the professors' reinterpretations have been analyzed It is evident in this study that the curricular organization proposed to the CEJAs is noted as a cultural device, represented by the reinterpretation processes, and this curricular production being a process of eventual momentary disputes. The analyzed data also show the approach of a curricular organization that moves about with integrated curricular trends, centered in referential disciplines and, at other moments, in the integrated curriculum centered in school subjects. These forms of curricular organization coexist in the professors' practice, being predominant where the curriculums are centered in their subjects of reference.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-20T21:54:29Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Kleber Gonçalves Bignarde.pdf: 1006217 bytes, checksum: a9b4a78fc11549e9f4deefb7d4f3d14c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-02T16:12:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Kleber Gonçalves Bignarde.pdf: 1006217 bytes, checksum: a9b4a78fc11549e9f4deefb7d4f3d14c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-02T16:12:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Kleber Gonçalves Bignarde.pdf: 1006217 bytes, checksum: a9b4a78fc11549e9f4deefb7d4f3d14c (MD5) Previous issue date: 2013-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA organização curricular na política de currículo da EJA para os CEJAS em Mato Grosso de 2008 a 2011pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordOrganização curricularpt_BR
dc.subject.keywordCiclo de políticaspt_BR
dc.subject.keywordEducação de jovens e adultospt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Ozerina Victor de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863707315885015pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ozerina Victor de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1863707315885015pt_BR
dc.contributor.referee2Grando, Beleni Salete-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2322323427528838pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1402285395802816pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar as reinterpretações na Organização Curricular da Política de Currículo da Educação de Jovens e Adultos para os Centros de Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso no período de 2008 a 2011. Estabeleceu-se, como princípio teórico-metodológico, a abordagem do Ciclo de Políticas de Stephen Ball, pelo qual é evidenciada a importância da inter-relação dos contextos (de influência, de produção do texto e da prática) e são valorizadas as relações global/local, demonstrando que a política está sujeita à reinterpretação e recriação. Como fonte de análise utilizaram-se documentos produzidos pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso para o desenvolvimento dos CEJAs. E por meio dos planos de ensino por área de conhecimento e de uma entrevista semiestruturada foram analisadas as reinterpretações dos professores. Evidencia-se neste estudo que a organização curricular proposta para os CEJAs é marcada como artefato cultural, representada pelos processos de reinterpretação, sendo esta produção curricular um processo de disputas contingenciais e momentâneas. Os dados analisados dão a conhecer também o enfoque de uma organização curricular que transita com tendências de currículo integrado centrado nas disciplinas de referência e, em outros momentos, no currículo integrado centrado nas disciplinas ou matérias escolares. Essas formas de organização curricular coexistem na prática dos professores, sendo predominante naquela em que os currículos estão centrados nas disciplinas de referência.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Curricular organizationpt_BR
dc.subject.keyword2Cycle of politicspt_BR
dc.subject.keyword2Young and adults educationpt_BR
dc.contributor.referee3Neves, Dimas Santana Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8964070730506443pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Kleber Gonçalves Bignarde.pdf982.63 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.