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http://ri.ufmt.br/handle/1/983
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Cartografia do imaginário : a dimensão poética e fenomenológica da educação ambiental |
Autor(es): | Palma, Sonia |
Orientador(a): | Sato, Michele Tomoko |
Membro da Banca: | Silva, Regina Aparecida da |
Membro da Banca: | Passos, Luiz Augusto |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Sato, Michele Tomoko |
Resumo : | Sob a perspectiva da Educação Ambiental, o objetivo da pesquisa é apresentar um estudo bibliográfico do entrelaçamento da poética surrealista de Manoel de Barros e a fenomenologia do imaginário de Gaston Bachelard. Trata-se de uma proposta em vias de uma educação pela sensibilidade, considerando a subjetividade como elemento indispensável para formação do ser humano, reivindicando, dessa forma, a aliança entre ciência e poesia em busca da transformação necessária para a superação dos problemas sociais e ambientais existentes. Tradicionalmente, ciência e poesia são segregadas no pensamento da modernidade, impossibilitando a comunhão entre elas, fator que contribui para que a objetividade seja totalmente desvinculada da subjetividade, reforçando a assimetria existente entre os seres humanos e contribuindo para com a desigualdade e a exclusão. Neste sentido, com ênfase na Cartografia do Imaginário de Michèle Sato, metodologia adotada na construção do caminho epistemológico da pesquisa, consideramos os elementos bachelardianos como substratos fenomenológicos de investigação: a ÁGUA compreendida como formação, metáfora à nossa constituição original, a gênese do desejo que dará as possibilidades da viagem científica; a TERRA enfatizando a deformação, lugar metafórico para vencer os obstáculos epistemológicos, num movimento de “reaprender a aprender”; o FOGO evidenciando a transformação, em busca da mudança desejada, num processo constante de busca, de envolvimento e engajamento; e o AR, almejando a renovação, metaforizando o repouso, o reencantamento da pesquisa, para que um novo ciclo tenha início. Primamos pela construção de um estudo que possa contribuir para a compreensão das questões ambientais, a fim de esboçar um mundo que possa aliar a ciência à poesia, na tentativa de compreensão do universo poético-humano. |
Resumo em lingua estrangeira: | From the perspective of Environmental Education, the research objective is to present a bibliographical study of entanglement of surrealist poetics of Manoel de Barros and phenomenology of the imagination of Gaston Bachelard. This is a proposal in education and way of sensitivity by considering subjectivity as indispensable for the formation of the human being, claiming thus the alliance between science and poetry in search of the necessary transformation to overcome the social and environmental problems. Traditionally, science and poetry are segregated in the thinking of modernity, making the communion impossible between them, a factor that contributes to the objectivity totally detached from subjectivity, reinforcing the asymmetry between humans and contributing to inequality and exclusion. In this sense, emphasizing the Imaginary Cartography of Michèle Sato, methodology adopted for the construction of the path of epistemological research, consider the Bachelard’s elements as substrates to the phenomenological research: WATER education understood as a metaphor to our original constitution, the genesis of desire that will give the possibilities of scientific journey; the EARTH emphasizing the deformation, metaphoric place to overcome the epistemological obstacles, a movement of "re-learn to learn"; FIRE showing the transformation, in search of the desired change in a constant process of searching, involvement and engagement; and the AIR, aiming at renewal, metaphorising rest, re-enchantment of the research, so that a new cycle begins. We excel by building a study that may contribute to the understanding of environmental issues, in order to sketch a world that can combine science to poetry, in an attempt to understand the poetic universe-human. |
Palavra-chave: | Educação ambiental Poesia Cartografia do imaginário |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Environmental education Poetry Cartography of Imaginary |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | PALMA, Sonia. Cartografia do imaginário: a dimensão poética e fenomenológica da educação ambiental. 2011. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/983 |
Data defesa documento: | 5-Dec-2011 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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