Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/989
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A dimensão educativa do trabalho do enfermeiro : a percepção dos docentes do curso de Enfermagem da UFMT/SINOP |
Autor(es): | Costa, Neide Tarsila da |
Orientador(a): | Ferreira, Márcia dos Santos |
Membro da Banca: | Ferreira, Márcia dos Santos |
Membro da Banca: | Barros Neta, Maria da Anunciação Pinheiro |
Membro da Banca: | Pause, Priscila Nardes |
Resumo : | Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, cujo objetivo é conhecer a percepção dos docentes do curso de enfermagem oferecido pela UFMT, campus Sinop, quanto à dimensão educativa do trabalho do enfermeiro. A fundamentação da compreensão do processo de formação e de atuação profissional dos enfermeiros foi constituída de três passos: inicialmente, uma comparação entre a história da profissão docente e da profissão do enfermeiro, visando identificar as relações existentes entre elas; o segundo passo traçou a contextualização do processo de criação e implementação do SUS, no Brasil, e suas repercussões na formação nas práticas profissionais do enfermeiro contemporâneo; o terceiro passo foi dedicado à descrição da estrutura e organização do curso de graduação em enfermagem oferecido pela UFMT, campus de Sinop. Procurou-se identificar a percepção dos docentes desse curso acerca da dimensão educativa do trabalho dos enfermeiros a partir das informações obtidas por meio de entrevistas. Os critérios para inclusão dos docentes tiveram por base sua formação profissional, participação no corpo docente permanente da Faculdade de Enfermagem de Sinop e sua aceitação para participar da pesquisa. A técnica utilizada para coleta de dados foi a de entrevista baseada em roteiro contendo perguntas abertas, direcionadas à caracterização dos sujeitos do estudo, bem como indagações relacionadas à formação e prática docente. A interpretação dos dados se deu com base no modelo de análise do processo de profissionalização docente concebido por Antonio Nóvoa (1999) e na concepção de “ética do cuidado” formulada com base nas contribuições teóricas de Edgar Morin (2007) e Leonardo Boff (1999). Os resultados alcançados indicaram que a percepção dos docentes acerca da dimensão educativa do trabalho em enfermagem relaciona-se, principalmente, à concepção atual de educação em saúde, integrada pelo conjunto de normas e princípios éticos intrínsecos à profissão do enfermeiro. |
Resumo em lingua estrangeira: | This is a descriptive study with a qualitative approach, whose aim is to know the perception of teachers of nursing course offered by the UFMT Sinop Campus, with regard to the educational dimension of the work of nurses. The statement of understanding of the process of formation and professional performance of nurses was comprised of three steps: first, a comparison between the story of the teaching profession and the profession of nurse, to identify their connections; the second step was the context of the process of creation and implementation of the SUS in Brazil and its repercussions in the formation and professional practices of contemporary nurse; the third time was devoted to the description of the structure and organization of the nursing degree course offered in Sinop- MT. It was tried to identify the perception of teachers of this course on the educational dimension of the work of nurses from information obtained through the interviews with these teachers. The criteria for inclusion of teachers were their formation as nurses, permanent participation in the Faculty of the school of nursing of UFMT Sinop Campus, and their acceptances in participating in the search. The technique used for collecting data was the interview based on the screenplay with open-ended questions, directed to the characterization of the study subjects, as well as questions related to their formation and teaching practice. The interpretation of the data was based on the analysis of teacher professionalization process, designed by Antonio Novoa (1999), and in the design of "ethic of care", crafted from theoretical contributions of Edgar Morin (2007) and Leonardo Boff (1999). The results obtained indicate that the perception of teachers about the educational dimension of the nurses' work relates mainly to the design of health education, which now integrates the set of standards and ethical principles intrinsic to the profession of nurse. |
Palavra-chave: | Educação superior Formação do enfermeiro Educação em saúde Mato Grosso (Estado) Sinop-MT |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Higher education Formation of Nurses Health education Mato Grosso state Sinop-MT |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | COSTA, Neide Tarsila da. A dimensão educativa do trabalho do enfermeiro: a percepção dos docentes do curso de Enfermagem da UFMT/SINOP. 2013. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/989 |
Data defesa documento: | 3-Apr-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Neide Tarsila da Costa.pdf | 933.7 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.