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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBrito, Neusa de-
dc.date.accessioned2019-04-03T14:33:14Z-
dc.date.available2013-08-20-
dc.date.available2019-04-03T14:33:14Z-
dc.date.issued2013-06-20-
dc.identifier.citationBRITO, Neusa de. A vivência na escola: percepção de professores e alunos sobre a doença falciforme. 2013. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/990-
dc.description.abstractEl presente trabajo tiene como objetivo analizar la relación que se establece entre el alumno con anemia falciforme (AF) dentro del contexto escolar en relación a sus profesores en escuelas de la municipalidad de Cuiabá/MT. El estudio fue realizado a partir del referencial teórico de la investigación exploratoria y el abordaje cuanti-cualitativo, que envolvió 26 participantes siendo 22 profesores, 04 estudiantes con diagnóstico de AF. Los resultados permitieron identificar que más de la mitad de los docentes no tienen conocimiento sobre la AF y declararon no estar preparados para trabajar con esos alumnos. Se observó que los alumnos presentan experiencias similares entre si en relación a los conocimientos sobre la enfermedad y relataron que no percibieron discriminaciones o diferencias de tratamiento con relación a los otros alumnos considerando la enfermedad. Es posible que el atendimiento educacional especializado sea necesario para el alumno con AF en el sentido de superar lagunas ocasionadas en consecuencia de la enfermedad. Otro factor preponderante es el funcionamiento adecuado de Proyectos y Programas de salud para el atendimiento de los alumnos con equipo multiprofesional y formación para los profesores.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-27T22:04:36Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Neusa de Brito.pdf: 1390116 bytes, checksum: 7ca2a75b14c3bb5e5ebff2f6e8503e01 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-03T14:33:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Neusa de Brito.pdf: 1390116 bytes, checksum: 7ca2a75b14c3bb5e5ebff2f6e8503e01 (MD5) Previous issue date: 2013-06-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA vivência na escola : percepção de professores e alunos sobre a doença falciformept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordDoença Falciformept_BR
dc.subject.keywordSaúdept_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordEscolapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Tânia Maria de-
dc.contributor.advisor-co1Dias, Tatiane Lebre-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2523066696889428pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1003388291863684pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Tânia Maria de-
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dc.contributor.referee2Dias, Tatiane Lebre-
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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7416478235668764pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar a relação que se estabelece entre o aluno com doença falciforme (DF) no contexto escolar em relação aos seus professores em escolas do Município de Cuiabá/MT. O estudo foi desenvolvido a partir do referencial teórico da pesquisa exploratória e da abordagem quanti-qualitativa, que envolveu 26 participantes sendo 22 professores, 04 estudantes com diagnóstico da DF. Os resultados permitiram identificar que mais da metade dos docentes não tem conhecimento sobre a DF e declararam não estarem preparados para trabalhar com esses alunos. Observou-se que, os alunos apresentam experiências similares entre si em relação aos conhecimentos sobre a doença e relataram que não percebem discriminações ou diferenças de tratamento em relação aos outros alunos em vistas da doença. Acredita-se que o atendimento educacional especializado seja necessário ao aluno com DF no sentido de suprir lacunas ocasionadas em consequências da doença. Outro fator preponderante é o funcionamento adequado de Projetos e Programas de saúde para o atendimento dos alunos com equipe multiprofissional e formação para os professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Anemia Falciformept_BR
dc.subject.keyword2Saludpt_BR
dc.subject.keyword2Educaciónpt_BR
dc.subject.keyword2Escuelapt_BR
dc.contributor.referee3Passos, Luiz Augusto-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5248678282985273pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Elizeth Gonzaga dos Santos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4582992604014422pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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