Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/991
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoreira, Nilvaci Leite de Magalhães-
dc.date.accessioned2019-04-03T14:34:09Z-
dc.date.available2013-08-29-
dc.date.available2019-04-03T14:34:09Z-
dc.date.issued2013-04-11-
dc.identifier.citationMOREIRA, Nilvaci Leite de Magalhães. Trajetórias de vida de professoras negras da Baixada Cuiabana/MT. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://ri.ufmt.br/handle/1/991-
dc.description.abstractIn this search investigates the life trajectories of black teacher's who work in public schools in four municipal districts of the Baixada Cuiabá / MT, to know: Cuiabá, Poconé, Nossa Senhora do Livramento and Várzea Grande. The methodological procedure to meet the life way of the teachers was oral history and technique employed was the story of life. All the interviewed teachers originate from humble families, poor income, most is a provider of their homes, and both basic education as the top were won over many difficulties. The teachers' reports showed that racial prejudice and discrimination are still listed in the lives of black women, and daily their intellectual abilities are put to the test, especially when they occupy an important position in the society. Spite of this, they show their capacity through the acquisition of other knowledge able to solidify their social roles. It was found that teachers finding at all times obstacles to discourage them to fight for their ideal, of which impediments were constantly provoked an attempt to get them to remain on the lower bottom of the social hierarchy, however, they relied on a network of support and solidarity that contributed significantly and to overcome obstacles and conquer new spaces such as family and friends. The most of interviewed are ahead of the development of school projects or involved in work aimed at the racial question. The search concluded that with continued education has contributed significantly to the perception of teachers in search of a new pedagogical posture in the racial question.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Valquíria Barbieri (kikibarbi@hotmail.com) on 2019-03-28T20:21:13Z No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Nivalci Leite de Magalhaes Moreira.pdf: 1333525 bytes, checksum: 760029dcd0beb93dfad73d1c7bc845b7 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Jordan (jordanbiblio@gmail.com) on 2019-04-03T14:34:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Nivalci Leite de Magalhaes Moreira.pdf: 1333525 bytes, checksum: 760029dcd0beb93dfad73d1c7bc845b7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-04-03T14:34:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISS_2013_Nivalci Leite de Magalhaes Moreira.pdf: 1333525 bytes, checksum: 760029dcd0beb93dfad73d1c7bc845b7 (MD5) Previous issue date: 2013-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleTrajetórias de vida de professoras negras da Baixada Cuiabana/MTpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordProfessoras negraspt_BR
dc.subject.keywordTrajetórias escolar e profissionalpt_BR
dc.subject.keywordAscensão socialpt_BR
dc.contributor.advisor1Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.contributor.referee1Müller, Maria Lúcia Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7282537478159035pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Candida Soares da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4333588038026474pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0419615262541594pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa investiga as trajetórias de vida de professoras negras atuantes na rede pública de ensino de quatro municípios da Baixada Cuiabana/MT, a saber: Cuiabá, Poconé, Nossa Senhora do Livramento e Várzea Grande. O procedimento metodológico utilizado para conhecer o percurso de vida das professoras foi a história oral, e a técnica empregada foi a de história de vida. Todas as professoras entrevistadas originam-se de famílias humildes, de baixa renda, a maioria é provedora dos seus lares, e tanto o ensino básico como o superior foram conquistados com muitas dificuldades. Os relatos das professoras revelaram que o preconceito e a discriminação racial ainda são constantes na vida de mulheres negras as quais têm diariamente suas capacidades intelectuais colocadas à prova, principalmente quando ocupam posição de destaque na sociedade. Apesar disso, elas mostram sua capacidade por meio da aquisição de conhecimentos outros capazes de solidificar seus papéis sociais. Constatou-se que as professoras encontraram a todo o momento obstáculos para desencorajá-las a lutar pelo seu ideal, cujos empecilhos foram constantemente provocados numa tentativa de fazer com que elas permanecessem na base inferior da hierarquia social. Contudo, elas contaram com uma rede de apoio e solidariedade que contribuiu significavelmente para superar os obstáculos e, assim, poderem galgar novos espaços como a família e os amigos. A maioria das entrevistadas está à frente do desenvolvimento de projetos escolares ou envolvidas em trabalhos voltados para a questão racial. A pesquisa concluiu que a formação continuada contribuiu de forma significativa para a percepção das docentes na busca de uma nova postura pedagógica frente às questões raciais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Educação (IE)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.subject.keyword2Black Teacherspt_BR
dc.subject.keyword2Educational trajectorypt_BR
dc.subject.keyword2Social ascensionpt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Moema De Poli-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0803950971595274pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Nilvaci Leite de Magalhaes Moreira.pdf1.3 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.