Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/997
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A interdição do corpo nas aulas de Educação Física : um estudo sobre os confrontos religiosos |
Autor(es): | Barbosa, Ronnie Fonseca |
Orientador(a): | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Moreira, Evando Carlos |
Membro da Banca: | Gomes, Cleomar Ferreira |
Membro da Banca: | Ishibashi, Eliana de Toledo |
Resumo : | O presente trabalho teve como propósito investigar os preceitos instituídos por religiões protestantes sobre o corpo, a prática da Educação Física e seus reflexos no comportamento dos estudantes no ambiente escolar. O interesse por esta pesquisa se manifestou pelo fato de o responsável ser professor de Educação Física na Educação Básica e observar a não participação de alunos nas aulas por motivos religiosos. Após diversas vivências como professor e da variação de estratégias de ensino, notou-se um aumento na participação das aulas de alunos que pertenciam a religiões protestantes. Mesmo assim, era fácil perceber a suspicácia com que permaneciam nas aulas. Contudo, por vezes, muitos alunos se privavam da prática da Educação Física nas escolas em função de supostas imposições religiosas que condenavam determinadas práticas corporais, o que desencadeou o desenvolvimento do presente estudo. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre aspectos da história do corpo e as influências da religião, especialmente a cristã, no desenvolvimento da mesma. Além disso, estudamos a Educação Física como componente curricular dotado de conhecimentos e saberes produzidos e acumulados pela sociedade e que, portanto, deve ser vivenciado na escola. Este estudo se caracteriza como uma pesquisa explicativa, sendo sua abordagem qualitativa. O universo de pesquisa foram duas escolas de ensino públicas estaduais, uma do município de Cuiabá e outra do município de Várzea Grande. Os sujeitos foram alunos do 8o e 9o ano do ensino fundamental, os professores dos respectivos alunos e os líderes religiosos das Igrejas frequentadas pelos alunos. Constatamos que é grande o número de alunos que não praticam as aulas por motivos religiosos, porém, pudemos perceber que os impedimentos podem ser restritos à determinadas práticas corporais. Entre as atividades físicas mais citadas pelos alunos como proibidas pelos líderes religiosos de serem vivenciadas estão a dança, as lutas, os jogos de tabuleiro e, principalmente, a capoeira, dentre outras. A preocupação com o corpo está presente tanto no discurso dos alunos quanto no dos líderes religiosos, contudo, esta preocupação se apresenta restrita aos cuidados normativos da Igreja, no que diz respeito a preocupação em não pecar e não fazer com que o outro peque por sua causa, ou por causa do seu comportamento. As interdições do corpo se apresentam constantemente no discurso dos líderes religiosos, que não medem esforços para conduzir os fiéis de suas Igrejas de acordo com os padrões de comportamentos previstos nas doutrinas religiosas. Por fim, observamos que os professores de Educação Física reconhecem a existência das interdições de certas práticas corporais pelos alunos sujeitos da pesquisa, porém, a ação pedagógica deve ser (re) pensada, de maneira a proporcionar a inclusão desses alunos, bem como o acesso aos conhecimentos pertinentes à Educação Física Escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | The purpose of this study is to identify and analyze precepts instituted by protestant religions in what concerns the human body, as well as the impacts that such precepts have on students‟ behavior in Physical Education activity sessions. The interest in this research emerged from the teaching of Physical Education in elementary school environments, where the nonparticipation of some students claiming religious motives was observed. After several teaching experiences and the implementation of varied teaching strategies, an increase in participation of those students was revealed. Still, suspicion remained during the activity sessions and many students did not attend them, claiming supposed religious restrictions against certain body practices, which lead to the development of this study. Hence, the review of literature was conducted regarding the history of body practices and the influences of religion in its development. Furthermore, the practice of Physical Education was analyzed according to its consolidation as a curriculum component endowed with knowledge cultivated by society itself and that should be experienced in school. This study is based on an explanatory research with a qualitative approach; the research was conducted in two public elementary schools, located in the cities of Cuiabá and Várzea Grande, both in Mato Grosso state, Brazil. The subjects were students, teachers and religious leaders of churches frequented by the students. It was found that a large number of students did not attend the Physical Education classes for religious reasons, however, it was also noticed that the restrictions may refer to specific body practices. The most cited prohibited body practices include: dance, fights (mainly capoeira) and board games. Concerns related to the body were revealed in the discourses of both students and religious leaders; however, the preoccupation remained restricted to the normative rules of the Church regarding the avoiding of sin in its individual and influential forms and was mainly voiced by the religious leaders, committed to lead the followers in sheer accordance to a regiment of doctrinal requirements. Finally, it was observed that Physical Education teachers acknowledge the prohibition of certain body practices, yet the teaching practice should be analyzed and redesigned in order to guarantee the proper inclusion of students subject to the restrictions and make the knowledge of Physical Education accessible to them. |
Palavra-chave: | Educação Física Religiões Corpo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical Education Religion Human body |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | BARBOSA, Ronnie Fonseca. A interdição do corpo nas aulas de Educação Física: um estudo sobre os confrontos religiosos. 2013. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/997 |
Data defesa documento: | 28-Mar-2013 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2013_Ronnie Fonseca Barbosa.pdf | 1.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.