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Tipo documento: Dissertação
Título: A configuração dos cursos de graduação em Enfermagem no estado de Mato Grosso : expansão e diversificação
Autor(es): Jezus, Sonia Vivian de
Orientador(a): Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar
Membro da Banca: Veloso, Tereza Christina Mertens Aguiar
Membro da Banca: Ribeiro, Mara Regina Rosa
Membro da Banca: Seiffert, Otilia Maria Lúcia Barbosa
Membro da Banca: Silva, Maria das Graças Martins da
Resumo : Essa dissertação insere-se nos estudos sobre as políticas da educação superior, concentrando a discussão na expansão dos cursos de graduação em Enfermagem, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB. Constatou-se que os cursos de graduação presenciais em Enfermagem, no Brasil, apresentam indicadores de crescimento superiores aos demais cursos de graduação da área de saúde e bem-estar, o que supõe, então, que essa expansão, além de ser reflexo das políticas educacionais, pode também estar respaldada pela implantação do SUS, em 1990, e, mais especificamente, pelo programa de Estratégia de Saúde da Família, em 2003, o qual especifica a necessidade de Enfermeiro na sua equipe multiprofissional. Diante disso, o objetivo desse estudo foi o de analisar a expansão dos cursos de graduação em Enfermagem no estado de Mato Grosso, frente às políticas educacionais e de saúde, no período de 1996 a 2011. Utilizou-se para o estudo o método de natureza quantitativa, descritiva, exploratória e explicativa, valendo-se de dados consolidados do Censo da Educação Superior, disponibilizados pelo Ministério da Educação através do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (MEC/INEP), destacando ainda os indicadores de número de cursos, vagas, ingressos, matrículas nas categorias administrativa e organização acadêmica. Além da análise dos dados, foi compulsada a coleção documental que versa sobre as políticas educacionais e de saúde implantadas; histórico sobre a trajetória da criação das escolas de Enfermagem no Brasil, na região Centro-Oeste e no estado de Mato Grosso e as discussões realizadas pelo SENADEn, no período estudado. As análises indicam que as taxas de crescimento dos indicadores estudados para o curso de Enfermagem em Mato Grosso seguem a tendência nacional, que, em 2011, apresentava um perfil de oferta de cursos de graduação com predomínio pelo setor privado não universitário. O Estado registrou, entre 1996 e 2002, taxa de crescimento de 100%, ofertando, em 2002, três cursos universitários, sendo dois em instituição pública e um na privada. No período de 2002 a 2010, verificamos uma mudança nessa configuração, na medida em que a taxa de crescimento de 200%, representando um acréscimo de treze novos cursos pelo setor privado, enquanto no púbico esses valores corresponderam a quatro novos cursos. Em 2011, foram ofertados em Mato Grosso 21 cursos de graduação em Enfermagem, sendo seis públicos universitários e quinze privados, e, desses, um universitário e quatorze não universitários; em relação às vagas ofertadas, 81,87% eram do setor privado, sendo preenchidos 71,7%; já no setor público, apesar de uma menor oferta, teve uma taxa de preenchimento maior, totalizando 80,9% de vagas preenchidas. As matrículas seguiram a mesma tendência, com predomínio do setor privado (70,7%) e em instituições não universitárias (61%). Podemos ainda inferir que a expansão da graduação em Enfermagem em Mato Grosso teve também influência das políticas de saúde, na medida em que, no ano de 2000, existiam 97 equipes de Saúde da Família, já em 2005 esses valores correspondiam a 586 delas, com cobertura de 67% da população mato- grossense, ampliando, assim, o mercado de trabalho deste profissional.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis is inserted in the studies about the policies of higher education, concentrating the discussion on the expansion of undergraduate courses in Nursing, as from the promulgation of Law of Directives and Bases of Education - LDB in 1996.It was found that the undergraduate presential Nursing in Brazil presented indicators of growth higher than other undergraduate courses in the area of health and wellness, suppose, then, that this expansion beyond being reflective of educational policies may also be supported by the implementation of SUS, in 1990 and, more specifically, the program of family health strategy, in 2003, which specifies the need for Nurses in its multidisciplinary team. Faced this, the objective of this study was to analyze the expansion of undergraduate courses in Nursing in the state of Mato Grosso, front of educational and health policies in the period from 1996 to 2011.It was utilized to study the method of quantitative and descriptive, exploratory and explicative, availing himself consolidated data from the Census of Higher Education, available by the Ministry of Education through the National Institute for Educational Research Anísio Teixeira (MEC / INEP), highlighting still the indicators of number of courses, jobs, income, administrative categorie and academic organization. Besides data analysis, was performed document analysis of educational and health policies implemented; history about the history of creation of schools of nursing in Brazil, Midwest region and the State of Mato Grosso and the discussions held by SENADEn in the period studied. The analyzes indicate that the growth rates of the indicators for the nursing program in the state of Mato Grosso follow the national tendency, that in 2011 presented a profile offering undergraduate predominantly by the private non-university. The state registered between 1996 and 2002, growth rate of 100%, offering three university courses in 2002, two in the public institution and one in private institution. In the period 2002 to 2010 we check a change in this configuration, in that the growth rate of 200%, represented an increase of thirteen new courses by the private sector, while in the pubic sector these values were four new courses. In 2011, in Mato Grosso were offered 21 undergraduate courses in nursing, being six public university and fifteen private, and of these one university and fourteen non-university; in relation to vacancies offered, 81.87% were from the private sector, 71.7% were filled, already in the public sector despite a smaller offer had a higher fill rate, totaling 80.9% of the total vacancies filled. Enrollment follow the same trend, with a predominance of the private sector (70.7%) and non- university institutions (61%).We can also infer that the expansion of undergraduate nursing in the state had also influence health policies, the extent that in 2000 there were 97 family health teams, already in 2005 these values corresponded to 586 teams, with coverage of 67% of the population of Mato Grosso, thus expanding the market for this professional work.
Palavra-chave: Educação superior
Graduação em Enfermagem
Políticas educacionais
Políticas de saúde
Mato Grosso
Palavra-chave em lingua estrangeira: Higher education
Expansion in Nursing
Education policy
Health policy
Mato Grosso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: JEZUS, Sonia Vivian de A configuração dos cursos de graduação em Enfermagem no estado de Mato Grosso : expansão e diversificação. 2013. 116 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/999
Data defesa documento: 7-Jul-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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