Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1037
Tipo documento: Dissertação
Título: Religiões brasileiras de matrizes africanas no contexto da Lei 10.639/03 em Cuiabá-MT
Autor(es): Vieira, Maurício Benedito da Silva
Orientador(a): Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Santos, Erisvaldo Pereira dos
Membro da Banca: Santos, Sérgio Pereira dos
Resumo : Os constantes ataques e desrespeitos direcionados aos Terreiros de Candomblé e Umbanda, bem como a seus adeptos, levantam uma questão bastante particular: como a escola tem se articulado para contribuir com a minimização da intolerância religiosa? Já se passaram 13 anos da implementação da Lei Federal no 10.639/03 e a escola como trata questões relacionadas à cultura africana e afro-brasileira sua simbologia? Estas são questões que norteiam esta pesquisa. Pode-se considerar a implementação da Lei no 10.639/03 como estratégia para que a educação escolar de sua contribuição à eliminação do racismo, bem como da intolerância às religiões de matriz africana na sociedade brasileira. A presente pesquisa busca analisar o nível de envolvimento, interesse e possíveis rejeições entre professores da educação básica da Rede Municipal de Cuiabá- MT, referente ao desenvolvimento dos conteúdos sobre às religiões brasileira de matrizes africanas e a aplicação destes em sala de aula, considerando a implementação da Lei no 10.639/03. Trata-se de uma pesquisa qualitativa na perspectiva macro (BRANDÃO 2001). Utilizou-se formulário tipo survey, como instrumento de coleta de dados que foi respondido pelos docentes. Participam desta pesquisa professores da Rede Municipal de Cuiabá, lotados em 11 unidades escolares, sendo que duas estão localizadas na área rural e nove na região urbana, todas situadas próximas de Terreiros de Umbanda e/ou Candomblé. Através do survey, professores revelam questões que ganham centralidade no decorrer da pesquisa, em especial ao evidenciar sentimentos de intolerância religiosa. São argumentos que apresentam a realidade do “chão da escola” e que apontam para a relação tensa entre os pares quando a referencia em questão é a orientação religiosa. A pesquisa revela que entre os docentes há resistências quanto a aproximação de conteúdos relacionados as religiões brasileiras de matrizes africanas, sendo que em alguns casos alguns docentes apresentam forte resistência caracterizando negativamente as praticas ligadas ao Candomblé e Umbanda.
Resumo em lingua estrangeira: The constant attacks and disrespect directed at Terreiros of Candomblé and Umbanda, as well as their supporters, raise a question quite particular: how the school has been articulated to contribute to the minimization of religious intolerance? It's been 13 years of implementation of the Federal Law 10.639 / 03 and the school as address issues related to African culture and african-Brazilian its symbolism? These are questions that guide this research. It can be considered the implementation of Law 10.639 / 03 as a strategy for the education of their contribution to the elimination of racism and intolerance to religions of African origin in Brazilian society. This research seeks to analyze the level of involvement, interest and possible rejections of basic education teachers of the Municipal Cuiabá, concerning the development of the contents of the Brazilian religions of African origin and the application of these in the classroom, considering the implementation of Law 10.639 / 03. This is a qualitative research on the macro perspective (Brandao 2001). We used survey form type, such as data collection instrument was answered by teachers. Participate in this research professors of the Municipal Cuiaba, loaded in 11 school units, two of which are located in rural areas and nine in the urban area, all located near Terreiros Umbanda and / or Candomble. Through the survey, teachers reveal issues that gain centrality in the course of research, particularly by showing feelings of religious intolerance. They are arguments that present the reality of "ground school" and pointing to the tense relationship between the couple when the reference in question is the religious orientation. The survey reveals that among the teachers there is resistance as the approach of related content Brazilian religions of African origin, and in some cases some teachers have strong resistance negatively characterizing the practices linked to Candomblé and Umbanda.
Palavra-chave: Religião
Candomblé
Umbanda
Lei no 10.639/2003
Escola
Palavra-chave em lingua estrangeira: Religion
Candomblé
Umbanda
Law 10.639 / 2003
School
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: VIEIRA, Maurício Benedito da Silva. Religiões brasileiras de matrizes africanas no contexto da Lei 10.639/03 em Cuiabá-MT. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1037
Data defesa documento: 16-May-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Maurício Benedito da Silva Vieira.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.