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Tipo documento: Dissertação
Título: Escola ciclada em Mato Grosso : desafios e possibilidades para o enfrentamento do fracasso escolar (Rondonópolis/MT 1998 - 2011)
Autor(es): Bezerra, Sílvia Maria Cavalcante Silva
Orientador(a): Amâncio, Lázara Nanci de Barros
Membro da Banca: Amâncio, Lázara Nanci de Barros
Membro da Banca: Rocha, Simone Albuquerque da
Membro da Banca: Arena, Dagoberto Buim
Resumo : O presente trabalho se situa na reflexão e discussão dos desafios e possiblidades para o enfrentamento do fracasso escolar em Mato Grosso, proposto como uma iniciativa por parte do governo do estado, através da Secretaria de Estado de Educação, como tentativa de amenizar os altos índices do fracasso escolar com a implantação do Ciclo Básico de Aprendizagem – CBA. O estudo teve como objetivo compreender a trajetória da implantação do Ciclo Básico da Aprendizagem (CBA) na rede estadual de Educação, especificamente em Rondonópolis-MT. Busquei compreender três questões: a) as mudanças que aconteceram nas práticas educativas das alfabetizadoras, a partir das narrativas dos sujeitos, em função da implantação da Escola Ciclada em Mato Grosso e, b) os avanços que a Escola Ciclada trouxe para a alfabetização das crianças de Rondonópolis/Mato Grosso e c) de que forma o material oferecido com suporte teórico influiu na concepção das professoras alfabetizadoras. Trata-se de uma produção desenvolvida no Mestrado em Educação do Campus de Rondonópolis/UFMT. Os instrumentos adotados na pesquisa foram os depoimentos e memoriais, de nove sujeitos do sexo feminino de cinco escolas da rede estadual em Rondonópolis/MT. Procurei analisar o impacto do CBA nas práticas educativas de alfabetização e na avaliação devido à implantação da modalidade Ciclo Básico de Alfabetização. A análise de fundo histórico baseou-se, a princípio, no estudo da análise de documentos oficiais que constituem a Proposta Curricular para o Ciclo Básico de Aprendizagem, constituída de nove cadernos, publicados em 1998, bem como da Proposta denominada Escola Ciclada de Mato Grosso: Novos tempos e espaços para ensinar – aprender a sentir, a ser e a fazer, publicada em 2000. Entre os procedimentos utilizados destacam-se: a pesquisa bibliográfica e de campo, com análise documental e questionários semiestruturados a diversos sujeitos da educação, com a finalidade de conhecer e coletar dados, ancorados nas memórias e concepções das professoras entrevistadas, sobre a experiência do ciclo na rede estadual de ensino em Rondonópolis/MT. Ancoro-me nos estudos dos autores como: Mortatti, Patto, Ferraro & Machado, Freire, Marchesi e Perez, Arroyo, Amâncio, Resende, Maciel, Rovira, Lima, Freitas, Soares, Barreto & Mitrulis, Cabrera, Araújo, Menegão, Araújo e Ribeiro, entre outros. Na análise pude evidenciar que o discurso das professoras apontam pontos positivos e negativos quanto à implantação do CBA, mas evidenciam também que as discussões e estudos realizados na Sala do Educador e a capacitações ocorridas durante todos estes anos, tem sido instrumentos importantes no enfrentamento do fracasso escolar.
Resumo em lingua estrangeira: This work is in the reflection and discussion of the challenges and possibilities for confronting school failure in Mato Grosso, proposed as an initiative by the state government through the State Department of Education in an attempt to mitigate the high levels of school failure with the implementation of the Basic Cycle Learning - CBA. The study aimed to understand the trajectory of the implementation of the Basic Cycle of Learning (CBA) in the state system of education, specifically in Rondonopolis-MT. I tried to understand three issues: a) the changes that happened in the educational practices of literacy, through the narratives of the subjects, depending on the deployment of cycling school in Mato Grosso, and b) the advances that brought cycling school for child literacy Rondonópolis / Mato Grosso and c) how the material offered with theoretical support influenced the design of literacy teachers. This is a production developed in the Master of Education Campus Rondonópolis / UFMT. The instruments adopted in the research were the testimonials and memorials, nine female subjects from five schools of the state in Rondonopolis / MT. I tried to analyze the impact of the CBA in the educational practices of literacy and assessment due to the implementation of the modality Literacy Basic Cycle. The analysis was based on historical background, in principle, the study's analysis of official documents that constitute the Proposed Curriculum for Basic Learning Cycle, consisting of nine books, published in 1998, and the proposal called cycling school of Mato Grosso: New times and spaces for teaching - learning to feel, and to be published in 2000. Among the procedures used include: a literature review and field, with document analysis and semi-structured questionnaires to various subjects of education, with a. purpose of knowing and collect data, anchored in memories and conceptions of the teachers interviewed, about the experience of the cycle in state schools in Rondonopolis / MT. Ancoro me in studies of authors such as: Mortatti, Patto, Ferraro & Machado, Freire, Marchesi and Perez Arroyo, Amancio, Resende, Maciel, Rovira, Lima, Freitas, Soares Barreto & Mitrulis, Cabrera, Araújo, Menegão, Araújo and Ribeiro, among others. The analysis could show that the speech of the teachers indicate positive and negative points about the implementation of the CBA, but also evidence that the discussions and studies in the Living Educator and training occurred during all these years has been important tools in addressing school failure.
Palavra-chave: Escola ciclada
Fracasso escolar
Política de ciclos em Mato Grosso
Alfabetização
Avaliação
Palavra-chave em lingua estrangeira: School cycles
School failure
The cycles policy in Mato Grosso
Literacy
Evaluation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: BEZERRA, Sílvia Maria Cavalcante Silva. Escola ciclada em Mato Grosso: desafios e possibilidades para o enfrentamento do fracasso escolar (Rondonópolis/MT 1998 - 2011). 2013. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1177
Data defesa documento: 19-Mar-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

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