Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1187
Tipo documento: Dissertação
Título: Desafios e possibilidades : a compreensão do diálogo que se constrói entre escola e famílias
Autor(es): Santos, Jônatas Marcos da Silva
Orientador(a): Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Carvalho, Ademar de Lima
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Guareschi, Pedrinho Arcides
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Resumo : Esta construção é resultado de diálogo e pesquisa no âmbito do mestrado em educação do PPGEdu/UFMT. Seu contexto encontra-se em reflexões mais amplas sobre a importância da relação da escola com as famílias e com a comunidade para transformação da pessoa e da sociedade. A temática básica para “sulear” esta busca é compreensão do diálogo entre escola e famílias. Procura-se entender os desafios e possibilidades diante das propostas que defendem uma maior participação das famílias na recriação de uma educação dialógica e ética, tendo em vista a comunhão do gênero humano para construção da educação libertadora cidadã. A partir da concepção dialética-fenomenológica encontrada em Paulo Freire, intenciona-se caminhar na investigação e criação de uma contraposição ao modelo de educação bancária, comprometida com a reprodução da ideologia neoliberal, alienadora e opressiva, identificando no diálogo entre escola e famílias a fecunda possibilidade de superação da dicotomia entre sujeitos e o mundo que os mediatiza. O problema nuclear que fundamenta a investigação é: como acontece concretamente o diálogo entre escola e famílias? Portanto, compreender e investigar a respeito dos desafios e possibilidades na visão dos gestores, professores e famílias, para que diálogo na perspectiva de educação libertadora freiriana possa acontecer, configura-se como objetivo principal da pesquisa. A busca curiosa da construção deste trabalho ocorreu pelo diálogo através das entrevistas realizadas com gestores na Secretaria Municipal de Ensino do Município de Jaciara no estado de Mato Grosso, com gestores e professores na Escola Municipal Magda Ivana e com as famílias dos alunos do nono ano da referida escola. Participaram como sujeitos da pesquisa, seis gestores, quatro professores, três mães e três pais. A pesquisa desenvolveu-se segundo o referencial teórico-metodológico qualitativo crítico. Para coleta de dados os instrumentos utilizados são a entrevista semiestruturada dialógica e a gravação e transcrição do áudio das entrevistas realizadas. Os fundamentos teóricos-metodológicos radicam-se em Freire (2011, 2009, 2014a/b, 2015a/b) e ainda em relação aos referenciais teóricos e análise crítica dos dados são considerados Gadotti (2012, 1998, 1997); Carvalho (2005); Guareschi (1996, 2013); Streck (2003). A pesquisa nos seus resultados revelou que entre desafios e possibilidades de diálogo da escola com as famílias existem incipientes iniciativas pessoais de aproximação recíproca de ambas as instituições. Mostrou ainda a existência de possibilidades de participação das famílias no contexto escolar e a preocupação dos gestores e professores em fazer com as famílias se envolvam no processo educativo dos alunos. Percebeu-se também que é possível fazer da escola uma instituição fundamentalmente cidadã, pautada por valores éticos dialógicos no processo de aproximação das famílias. Porém, foi verificado a existência de uma forte prática de educação reprodutora do aparelho ideológico estatal e neoliberal, que tolhe a palavra e as decisões do contexto onde a vida acontece, ou seja, na escola e nas famílias que compõem o tecido social e as entrega às esferas supra escolares, acarretando cansaço existencial, desânimo e desesperança nas pessoas que tentam criar ações que constroem o diálogo e demonstram a fé na humanidade inacabada.
Resumo em lingua estrangeira: This construction is the result of dialogue and research under the master`s degree in education PPGEdu/UFMT. Its context is in wider reflections on the importance of the school´s relationship with the families and with the community to transformation of the human being and society. The basic theme for “sulear” is understanding the dialogue between school and families. Looking for understanding the challenges and possibilities toward the proposals that advocate greater participation of families in the recreation of a dialogical and ethics education, with a view to communion of mankind to the building of a citizen liberating education. Based on dialectic-phenomenological concept found in Paulo Freire, it is intended to go on an investigation and create a contrast to banking education model, committed to playing the neoliberal ideology, alienating and families the possibility of getting over the dichotomy between subject and the world that mediates themselves. The main problem underlying the research is how concretely happens the dialogue between school principals, teachers and families so that the dialogue in Freire liberating education perspective may happen, it is the main goal for this research. The curious construction of this job search took place for dialogue through the interviews with managers at the Municipal Jaciara Municipality of education in the state of Mato Grosso, with school principals and teachers at the Municipal School Magda Ivana and with the student´s families of the ninth year of this school. The ones involved on the research, were six school managers, four teachers, three mothers and two fathers. The research is developed according to the qualitative critical theoretical framework. For data collection the instruments used are the dialogic semi-structured interviews. The theoreticalmethodological foundations based on in Freire (2011, 2009, 2014a/b, 2015a/b) and also in relation to theoretical frameworks and critical analysis of the data are considered Gadotti (2012, 1998, 1997); Carvalho (2005); Guareschi (1996, 2013); Streck (2003). Research in their results revealed that between challenges and school dialogue opportunities with families there are incipient personal initiatives of mutual approach of both institutions. Also showed the existence of possibilities for participation of the families in the school context and the concern of school principals and teachers in getting families to get involved in the educational process of the students. It is also realized the it is possible to make the school a fundamentally civic institution, marked by dialogical ethical values in the process of approchement of families. However, it was seen that there is a strong practice of reproductive education of the government system with neoliberal ideological apparatus, which hinders the world and the context of decisions where the educational life happens, at school and in the families that make up the society there is a delivery of the school above spheres, causing existential fatigue, discouragement and hopelessness in people who try to create actions that build dialogue and demonstrate faith in the unfinished humanity.
Palavra-chave: Diálogo
Paulo Freire
Dialética crítica
Escola
Famílias
Palavra-chave em lingua estrangeira: Dialogue
Paulo Freire
Dialectical criticism
School
Families
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SANTOS, Jônatas Marcos da Silva. Desafios e possibilidades: a compreensão do diálogo que se constrói entre escola e famílias. 2016. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1187
Data defesa documento: 29-Feb-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Jônatas Marcos da Silva Santos.pdf1.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.