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http://ri.ufmt.br/handle/1/1188
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em Rondonópolis – MT |
Autor(es): | Oliveira, Kelly Bomfim Alves de |
Orientador(a): | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Silva, Adelmo Carvalho da |
Membro da Banca: | Cavalcanti, Almir César Ferreira |
Membro da Banca: | Souto, Daise Lago Pereira |
Resumo : | Esta pesquisa busca aprofundar a compreensão da importância das práticas avaliativas de professores que ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. As investigações produzidas no âmbito dessa perspectiva da Educação matemática têm passado por um período de mudanças e influências em todo universo escolar. O Conselho Nacional de Professores de Matemática (NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS, 1995), órgão que congrega professores do mundo inteiro, orienta que é necessário refletir sobre a avaliação com a visão da matemática escolar e propor, a partir das reformas do seu ensino, que sejam desenvolvidas novas estratégias de avaliação e práticas. O objetivo desta pesquisa foi investigar as práticas avaliativas desenvolvidas pelos professores de Matemática dos Anos Iniciais e a influência destas na aprendizagem da Matemática na escola. A investigação tem como propósito responder à seguinte questão: As práticas avaliativas dos professores interferem no processo de aprendizagem da disciplina de Matemática nos Anos Inicias do Ensino Fundamental? Para tanto, norteia-se em: Brasil (1997; 1998; 2002; 2013), Darsie (2010), Hoffmann (1999; 2000; 2005), Luckesi (2000), Sadovsky (2007), Saul (1999), Valente (2010), entre outros. Parte da premissa de que a prática avaliativa age como impulsionadora de mudanças/reflexões nas concepções e ações dos professores sobre a Matemática em seu processo de ensino e aprendizagem e, desse modo, possibilita novas maneiras de entendimento sobre o que e como ensinar essa disciplina. A presente investigação utilizou a abordagem e metodologia da pesquisa qualitativa descritiva e, para analisar as falas e registros das professoras, foi utilizado o método interpretativo, baseado na análise de conteúdo, tendo como objetivo compreender as formas de pensar e agir das mesmas sobre o processo de avaliação da aprendizagem na disciplina de Matemática e as práticas avaliativas. Os instrumentos utilizados para análise foram: entrevistas, registros de aulas e observação. Os dados coletados da pesquisa apontam que: a prática avaliativa acontece cotidianamente no acompanhamento do desenvolvimento do aluno, por meio das observações, interações, discussões, correções, orientações, intervenções, diagnóstico das dificuldades e avanços, para que seja possível planejar e organizar as aulas. No processo ensino e aprendizagem, a avaliação está intrinsecamente ligada ao percurso que professores e alunos perseguem. Para que ocorram mudanças no processo avaliativo, necessita-se de investigações, reflexões, análises aprofundadas, novas estratégias de avaliação e práticas que contribuam para a construção de novos conhecimentos, saberes e ações dos envolvidos. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research seeks to deepen the understanding of the importance of assessment practices of teachers who teach mathematics in Years Elementary School Initials. The research produced under this perspective of mathematics education have gone through a period of changes and influences throughout the school universe. The National Council of Teachers of Mathematics (NATIONAL COUNCIL OF TEACHERS OF MATHEMATICS, 1995), body that brings together the world teachers, directs that needs to reflect on the evaluation with the vision of school mathematics and propose from reforms of their education, which are developed new assessment strategies and practices. The objective of this research was to investigate the assessment practices developed by mathematics teachers of Early Years and their influence on mathematics learning in school. The research aims to answer the following question: The assessment practices of teachers interfere in the process of mathematical discipline of learning in Years You start of elementary school? Therefore, is guided in: Brazil (1997, 1998, 2002, 2013), Darsie (2010), Hoffmann (1999, 2000, 2005), Luckesi (2000), Sadovsky (2007), Saul (1999), Valente (2010) among others. Part of the premise that evaluation practice acts as a driving changes/reflections on teachers' conceptions and actions of mathematics in the process of teaching and learning and thus enables new ways of understanding of what and how to teach this discipline. This research used the approach and methodology of descriptive qualitative research and to analyze the statements and records of the teachers was used the interpretative method based on content analysis with objective to understand the ways of thinking and acting the same about the process of learning evaluation in Mathematics and assessment practices. The instruments used for analysis were: interviews, school records and observation. The data collected from the research show the following results: the evaluation practice happens daily in monitoring the development of the student, through, observations, interactions, discussions, corrections, guidance, interventions, diagnostic difficulties and advances, so you can plan and organize the classes. In the teaching and learning, evaluation is inextricably linked to the way teachers and students to pursue. For changes to occur in the evaluation process, requires research, reflection, depth analysis, new assessment strategies and practices that contribute to the construction of new knowledge, skills, actions of those involved. |
Palavra-chave: | Práticas avaliativas Matemática Avaliação da aprendizagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Evaluative practices Mathematics Learning evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUR - Rondonopólis |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis |
Referência: | OLIVEIRA, Kelly Bomfim Alves de. Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em Rondonópolis – MT. 2016. 167 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1188 |
Data defesa documento: | 5-May-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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