Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1293
Tipo documento: Dissertação
Título: A reabilitação urbana como proposta de proteção do patrimônio edificado no Centro Histórico de Cuiabá – MT
Outros títulos: Proposta de reabilitação do patrimônio edificado : estudo sobre os impactos do desenvolvimento desordenado urbano no Centro Histórico em Cuiabá - MT
Autor(es): Elias, Samira
Orientador(a): Garcia Netto, Luiz da Rosa
Membro da Banca: Garcia Netto, Luiz da Rosa
Membro da Banca: Bordest, Suise Monteiro Leon
Membro da Banca: Oliveira, Carlos Edinei de
Membro da Banca: Romancini, Sônia Regina
Resumo : A pesquisa tem como objetivo principal descrever as consequências relacionadas à desenfreada expansão urbanas impostas pela modernidade na cidade de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, sugerindo-se uma proposta de diretrizes direcionada para a reabilitação do centro histórico da cidade como plano de ação e produto final da pesquisa. A discussão se insere na preservação do Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico de Cuiabá tombado pelo IPHAN, para tanto, adotou-se procedimentos metodológicos a partir de estudos sistematizados por meio da Pesquisa Documental, que permitiu uma compreensão mais consistente e justificada que, por sua vez, determinou a proposta de reabilitação e recuperação da área em questão. Foi necessária uma análise mais aprofundada sobre o processo de urbanização da cidade de Cuiabá e seus desmembramentos sobre a área de interesse histórico e cultural da cidade, que teve consequências decorrentes das transformações sucessivas no decorrer, principalmente, da segunda metade do século XX, representando interesses distintos resultantes do embate entre os setores econômico, político e social. A partir do diagnóstico, sugere-se a reabilitação e recuperação da identidade cultural da cidade, que naturalmente agregará valor ao espaço construído e contribuirá para que o centro histórico seja reinserindo no contexto econômico, turístico e cultural para a cidade sede da Copa do Mundo de 2014. A pesquisa sugere novos usos para os edifícios históricos e propõe a reinserção dos espaços públicos dessa área, que estão degradados, como as praças e calçadões, no contexto urbano, com o intuito de reabilitar as áreas centrais, reocupar o centro e revalorizar o patrimônio cultural e identidade da capital.
Resumo em lingua estrangeira: El principal objetivo del estudio es describir las consecuencias relacionadas con la expansión urbana descontrolada impuesta por la modernidad en la ciudad de Cuiabá, capital de Mato Grosso, lo que sugiere una propuesta de directrices dirigidas a la rehabilitación del centro histórico de la ciudad como un plan de acción y producto final del estudio. La discusión es parte de la preservación del conjunto Arquitectónico, Urbano y Paisajístico de Cuiabá protegido por el IPHAN, para esto, hemos adoptado los procedimientos metodológicos de los estudios sistemáticos en el Documento de Investigación, lo que permitió una comprensión más coherente y justificada, que en tiempo, determina la rehabilitación propuesta y la restauración de la zona en cuestión. Se requiere un análisis más profundada de la urbanización de la ciudad de Cuiabá y sus desmembramientos sobre la área de la ciudad histórica y cultural, que tuvo consecuencias en el curso de las sucesivas transformaciones, especialmente en la segunda mitad del siglo XX, en representación de los intereses distintos como resultado de la colisión entre lo económico, político y social. A partir del diagnóstico, se propone la rehabilitación y restauración de la identidad cultural de la ciudad, que por supuesto va a añadir valor al entorno construido y contribuir con el centro histórico está volviendo a entrar en la ciudad turística económica y cultural para acoger la Copa del Mundo de 2014. Las investigaciones sugieren nuevos usos para los edificios históricos y propone la rehabilitación de espacios públicos en esta área, que se degradan, como plazas y paseos, y en el contexto urbano, con el fin de rehabilitar las zonas centrales, volver a ocupar el centro y mejorar el patrimonio cultural y la identidad de la capital.
Palavra-chave: Centro histórico de Cuiabá
Conjunto arquitetônico
Urbanístico e paisagístico de Cuiabá
Reabilitação urbana de Cuiabá
Patrimônio histórico
Palavra-chave em lingua estrangeira: Centro histórico de Cuiabá
Conjunto arquitectónico
Urbano y paisajístico de Cuiabá
Renovación urbana de Cuiabá
Patrimonio histórico
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia
Referência: ELIAS, Samira. A reabilitação urbana como proposta de proteção do patrimônio edificado no Centro Histórico de Cuiabá – MT. 2012. 134 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1293
Data defesa documento: 12-Apr-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – POSGEO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Samira Elias.pdf3.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.