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http://ri.ufmt.br/handle/1/1361
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Quilombo Mata Cavalo : terra, conflito e os caminhos da identidade negra |
Autor(es): | Barcelos, Silvânio Paulo de |
Orientador(a): | Cruz, Marcus Silva da |
Membro da Banca: | Cruz, Marcus Silva da |
Membro da Banca: | Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira |
Membro da Banca: | Moreira, Paulo Roberto Staudt |
Resumo : | A identidade negra na Comunidade de remanescentes do Quilombo Mata Cavalo, localizada no município de Livramento, em Mato Grosso, está ancorada conceitualmente a dois pilares bem definidos: “terra e memória” dos escravos da Sesmaria Boa Vida, seus ancestrais. As terras que foram doadas por D. Anna da Silva Tavares a seus escravos, forros e cativos, em 1883, foram responsáveis pela própria origem desse Quilombo, criando-se um modo de vida baseado nas relações de reciprocidade e trabalho comunal. Reminiscências do imaginário fértil e da herança escrava largamente difundida entre os povos negros na diáspora. Por licença do acaso e da fortuna, já proprietários das terras que bem conheciam, coube-lhes a tarefa maior de expandir seus ideais de liberdade reterritorializando aquele espaço como um lugar de negros, concebido a partir do intercâmbio das memórias e das experiências coletivas. Assentados naquela localidade há mais de cento e vinte anos, os descendentes dos escravos resistem, ainda hoje, à pressão de alguns fazendeiros daquela região pela disputa em torno da sua propriedade. A questão quilombola, surgida a partir da Constituição Federal de 1988, possibilita pelas vias jurídicas acessar novas formas de lutas por suas terras, ao mesmo tempo em que contribui para o surgimento de dissensões internas no Mata Cavalo. Essa alternativa equivale para os que lá permaneceram, enfrentando toda sorte de violência e conflito, a negação de sua própria história. Paradoxalmente, os remanescentes envolvidos diretamente na luta pelas terras, como protagonistas sociais dessa trama singular, também se apropriam do conceito “quilombola” buscando um possível desfecho favorável ao processo jurídico em trâmite na Justiça Federal. Desta forma, em pleno século XXI os integrantes dessa comunidade tradicional lutam pela preservação de uma memória afro-referenciada enquanto sonham conquistar o reconhecimento do seu espaço primordial, um espaço de negro, numa sociedade marcada por interesses difusos e pelo estigma da globalização. |
Resumo em lingua estrangeira: | The specifically black identity in the remnants Comunidade de remanescentes do Quilombo Mata Cavalo, located in the town of Livramento, in Mato Grosso, are anchored conceptually welldefined two pillars: “land and the memory” of Sesmaria Boa Vida slaves, his ancestors. The lands that were donated by D. Anna da Silva Tavares liners to their slaves and captives in 1883 were responsible for their own source of Quilombo, creating a way of live based on relations of reciprocity and communal work, reminiscent of the fertile imagination and the legacy of slavery widespread black people in the diaspora. Why leave to chance and the fortune as owner of the lands they knew well, it was up to than the task of the expanding the higher ideal of freedom reterritorialized that space as a place for black, designed from the exchanged of memories and collectives experiences. Settler in that area to more then one hundred and twenty years, the descendant of slaves to resist, even today, to pressure from farmers in the region by the dispute over its ownership. The question maroon, arising from the Constitution of 1988 provides legal access routes for new ways of fighting for they lands, while contributing to the emergence of internal dissent in the Mata Cavalo. This alternative is equivalent, for those who remained in those lands facing all sorts of violence and the conflict, denial of they own history. Paradoxically, those remaining directly involved in the struggle for lands as protagonists of social weft singular, also appropriated the concept of “maroon” seeking a favorable outcome to the possible legal proceedings underway in the Federal Court. Thus in the XXI century the members of the community traditional fight for the preservation of a memory African-referenced while they dream to win recognition of their primordial, an area of black in a society marked by diffuse interest and the stigma of globalization. |
Palavra-chave: | Terra Identidade negra Tradição Diáspora |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Earth Black identity Tradition Diaspora |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | BARCELOS, Silvânio Paulo de. Quilombo Mata Cavalo: terra, conflito e os caminhos da identidade negra. 2011. 211 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2011. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/1361 |
Data defesa documento: | 5-May-2011 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
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