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Tipo documento: Dissertação
Título: O historiador diante de seu duplo : Ferdinand Adolf Gregorovius e a estética romântica na construção da biografia Lucrecia Bórgia (1874)
Autor(es): Vieira, Jéssika Hingridi Rodrigues
Orientador(a): Rust, Leandro Duarte
Membro da Banca: Rust, Leandro Duarte
Membro da Banca: Lucidio, João Antonio Botelho
Membro da Banca: Guimarães, Marcella Lopes
Membro da Banca: Reis, Anderson Roberti dos
Resumo : Este trabalho trata da escrita historiográfica do historiador alemão Ferdinand Adolf Gregorovius (1821-1891). Conhecido como o “amargo inimigo dos Papas”, Gregorovius possui uma produção historiográfica importante para historiadores sobre o Papado medieval e renascentista. Nesta pesquisa nos debruçamos sobre uma obra especifica, a biografia escrita sobre uma das damas mais polemicas do Renascimento: Lucrecia Bórgia. A biografia em questão tem como título Lucretia Borgia According to Original Documents and Correspondence of Her Day, publicada por Gregorovius em 1874, em alemão. Para compor está dissertação utilizamos ainda outra fonte complementar: os Diários escritos por Gregorovius entre os anos 1852 e 1874. Usamos a edição londrina de George Bell & Sons publicada em 1907, denominada de The Roman Journals of Ferdinand Gregorovius. Desta edição nos valemos principalmente da década de 70 em diante, pois são as anotações que diziam respeito ao exercício da biografia sobre Lucrécia Bórgia. Nossa hipótese de trabalho consiste em propor que esta narrativa é composta por uma simbiose entre a escrita historiográfica e os elementos estéticos da literatura. Sobre esses elementos estéticos presentes na biografia dedicada por Ferdinand Adolf Gregorovius à Lucrécia Bórgia encontramos uma conceituação adequada na teoria sociológica do romance do filosofo húngaro Georg Lukács. Na escrita de Gregorovius identificamos duas categorias estéticas centrais: o conflito entre o indivíduo degradado e a totalidade social, resumindo o mundo de Lucrecia ao Papado, e a caracterização de Lucrecia como uma trajetória social irremediavelmente degradada. Além disso, mostraremos que a dimensão de indivíduo em luta contra a totalidade social e degradação social, atribuídos à Lucrécia Bórgia, pode ser explicada como uma projeção literária da vida do próprio autor, Ferdinand Gregorovius. Ou seja, tendo como fonte principal os diários de Gregorovius, investigaremos o quanto estes aspectos da subjetividade burguesa são composições da própria subjetividade do autor, representada em termos historiográficos na figura da protagonista de sua biografia.
Resumo em lingua estrangeira: This paper discusses about the historiography written by the German historian Ferdinand Adolf Gregorovius (1821-1891). Known as "a bitter enemy of the popes", Gregorovius has an important historical production for historians of the medieval Papacy and Renaissance. In this research we worked through a specific historical work, writing biography of one of the most polemics ladies of the Renaissance: Lucrezia Borgia. The biography in question is entitled Lucrezia Borgia according to Original Documents and Correspondence of Her Day, published in German by Gregorovius in 1874. To compose is dissertation also use other complementary source: the Diaries written by Gregorovius between the years 1852 and 1874. We used the London edition of George Bell & Sons published in 1907, called The Roman Journals of Ferdinand Gregorovius. In this edition we rely primarily from the 70s onwards, as are the notes that were related to the exercise of the biography of Lucrezia Borgia. Our research aims working with the hypothesis that this narrative is composed by a symbiosis between the historiographical writing and aesthetic elements of literature. On these aesthetic elements present in the biography dedicated by Ferdinand Adolf Gregorovius to Lucrezia Bórgia we find an appropriate concept in sociological theory of the novel by the Hungarian philosopher Georg Lukács. In writing Gregorovius we identified two central aesthetic categories: the conflict between the individual and degraded the social totality, summing up the world of Lucrezia to the Papacy, and the characterization of Lucrezia as a hopelessly degraded social trajectory. Furthermore, we show that the size of individual combat against social totality and social degradation, attributed to Lucrezia Borgia, can be explained as a literary projection of the author’s life, Ferdinand Gregorovius. Therefore, considering the main source of daily Gregorovius, we will investigate how these aspects of bourgeois subjectivity are compositions of the author's own subjectivity, represented in historiographical terms in the figure of the protagonist of his biography.
Palavra-chave: Ferdinand Adolf Gregorovius
Lucrécia Bórgia
Estética do romance
Palavra-chave em lingua estrangeira: Ferdinand Adolf Gregorovius
Lucrezia Borgia
Aesthetics of the novel
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Referência: VIEIRA, Jéssika Hingridi Rodrigues. O historiador diante de seu duplo: Ferdinand Adolf Gregorovius e a estética romântica na construção da biografia Lucrecia Bórgia (1874). 2016. 128 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1383
Data defesa documento: 25-Apr-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado

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