Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1502
Tipo documento: Dissertação
Título: Leitura e formação docente : diálogos com professoras no contexto do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC)
Autor(es): Souza, Keila Antônia Barbosa
Orientador(a): Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Rodrigues, Sílvia de Fátima Pilegi
Membro da Banca: Bertoldo, Sandra Regina Franciscatto
Membro da Banca: Mello, Angela Rita Christofolo de
Membro da Banca: Cardoso, Cancionila Janzkovski
Resumo : Esta investigação vincula-se ao Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Instituto de Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Rondonópolis, (PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT), na linha de pesquisa Linguagens, cultura e construção de conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea. A pesquisa, que tem como tema central a leitura na formação docente, foi realizada com três perfis de professoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa em Mato Grosso (PNAICMT): Professores Formadores (PF), Orientadores de Estudo (OE) e Professores Alfabetizadores (PA). O estudo é de cunho qualitativo com enfoque no estudo de caso. Como técnica e instrumentos de coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada gravada em áudio e transcrita e o questionário impresso. O objetivo que se delineou para esta pesquisa foi analisar se, na formação do PNAIC em Mato Grosso, a leitura se constituiu em instrumento significativo no processo de formação continuada. Neste sentido, procurou responder as seguintes indagações: Na perspectiva das participantes do PNAIC em Mato Grosso, a leitura se constituiu como um instrumento significativo no processo de formação continuada? Na visão dos perfis participantes da pesquisa, quais as relações da leitura na formação continuada com a atividade docente? Como resultado, a investigação revelou que o curso oferecido pelo PNAIC em Mato Grosso contribuiu para o aprimoramento da leitura dos diferentes perfis, pois, de acordo com os dados fornecidos, durante a formação, as docentes se inseriram num processo de conscientização, revisitação e aprimoramento do trabalho com a leitura, o que também despertou o olhar para a importância da formação literária no contexto escolar e do conhecimento que o professor precisa possuir sobre leitura e literatura. Através da disponibilização de materiais didáticos e de obras do acervo pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), o curso proporcionou momentos para se discutir metodologias para o trabalho com a leitura no contexto da formação e fora dele. As análises apontaram, também, que as professoras entrevistadas se denominam como leitoras de textos, livros, artigos, revistas voltadas para as questões pedagógicas, concebendo a leitura como elemento importante para o aprofundamento teórico. Isto posto, a formação continuada do PNAIC, configurou-se como um espaço favorável para o aprimoramento das práticas de leitura do professor.
Resumo em lingua estrangeira: This research is linked to the Literacy and Literacy Research Group (ALFALE), the Graduate Program in Education, the Institute of Human and Social Sciences, Federal University of Mato Grosso –University Campus of Rondonópolis (PPGEdu / CUR / UFMT), in the line of research: Languages, Culture and Knowledge Construction: historical and contemporary perspectives. And it presents results of the research that has as central theme the reading in the teacher training. The research was carried out with three groups of teachers who participated in the National Pact for Literacy in the Right Age in Mato Grosso (PNAIC-MT): teacher educators (PF), study counselors (OE) and literacy teachers (PA).The study is qualitative with a focus on the case study. As technique and instruments of data collection was used the semistructured interview recorded in audio and transcribed and also a printed questionnaire. The aim of this research was to analyze whether, in the formation of the PNAIC in Mato Grosso, reading became a significant tool for continuous training. In this sense, it sought to answer the following questions: From the perspective of the participants of the PNAIC in Mato Grosso, did reading become a significant tool in the process of continuous formation? In the view of the researched teachers, what are the relations of reading in the continuous formation with the teaching activity? As a result, the research revealed that the training offered by the PNAIC in Mato Grosso contributed to the teacher training, since, according to the data provided, during the training they were inserted in a process of awareness, revisit and improvement of the work with the reading, also awakened the look at the importance of literary training in the school context and the knowledge that the teacher needs to have about reading and literature. Through the provision of didactic material and works of the collection by the National Library of the School Program (PNBE), the course provided opportunities to discuss methodologies for working with reading in the training context and beyond. The analyzes also pointed out that the teachers interviewed are called readers of texts, books, articles, journals focused on pedagogical issues, conceiving it as an important element for theoretical deepening. This fact, the continued formation of the PNAIC, was configured as a favorable space for the improvement of the teacher's reading practices.
Palavra-chave: Leitura e formação docente
Pacto nacional pela alfabetização na idade certa
PNAIC
Palavra-chave em lingua estrangeira: Reading and teacher training
National pac for literacy at the rght age
PNAIC
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SOUZA, Keila Antônia Barbosa. Leitura e formação docente: diálogos com professoras no contexto do pacto nacional pela alfabetização na idade certa (PNAIC). 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1502
Data defesa documento: 11-May-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Keila Antônia Barbosa Souza.pdf4.4 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.