Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1705
Tipo documento: Dissertação
Título: Formação do enfermeiro docente na pós-graduação : percepções de egressos de um mestrado acadêmico
Autor(es): Corrêa, Ludmilla Zangali de Mattos
Orientador(a): Santos, Neuci Cunha dos
Membro da Banca: Santos, Neuci Cunha dos
Membro da Banca: Silva, Maria das Graças Martins da
Membro da Banca: Clapis, Maria José
Resumo : A formação do professor do ensino superior, mais especificamente a formação do enfermeiro docente, é a temática central deste estudo. Teve por objetivo analisar a formação de enfermeiros docentes para o ensino superior, segundo a perspectiva de egressos de um mestrado acadêmico em enfermagem. Trata-se de uma pesquisa exploratória descritiva com abordagem qualitativa realizada junto a oito enfermeiros egressos do curso de mestrado acadêmico em Enfermagem de uma Universidade Federal da região centro-oeste do Brasil, das turmas de 2008 e 2009 e atuantes na docência do nível superior. Os dados foram coletados no período de novembro de 2012 a fevereiro de 2013, por meio de entrevista semiestruturada. As entrevistas foram gravadas em áudio e transcritas na íntegra. Os dados obtidos foram submetidos à técnica de análise de conteúdo do tipo temático, organizados e sumarizados em tópicos. Esta pesquisa é parte de um projeto matricial submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Júlio Muller, sob o número de protocolo nº 798/CEP-HUJM/10. Os resultados foram organizados em três tópicos: a) Formar para “ser professor” e para ‘ser pesquisador” - percebem essas duas dimensões da formação segundo duas perspectivas: desarticulada e articulada; b) Estratégias curriculares no mestrado acadêmico de enfermagem – refere-se as etapas/fases cumpridas segundo a organização curricular, reportando para as seguintes estruturas previstas no curso: as disciplinas, ao estágio de docência, a participação nas atividades do grupo de pesquisa incluindo as reuniões relacionadas aos projetos de pesquisa e as coorientações de discentes do curso de graduação e c) A dimensão ético-política na formação do enfermeiro docente – aspectos que incluem o exemplo de professores, a formação na relação interpessoal, o estimulo da politicidade, criatividade e postura reflexiva diante da prática. A perspectiva que melhor representa o olhar para a formação de enfermeiros docentes é a de “pesquisadores” e “professores” em uma perspectiva integrada e complementar, com um sentido mais amplo do alcance do curso. A preocupação com a formação estaria fundamentada na intenção de fazer com que prevaleça a visão de que educação não é apenas a transmissão do conhecimento já formulado e que a pesquisa possibilita aos professores, exercerem o trabalho com os alunos, que produzam a formulação de novos conhecimentos ou o questionamento dos já existentes, e que fomente as capacidades relacionadas ao posicionamento diante do conhecimento e a realidade social. A dimensão ético-política da formação do enfermeiro docente mostra que a docência é uma atividade complexa e que exige uma preparação cautelosa para o seu exercício. A sensibilidade ética presente nas falas dos egressos com relação a valores, como compromisso com a aprendizagem do outro, evidenciam que esta formação nem sempre se converte em objetivos, mas que nem por isso pode deixar de ser fomentada tanto no processo de formação de professores, quanto na prática profissional, pois são fenômenos que envolvem a condição humana e valores relacionados ao cuidar, a autonomia e a politicidade no processo de ensino-aprendizagem e a formação de profissionais críticos e reflexivos.
Resumo em lingua estrangeira: Teacher education in higher education , specifically training for school nurses , is the central theme of this study. Aimed to analyze the formation of nursing teachers for higher education from the perspective of graduates from an academic master's degree in nursing. This is a descriptive exploratory qualitative research conducted with eight nurses graduates of the course academic Master's in Nursing from a Federal University of midwestern region of Brazil , the classes of 2008 and 2009 and engaged in teaching in higher level . Data were collected from November 2012 to February 2013, through semi-structured interview. The interviews were audio recorded and transcribed . The data were subjected to the technique of content analysis of the thematic , organized and summarized in type topics . This research is part of a matrix project approved by the Research Ethics Committee of the Julio Muller University Hospital , under the protocol number No. 798/CEP-HUJM/10 . The results were organized into three topics : a) Form to be " teacher " and " being a researcher " - realize these two dimensions of formation from two perspectives : disarticulated and articulated b ) curricular strategies in academic master nursing - refers steps / phases fulfilled according to curriculum organization , reporting to the following structures provided in the course: the disciplines , the stage of teaching , participation in the activities of the research group including meetings related to research projects and coorientações of the course students graduation c ) the ethicalpolitical dimension in the training of teaching nurses - aspects which include the example of teachers , training in interpersonal relationships , the politics stimulation , creativity and reflective attitude to practice. The perspective that best represents the look for the formation of nursing teachers is to " researchers " and " teacher " in an integrated and complementary perspective with a broader sense of the scope of the course . The concern with training would be based on the intention to make prevail the view that education is not only the transmission of already formulated knowledge and research enables teachers to take up work with students who cause the formulation of new knowledge or questioning the existing , and which fosters skills related to the position on knowledge and social reality . The ethical- political dimension of training for school nurses shows that teaching is a complex activity and requires a careful preparation for the exercise . This ethical sensitivity in the speeches of the graduates regarding values such as commitment to learning from each other , show that this training does not always convert into goals , but even so can no longer be promoted both in teacher training process , as in professional practice , they are phenomena that involve human condition and values related to caring, autonomy and political nature in the teaching- learning process and the formation of critical and reflective practitioners .
Palavra-chave: Educação em enfermagem
Pós-graduação em enfermagem
Docente de enfermagem
Palavra-chave em lingua estrangeira: Nursing education
Postgraduate diploma in nursing
Nursing faculty
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Enfermagem (FAEN)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Referência: CORRÊA, Ludmilla Zangali de Mattos. Formação do enfermeiro docente na pós-graduação : percepções de egressos de um mestrado acadêmico. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Enfermagem, Cuiabá, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1705
Data defesa documento: 31-Oct-2013
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FAEN - PPGENF - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2013_Ludmilla Zangali de Mattos Correa.pdf946.06 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.