Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1858
Tipo documento: Dissertação
Título: Petróleo, biocombustíveis, ambiente e desenvolvimento sustentável em Mato Grosso via ensino de Ciências
Autor(es): Paniz, Ademir
Orientador(a): Paulo, Sérgio Roberto de
Coorientador: Gaio, Denilton Carlos
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Gaio, Denilton Carlos
Membro da Banca: Paulo, Iramaia Jorge Cabral de
Membro da Banca: Medeiros, Heitor Queiroz de
Resumo : Há uma crescente conscientizaçãono meio acadêmico da necessidade de uma base de conhecimentos, por parte dos alunos do ensino médio, sobre tópicos relacionados às fontes renováveis de energia, minimização de impactos ambientais e desenvolvimento sustentável. No ensino básico, os livros didáticos tratam os tópicos relacionados à transformação de energia, mais precisamente no estudo do rendimento de máquinas térmicas, sem levar em consideração o impacto ambiental produzido pela queima de combustíveis. Quando tratam sobre o rendimento de máquinas térmicas, os livros didáticos mostram que a energia nãoútil édissipada na forma de calor e, na concepção do aluno, simplesmente desaparecesem maiores consequências. Desenvolveu-se, então, um produto educacional composto de material impresso eoutro em formato digital cujo foco principalsão as fontes de energiae a participaçãodos combustíveis derivados do petróleoe dos biocombustíveis na produção de dióxido de carbono e outros gases que contribuem para oaumento do efeito estufa e outros fenômenos ambientais como a chuva ácida.Esse produto educacional também objetiva a criação e consolidação de uma base de conhecimentos, tendo como principais referencias a Teoria da Aprendizagem Significativa Crítica (TASC) e as Leis da Termodinâmica. São abordados assuntos como produção do etanol e biodiesel, as características principais dos combustíveis como calor de combustão, octanagem e a transformação de energia nos motores ciclo Otto e ciclo Diesel. Por parte dos alunos, espera-se, também, a aprendizagemsobre tópicos relacionados às fontes renováveis de energia, minimização de impactos ambientais e desenvolvimento sustentável, fomentando o surgimento de futuros profissionais competentes para os setores de atividades humanas relacionados aos tópicos mencionados.O produto educacionalestá disponível como material complementar ao livro didático nas aulas de termodinâmica para os professores da Escola Estadual André Avelino Ribeiro, onde o mestrando leciona.Os resultados da avaliação mostraram que o produto educacional tem potencial para contribuirna aprendizagem, que se propõe, sobre os assuntos abrangidosAcredita-se que a melhoria da qualidade de ensino das ciências naturais e, em particular, nos termos tratados neste projeto, muito pode contribuir com a geração futura de profissionais melhor capacitados para desenvolver a produção e utilização de energias renováveis economicamente viáveis para o Estado de Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: The awakening of the necessity of a knowledge basis on topics related to renewable resources of energy is growing in the academy, as on the minimization of the environmental impacts and sustainable development, in the series of secondary level. In the fundamental level, the employed books take into account the topics of energy transformation, specifically related to the efficiency of thermal machines, disregarding the environmental impacts due to the combustible burning. On this subject, the books show that the residual energy is lost as heat dissipation. So, on the point of view of the learners, this king of energy fades away without other consequences. Therefore, in this work, a teaching product was developed, both in press and digital version, focusing in the energy resources and the different kind of fossil and natural combustibles, also in the carbon dioxide production and other gases related to the greenhouse effect and acid rain. This material was constructed on the basis of the Critical Meaningful Learning Theory and the Thermodynamic laws. It was treated subjects as the ethanol and biodiesel production, combustion heat, and the energy transformation in Otto and Diesel motors. It was expected that the students learning lead to the formation of competent professionals on this subjects. The teaching product is available as a complementary material to teachers in the André Avelino Ribeiro State School, local where the author works. The results of this work showed that the material has a good potential to contribute with the meaningful learning of these topics. The author believe that the improvement of the science teaching quality, particularly on the subjects treated in this work, can contribute significantly to the generation of professionals of better profile in order to develop and use kinds of energy more adequate to the MatoGrosso state.
Palavra-chave: Fontes de energia
Máquinas térmicas
Impactos ambientais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Energy resources
Thermal machines
Environmental impacts
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: PANIZ, Ademir. Petróleo, biocombustíveis, ambiente e desenvolvimento sustentável em Mato Grosso via ensino de Ciências. 2012. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1858
Data defesa documento: 18-Dec-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2012_Ademir Paniz.pdf945.25 kBAdobe PDFVer/Abrir
Produto Educacional.pdf5 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.