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Tipo documento: Dissertação
Título: Trilha interpretativa : um processo de reflexão-na-ação do docente de ciências da natureza
Autor(es): Castro, Edward Bertholine de
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Resumo : A relevância do papel do professor e do seu fazer docente é indiscutível no ensino formal, para que nossos jovens exerçam critica e conscientemente sua cidadania, bem como para a promoção de uma formação técnico-científica e cultural significativa... Assim, este trabalho teve como objetivos (1) propiciar o repensar da prática docente. no sentido de construir estratégias pedagógicas que auxiliem os educadores do ensino básico a sensibilizarem seus alunos para as questões socioambientais, orientando seu olhar para o meio onde vivem e interagem cotidianamente; (2) proporcionar o emponderamento dos professores dos princípios norteadores e potencialidades da atividade de aula de campo enquanto estratégia de trabalho coletivo e, portanto, dialógico, o que pode favorecer a implantação do ensino por área de conhecimento previsto nas Orientações Curriculares; (3) Elaborar e montar trilhas interpretativas que possibilitem evidenciar problemas e/ou fenômenos reais por meio de instrumentos adequados ao desenvolvimento de atividades reflexivas e de problematização, a partir dos referenciais teóricos dos componentes curriculares da área de Ciências da Natureza (das disciplinas envolvidas); (4) Resolver os problemas estudados como resultado da articulação entre os dados empíricos coletados com os conceitos teóricos, de forma interdisciplinar. Para tanto, assume-se a linha da pesquisa qualitativa e, dentro desta, a pesquisa-ação foi o condutor do processo de entendimento do problema investigado para possível superação por meio de aplicação de questionário semi estruturado com onze perguntas que envolviam (1) conhecimentos sobre diferenciação do ensino por área do conhecimento e por disciplina (2) atividades interdisciplinares e (3) a relação da gestão administrativa com as atividades pedagógicas. De forma geral, neste processo, percebemos que a maioria das professoras participantes desta pesquisa demonstrou desconhecimento das relações ideológicas com a produção científica e, consequentemente, com a formulação dos currículos e programas educacionais de formação. Tal fato foi por mim interpretado como uma visão mais próxima do senso comum na compreensão dos princípios embasadores das Orientações Curriculares do estado de Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: The relevance and the role of teachers and its formal duty is unquestionable to young people engaged in criticism and consciously their citizenship, as well as to the promotion of a scientific, technical training and cultural significance,. This study aimed to provide the rethinking of teaching practice to build pedagogical strategies that help elementary educators to encourage students to socio-environmental issues by guiding their vision of the environment where they live and interact on a daily basis. Another goal was to provide the teachers empowerment, guiding principles, and potentialities of classroom activity, whereas collective field strategy work and therefore, dialogic might facilitate the deployment of education by the knowledge area and curriculum guidelines. To achieve it, we used qualitative research, and the action-research was the responsible of the process of understanding the investigated problem for possible improvement through the application of a questionnaire semistructured with nine questions involving (1) knowledge on teaching differences by area of knowledge and by discipline (2) interdisciplinary activities and (3) the connection of administrative management with pedagogical activities. In general, we realized that most of participating teachers in this study demonstrated ignorance of ideological relations regarding scientific production and, consequently, with the formulation of curriculum and educational programs, training, were in fact interpreted as a closer view of common sense in understanding the basic principles of curriculum guidelines in Mato Grosso state.
Palavra-chave: Pensamento crítico-reflexivo
Ensino de ciências
Área de conhecimento
Palavra-chave em lingua estrangeira: Critical thinking-reflective
Scientific education
Educational knowledge area
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: CASTRO, Edward Bertholine de. Trilha interpretativa: um processo de reflexão-na-ação do docente de ciências da natureza. 2012. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1861
Data defesa documento: 27-Jul-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

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