Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/1870
Tipo documento: Dissertação
Título: Paródia : uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia
Autor(es): Silva, Marcelo Luiz da
Orientador(a): Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Paulo, Sérgio Roberto de
Membro da Banca: Toigo, Adriana Marques
Membro da Banca: Curvo, Eduardo Augusto Campos
Resumo : Este trabalho investigou a viabilidade da utilização de paródias como uma ferramenta metodológica para o ensino de ciências. Para tal foram selecionadas duas turmas do 1°Ano do Ensino Médio de uma escola particular do Município de Alta Floresta – MT. Trata-se de uma pesquisa qualitativa onde as teorias de aprendizagem significativa e significativa crítica serviram como suporte teórico. Os alunos foram divididos em grupos e as aulas tiveram a duração de aproximadamente um mês onde os mesmos eram incentivados a consultar outros materiais além do seu livro texto para a produção das paródias. Durante esse processo o professor transitava pelos grupos conversando sobre os conceitos e debatendo as dúvidas apresentadas. Os alunos foram avaliados através de provas discursivas antes do inicio da pesquisa, ao final das aulas e no ano seguinte, além de realizarem uma entrevista em grupo. Foi nítida a motivação dos alunos para realização das atividades propostas e observou-se um grande empenho dos mesmos durante as apresentações. De maneira geral, os alunos apresentaram uma evolução conceitual e assimilação significativa de novos conceitos, demonstrando que a ferramenta atende aos propósitos desejados.
Resumo em lingua estrangeira: This study investigated whether it was feasible to stimulate parodies as a methodological tool for science teaching. Two classes of first year of high school from a private school in Alta Floresta – MT were selected for this task. This is a qualitative research where theories of meaningful learning served as theoretical support. Students were divided into groups and classes lasted about a month. They were encouraged to consult other materials beyond their textbook for producing parodies. During this process the teacher transited by groups discussing and debating these concepts. The learners discovered information through problem solving. Students were evaluated through discursive evidence before the beginning of the research and during the school year. They also conducted a group interview. It was clear the students' motivation to carry out the proposed activities and there was a large commitment of them during the presentations. Overall, students showed a significant evolution and assimilation of new concepts, demonstrating that the tool was efficient for the purposes intended.
Palavra-chave: .
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais
Referência: SILVA, Marcelo Luiz da. Paródia: uma estratégia metodológica no ensino de física sobre trabalho e energia. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/1870
Data defesa documento: 13-Oct-2012
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produto_Profmarceloluizdasilva.pdf7.02 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2012_Marcelo Luiz da Silva.pdf1.34 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.