Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2229
Tipo documento: Tese
Título: A infância e sua escolarização nas páginas dos jornais cuiabanos (1910-1930)
Autor(es): Silva, Marijâne Silveira da
Orientador(a): Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Sá, Elizabeth Figueiredo de
Membro da Banca: Amâncio, Lázara Nanci de Barros
Membro da Banca: Siqueira, Elizabeth Madureira
Membro da Banca: Chaloba, Rosa Fatima de Souza
Membro da Banca: Biccas, Maurilane de Souza
Resumo : A presente tese busca analisar algumas representações da escolarização da infância materializadas nos jornais cuiabanos, por meio do jogo de escalas (REVEL, 1998) e da articulação do local com o global. Teve como objetivo examinar como a instrução primária foi retratada pela imprensa cuiabana, procurando perceber de que maneira os jornais de diferentes matrizes político-ideológicos debateram as temáticas referentes à instrução primária, bem como contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a história da educação mato-grossense. O recorte temporal tem como balizas duas reformas regulamentadas no período e que provocaram mudanças significativas na instrução primária estadual, a primeira, pelo Decreto n. 265, datado de 22 de outubro de 1910, e a outra instituída pelo Decreto n. 759, de 22 de abril de 1927. A pesquisa foi direcionada pelas seguintes questões: como a instrução primária foi retratada pela imprensa cuiabana durante as três décadas iniciais do século XX? Quais as representações de infância/criança estampadas na imprensa cuiabana? A metodologia de pesquisa, de abordagem histórica, primou pela localização, levantamento, reunião, seleção e análise de fontes documentais pertinentes ao objeto de pesquisa e ao contexto em que ele se situou. O levantamento dos jornais publicados no período em questão foi realizado nos acervos da capital de Mato Grosso – Cuiabá, junto ao Arquivo Público de Mato Grosso (APMT), à Casa Barão de Melgaço (CBM), no Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional, da Universidade Federal de Mato Grosso (NDIHR/UFMT), e no acervo on line da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional (RJ). Para a análise, elegeu-se a infância e sua escolarização pela ótica dos jornais cuiabanos como fio condutor. A análise dos documentos foi realizada com base nos textos de Roger Chartier (1990; 2002) ricos em subsídios acerca do conceito de representações, ancorado nos pressupostos da História Cultural. Ressalto, no entanto, que a pesquisa não se constitui numa história da imprensa, mas buscou contribuir para a escrita de uma história do ensino primário. Os artigos estampados nos jornais foram articulados com um conjunto variado de fontes, como legislação, relatórios, mensagens, livros ata etc. A imprensa é vista, então, enquanto espaço importante de circulação de ideias e de afirmação de posicionamentos. A partir da inventariação sistemática de notícias, informações e artigos publicados nos jornais de Cuiabá, constatou-se que os discursos educacionais se apresentaram sob diferentes formatos, a saber, crônicas, poemas, propagandas, artigos, dentre outros. É possível perceber nas páginas dos jornais impressos o registro do que acontecia diariamente. Ao narrar os acontecimentos, o impresso jornalístico deixou transparecer a imagem que se tinha das crianças e de sua escolarização, bem como o ideário que permeava o período. Enquanto educador do social, os jornais que circularam na sociedade da época faziam com que seus leitores formassem conceitos acerca do papel do professor, da escola, da criança e dos alunos. Reconstituir ou (re) escrever a história da instrução primária mato-grossense pela ótica dos jornais cuiabanos possibilitou revelar aspectos da sociedade não identificados nas fontes oficiais escritas, portanto, o uso do jornal é considerado uma fonte histórica relevante que contribui para o enriquecimento de estudos acerca da história da educação regional e, quiçá, nacional.
Resumo em lingua estrangeira: This thesis aims to analyze some childhood education representations materialized in newspapers from Cuiabá, through the game of scales (REVEL, 1998) and the articulation of local and global. The objective was to examine how primary school was portrayed by Cuiabá’s press, trying to realize how newspapers of different political and ideological matrices discussed the issues related to primary education, and contribute to the expansion of knowledge about the history of education in Mato Grosso. The time frame has as landmarks two reforms regulated in the period, and that caused significant changes in primary education of the state: the first by Decree No. 265, dated October 22, 1910, and the other established by Decree No. 759, of April 22, 1927. The research was directed by the following questions: how was primary school portrayed by Cuiabá’s press during the first three decades of the twentieth century? What were the childhood/child representations stamped in Cuiabá’s press? The research methodology, of historical approach, prioritized the location, survey, gathering, selection and analysis of documentary sources, relevant to the research subject and to the context in which it stood. For the analysis, it was elected childhood and its education from the perspective of Cuiabá’s newspapers as a guide. I emphasize, however, that the research does not constitute in a history of the press, but sought to contribute to writing a history of primary education. The articles printed on the newspapers were articulated with a wide range of sources such as legislation, reports, messages, minutes books, etc. On the privileged period, the journalistic production of some journals was born and disappeared swiftly, reaching over a hundred newspapers running across the state. The press is seen, then, as an important space for the circulation of ideas and affirmation of positions. The survey of papers published in the period concerned was held in the collections of the capital of Mato Grosso - Cuiabá, together with the Public Archives of Mato Grosso (APMT), the Barão de Melgaço House (CBM), the Regional Historical Documentation and Information Center of the Federal University of Mato Grosso (NDIHR / UFMT), and online assets from the Digital Newspaper Library of the National Library (RJ). The analysis of the documents was based on texts of Roger Chartier (1990; 2002) rich in subsidies about the concept of representations, anchored on the assumptions of Cultural History. From the systematic inventory of news, information and articles published in newspapers of Cuiabá, it was found that the educational discourses were presented in different formats, namely, chronicles, poems, advertisements, articles, among others. It is possible to see on the pages of printed newspapers the record of what happened daily. In relating the events, the printed newspaper hinted the image people had of children and their education, as well as the ideas that permeated the period. As a social educator, the newspapers that circulated in society at that time got its readers to form concepts about the role of the teacher, of school, of children and of students. Reconstruct or (re) write the history of Mato Grosso’s primary education from the perspective of Cuiabá’s newspapers allowed to reveal aspects of society that were not identified in the official written sources, so the newspaper's use is considered an important historical source that contributes to the enrichment of studies about the history of regional education and, perhaps, national.
Palavra-chave: Educação
Mato Grosso
Imprensa cuiabana
Infância
Representações
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Mato Grosso
Cuiabá’s press
Childhood
Representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Marijâne Silveira da. A infância e sua escolarização nas páginas dos jornais cuiabanos (1910-1930). 2015. 188 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2229
Data defesa documento: 17-Jun-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE_2015_Marijâne Silveira da Silva.pdf3.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.