Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2362
Tipo documento: Dissertação
Título: Uma proposta para o uso do software Winplot no ensino da Matemática para estudantes do ensino médio do IFMT, campus Cuiabá
Autor(es): Pereira, Willian de Souza
Orientador(a): Diniz, Geraldo Lúcio
Membro da Banca: Diniz, Geraldo Lúcio
Membro da Banca: Krindges, André
Membro da Banca: Nascimento, Edgar
Resumo : Esta dissertação tem como objetivo principal a apresentação do software Winplot, como uma ferramenta didática facilitadora na compreensão de conteúdos matemáticos, especificamente, a abordagem de gráficos bidimensionais. Para instrumentalizar este estudo, construiu-se o referencial teórico pautado pelo estado da arte das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) aplicadas nas aulas de Matemática, e as reflexões contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Medio. Para alcançar os objetivos propostos, construíram-se atividades didáticas mediadas pelo software Winplot, direcionadas a geração das figuras de gráficos bidimensionais para duas turmas de alunos do 2º ano do Ensino Medio do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT). A base essencial da proposição de atividades didáticas de Matemática para os alunos ´e não apenas mostrar a importância do uso do software Winplot como recurso didático na aplicação do conteúdo de funções, mas também, possibilitar aos estudantes novas formas de considerar os conteúdos propostos. Desta forma, favorecendo a oportunidade de acesso a outras possibilidades para o uso do computador associado aos conteúdos matemáticos. Todavia, ´e imprescindível que o professor tenha qualificação necessária para que a construção das atividades didáticas mediadas pelo software Winplot sejam pensadas e construídas em sintonia ao perfil de cada turma. Espera-se que esta dissertação possa gerar mais conhecimentos, ampliar o diálogo entre os educadores de Matemática, notadamente os do IFMT, promovendo reflexões no sentido de criar propostas de Matemática adequadas `as reais necessidades dos alunos.
Resumo em lingua estrangeira: This study has as main aim to present the software Winplot as an educational resource in order to favor the understanding of mathematical contents, more specifically, the bidimensional approach. In order to carry out this study, the theoretical framework was guided by state of the art concerning the ICTs used in the mathematical classes and the reflections included in The Brazilian National Curricular Parameters for High School. In order to achieve the proposed objectives, it was built educational activities mediated by the software Winplot, aimed at charting the figures of bi-dimensional graphics offered for two classes of students of the 2nd year of high school at the Federal Institute of Mato Grosso (IFMT). The main essence of the educational proposal for the students is not only to present the importance of using Winplot software as a teaching resource in the application of the content of the functions, but also, to make possible for the students to experience new ways of considering the use of the computer associated to the proposed activities. However, it is essential that the educators may have necessary qualifications aimed at the construction of educational activities mediated by the software Winplot to be done according to the profile of each class. It is hoped that this dissertation may generate more knowledge, broaden the dialogue between the IFMT Math educators, promoting reflections towards appropriate mathematical proposals aimed at the real needs of students.
Palavra-chave: Educação profissional
Gráfico bidimensional
Atividades didáticas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional education
Bidimensional graphics
Didactic activities
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática - PROFMAT
Referência: PEREIRA, Willian de Souza. Uma proposta para o uso do software Winplot no ensino da Matemática para estudantes do ensino médio do IFMT, campus Cuiabá. 2015. 66 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2362
Data defesa documento: 3-Jul-2015
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - ICET - PROFMAT - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2015_Willian de Souza Pereira.pdf568.89 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.