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Tipo documento: Dissertação
Título: Digoreste : um jogo para aprendizagem de física ambiental na educação básica
Autor(es): Luiz, Acabias Marques
Orientador(a): Gomes, Raphael de Souza Rosa
Membro da Banca: Gomes, Raphael de Souza Rosa
Membro da Banca: Neves, Geraldo Aparecido Rodrigues
Membro da Banca: Azevedo, Lívia Lopes
Resumo : Digoreste é um aplicativo que apoia as aulas das disciplinas de Ciências Naturais, em especial a Física, tratando do Tema Transversal Meio Ambiente. Os estudantes do Ensino Regular e da Educação de Jovens e Adultos, em sua maioria, interagem e querem sempre mais fazer parte do mundo conectado. Os aparelhos que possuem carregam consigo a vantagem de acesso à internet e reprodução de áudios, vídeos, textos e imagens, mas também são capazes de executar programas, como são os jogos. Ensinadas de forma tradicional, as aulas de Física são as que mais encontram dificuldade na interdisciplinaridade proposta pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. No Estado de Mato Grosso, que possui representação de três biomas em seu território e é o motor do agronegócio nacional, a Educação Ambiental se faz urgente. A fim de compreender e estudar as possibilidades, é objetivo desse trabalho o desenvolvimento de um jogo sério com os conceitos da Física Ambiental que esteja alinhado ao currículo da Educação Básica para, assim, poder ser utilizado como ferramenta de apoio às aulas da disciplina de Física. Para isso, tem-se analisadas as relações entre o currículo da e as temáticas ambientais, também verificação de como atualmente a informática é utilizada no contexto de educação ambiental. Apresenta-se um jogo para dispositivos móveis, um artefato que possa servir como meio de intervenção nas turmas escolares. Um dos principais pontos da pesquisa também é a análise dos impactos e consequências, por parte de professores e alunos, da proposta descrita na metodologia.
Resumo em lingua estrangeira: Digoreste is an application that supports the classes of the disciplines of Natural Sciences, in particular the Physics, dealing with the Transversal Theme "Environment". Students of Ensino Regular and Educação de Jovens e Adultos, for the most part, interact and always want to be part of the connected world. The devices they carry have the advantage of internet access and playback of audio, video, text and images, but they are also capable of running programs, such as games. Teaching in a traditional way, the physics classes are the ones that nd more di culty in the interdisciplinarity proposed by the Parâmetros Curriculares Nacionais. In the State of Mato Grosso, which has representation of three biomes in its territory and is the engine of national agribusiness, Environmental Education becomes urgent. In order to understand and study the possibilities, it is the objective of this study to develop a serious game with the concepts of Environmental Physics that is aligned with the Educação Básica curriculum, so that it can be used as a support tool for the classes of the Physics discipline. For this, we have analyzed the relations between the curriculum and environmental themes, as well as verifying how current information technology is used in the context of environmental education. It presents a game for mobile devices, an artifact that can serve as a means of intervention in school classes. One of the main points of the research is also the analysis of the impacts and consequences, in the teachers and the students, of the proposal described in the methodology.
Palavra-chave: Educação
Tecnologia
Meio ambiente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Technology
Environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Física (IF)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Física Ambiental
Referência: LUIZ, Acabias Marques. Digoreste: um jogo para aprendizagem de física ambiental na educação básica. 2018. 82 f. Dissertação (Mestrado em Física Ambiental) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2402
Data defesa documento: 20-Dec-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IF - PPGFA - Dissertações de mestrado

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