Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2408
Tipo documento: Dissertação
Título: Concepções de estudantes da EJA sobre a Serra do Patrimônio/Pontes e Lacerda-MT : saberes necessários à conservação ambiental
Autor(es): Cardoso, Adriele da Silva
Orientador(a): Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Ferreira, Maria Saleti Ferraz Dias
Membro da Banca: Gomes, Giselly Rodrigues das Neves Silva
Resumo : A importância de se ter locais conservados vai além de manter fauna e flora íntegras, mas se configura no valor de proteger os ecossistemas, na vida local e planetária. A manutenção de ambientes naturais, trata-se de como a população se relaciona e interage com esses espaços, como sua casa, seu território, seu quintal. O objetivo geral da pesquisa foi elaborar uma sequência didática investigativa com vistas à conservação ambiental da Serra do Patrimônio em Pontes e Lacerda-MT. Esse local, além de sua função ecológica, serve também como espaço para caminhada e lazer, porém, para que esse ambiente esteja conservado, depende também da relação com os moradores, como eles o percebem e o entendem faz com que cuidem do mesmo ou não. A metodologia teve cunho de pesquisa qualitativa, de pesquisa-ação-participativa e o instrumento de coleta de dados foi um questionário de entrada e saída aplicado aos participantes, estudantes do Ensino Médio do Centro de Educação de Jovens e Adultos, com a intenção de identificar as concepções ambientais sobre o local escolhido para estudo. Os resultados obtidos da participação dos estudantes na sequência didática foram bastante positivos, pode-se observar a interação entre os colegas, o despertar para a responsabilidade, a partilha de experiências, o respeito com o próximo, o compromisso durante a aula de campo e isso foi muito importante durante todo o processo educativo. Na comparação entre os questionários inicial e final, foi possível observar que houve mudanças nas concepções, sendo bem significativas para a pesquisa. Esperamos que os discentes multipliquem esses valores para as famílias, amigos e todos com quem, de uma forma ou outra, tenham contato. Diante disso, espera-se que este trabalho possa contribuir com novas pesquisas e novos conhecimentos.
Resumo em lingua estrangeira: The importance of having conserved places goes beyond keeping fauna and flora intact, but it is configured in the protecting ecosystems value, in local and planetary life. The natural environments maintenance is about how the population relates and interacts with these spaces, such as your home, your territory, your backyard. The research general objective was to develop an investigative didactic sequence with a view to Serra do Patrimônio environmental conservation in Pontes e Lacerda-MT. This place, in addition to its ecological function, also serves as a space for walking and leisure, however, for this environment to be preserved, it also depends on the relationship with the residents, how they perceive and understand it makes them take care of it or not. The methodology had the character of qualitative research, participatory-action research and the data collection instrument was an input and output questionnaire applied to participants, high school students at the Youth and Adult Education Center, with the intention of identifying environmental conceptions about the place chosen for study. The results obtained from the students participation in the investigative didactic sequence were very positive, it can be observed the interaction between the colleagues, the awakening to responsibility, the sharing of experiences, respect for others, commitment during the field class and this was very important throughout the educational process. In the comparison between the initial and final questionnaires, it was possible to observe that there were changes in the conceptions, being quite significant for the research. We hope that students will multiply these values by families, friends and all the people with whom, in one way or another, they have contact. Therefore, it is hoped that this work can contribute with new researches and new knowledges.
Palavra-chave: Educação ambiental
Educação de Jovens e Adultos
Ensino por investigação
Sequência didática
Palavra-chave em lingua estrangeira: Environmental education
Youth and Adult Education
Research teaching
Didactic sequence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: CARDOSO, Adriele da Silva. Concepções de estudantes da EJA sobre a Serra do Patrimônio/Pontes e Lacerda-MT: saberes necessários à conservação ambiental. 2020. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2408
Data defesa documento: 26-Oct-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Adriele da Silva Cardoso.pdf3.76 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_Adriele da Silva Cardoso - Prod. Educacional.pdf1.95 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.