Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2412
Tipo documento: Dissertação
Título: O protagonismo de estudantes do ensino médio para uma educação sexual eficiente e aprazível
Autor(es): Santos, Iana Marassi dos
Orientador(a): Ferreira, Katiane Mara
Coorientador: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Ferreira, Katiane Mara
Membro da Banca: Mansilla, Débora Eriléia Pedrotti
Membro da Banca: Boccatto, Marlene
Resumo : Embora os adolescentes tenham evoluído em aspectos cognitivos e tecnológicos, ainda encontram- se vulneráveis e repletos de anseios em relação à vivência da própria sexualidade, o que nos leva a indagar se aEducação Sexual, quando oferecida em nossas escolas, responde às necessidades de aprendizagem dos estudantes do século XXI? Esta questão motriz originouse de momentos de discussão com estudantes da rede pública de ensino. O objetivo geral desta pesquisa propõe o desenvolvimento de uma Educação Sexual inovadora, ancorada em elementos dos métodos da aprendizagem ativa, tendo o aluno no papel de protagonista do seu processo educacional. Este estudo foi organizado em seis momentos e desenvolveu-se em uma escola pública na cidade de Várzea Grande – MT, com estudantes do 2º ano do Ensino Médio. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa com abordagem investigativa, fundamentada na ABProj - Aprendizagem Baseada em Projetos, alicerçada na aprendizagem colaborativa e no uso das TDIC. Iniciamos com a problematização, empregando a roda de conversa seguida da construção das hipóteses pelos estudantes com a aplicação da técnica de tempestade de ideias (brainstorming), para as chamadas “reuniões de foco investigativo”, com o propósito de investigar possíveis resoluções as questões levantadas pelos estudantes e futuro compartilhamento com outros jovens. A coleta de dados se deu por meio da aplicação de questionários e observações in loco. Com o presente trabalho observamos que a abordagem investigativa associada aos métodos ativos, desperta o interesse, a criatividade e o compartilhamento de saberes com outros colegas, bem como potencializa o uso de suas habilidades, o que nesta pesquisa resultou na produção autoral de páginas no Instagram e na criação do aplicativo educacional Educasex. Desse modoconcluímos que protagonizar suas potencialidades e ouvi-los por meio da aplicação de práticas pedagógicas desafiadoras são elementoseficazes na aprendizagem significativa para professores e estudantes.
Resumo em lingua estrangeira: Does Sexual Education when offered in our schools respond to the 21st century students learning needs? Although adolescents have evolved in cognitive and technological aspects, they are still vulnerable and full of anxieties in relation to experiencing their own sexuality. This research general objective proposes an innovative Sexual Education anchored in active learning methods elements, with the student in the protagonist role of their educational process. This study was organized in six moments and was developed in a public school in Várzea Grande city - MT, with the 2nd year students of High School. The research is characterized as qualitative with an investigative approach, based on the Project Based Learning, consolidated on collaborative learning and the DICT use. It started with the problematization, using conversation circles and the brainstorming technique, followed by the hypotheses construction by the students, for the so-called “investigative focus meetings”, with the purpose of investigating possible resolutions to the questions raised by students and the future sharing with other young people. Data collection took place through the questionnaires application and on-site observations. With the present work it was observed that the investigative approach associated with active teaching methods arouses interest, creativity and the knowledge sharing with other colleagues, as well as enhancing the use of their skills, which in this research resulted in the authorial pages on Instagram production and the Educasex educational app creation. Thus, it was possible to conclude that giving students a voice, listening to them and stimulating their potential through the challenging pedagogical practices application are potent elements for the learning to be beyond efficient, pleasant and meaningful to teachers and students.
Palavra-chave: Ensino
Métodos ativos
Biologia
Sexualidade
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teaching
Active methods
Biology
Sexuality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: SANTOS, Iana Marassi dos. O protagonismo de estudantes do ensino médio para uma educação sexual eficiente e aprazível. 2020. 78 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2412
Data defesa documento: 2-Oct-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

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