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http://ri.ufmt.br/handle/1/2414
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Expressão gênica, pré-requisito para o ensino de genética : dificuldades e soluções |
Autor(es): | Costa, Marivalter Gomes |
Orientador(a): | Ferreira, Daniela Cristina |
Membro da Banca: | Ferreira, Daniela Cristina |
Membro da Banca: | Cerqueira, Lenícy Lucas de Miranda |
Membro da Banca: | Morelli, Karina Alessandra |
Resumo : | O sucesso do estudo de Genética Mendeliana no ensino médio depende necessariamente de uma boa fundamentação dos seus conceitos iniciais. Por sua vez, para ocorrer a compreensão significativa desses conceitos, faz-se necessário atrelá-los aos assuntos relacionados à Genética Molecular, como a estrutura do material genético e sua expressão. O estudo compartilhado das duas áreas, e com o uso de animações de Genética Molecular, representa uma importante estratégia de intervenção pedagógica, no sentido de tornar esses conceitos menos abstratos e mais palpáveis aos alunos. Este trabalho objetiva analisar a eficiência do estudo compartilhado, assim como testar a eficácia do uso de animações de replicação e tradução gênica para melhor entendimento de conceitos como gene, genótipo e fenótipo. Foi elaborado como produto educacional, um catálogo contendo animações e sugestões de como promover o atrelamento entre os conceitos das duas áreas. O trabalho teve abordagem qualitativa e quantitativa e foi desenvolvido em uma escola pública de Primavera do Leste - MT, com 98 alunos das 3ª séries do EM. Promoveu-se, primeiro, uma análise de livros didáticos a respeito da estruturação e ordenação dos assuntos de Genética, o que revelou um distanciamento no estudo das duas áreas. Por meio de três testes de desempenho acerca dos conceitos básicos de Genética, após o seu estudo isolado, estudo compartilhado e esse com o uso de animações, notou-se ganho gradativo na assimilação dos conceitos básicos da Genética Mendeliana. Os dados obtidos mostram a importância da estruturação dos pré-requisitos para a ancoragem dos novos conhecimentos, no caso, os conceitos genéticos, tornando-os mais compreensíveis e, por conseguinte, atenuando o insucesso observado nas escolas públicas no ensino de Genética Mendeliana. |
Resumo em lingua estrangeira: | The success of the study of Mendelian Genetics in high school, necessarily depends on a good foundation of its initial concepts. In turn, for a meaningful understanding of these concepts, it is necessary to link them to issues related to Molecular Genetics, such as the structure of genetic material and its expression. The shared study of the two areas, and using Molecular Genetic animations, represents an important pedagogical intervention strategy, in the sense of making these concepts less abstract and more palpable to students. This work aims to analyze the effectiveness of the shared study, as well as to test the effectiveness of using replication animations and gene translation to better understand concepts such as gene, genotype and phenotype. A catalog containing animations and suggestions on how to link the concepts of the two areas was developed as an educational product. The work had a qualitative and quantitative approach and took place in a public school in Primavera do Leste, MT, with 98 students from the 3rd grades of EM. First, an analysis of didactic books was carried out, regarding the structuring and ordering of the subjects of Genetics. Through three performance tests on the basic concepts of Genetics, after its isolated study, shared study and this with the use of animations. The analysis of the books also revealed a distance from the study of the two areas. With the shared study and, later with the use of animations, it provided gain in the use of the understanding of the basic concepts of Mendelian Genetics. The data obtained show the importance of structuring the prerequisites for anchoring new knowledge, in this case, the genetic concepts, making them more understandable and, consequently, attenuating the failure observed in public schools in the teaching of Genetics. |
Palavra-chave: | Material genético Fenótipo Livros didáticos Animações |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Genetic material Phenotype Didatic books Animations |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Biociências (IB) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO |
Referência: | COSTA, Marivalter Gomes. Expressão gênica, pré-requisito para o ensino de genética: dificuldades e soluções. 2020. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2414 |
Data defesa documento: | 23-Oct-2020 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado |
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