Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2416
Tipo documento: Dissertação
Título: Aprendizagem investigativa sobre a dengue empregando a educação STEAM e métodos ativos no ensino médio
Autor(es): Santos, Patrícia Alves dos
Orientador(a): Hardoim, Edna Lopes
Coorientador: Miyazaki, Rosina Djunko
Membro da Banca: Hardoim, Edna Lopes
Membro da Banca: Miyazaki, Rosina Djunko
Membro da Banca: Reis Júnior, Leandro Passarinho
Membro da Banca: Pacheco, Zaryf Araji Dahroug
Resumo : Atualmente, o Ensino por Investigação constitui-se em uma abordagem de ensino com estratégia pedagógica para a aprendizagem de conceitos, estabelecimento de relações de causa e efeito, realização de trabalho colaborativo, que favorece o desenvolvimento do poder de argumentação dos sujeitos e uma visão mais autêntica do que é fazer ciência. Diante dessa constatação, trazemos como questão central da pesquisa se “O Método de Aprendizagem Ativa permite o protagonismo juvenil com vistas à redução do número de casos e prevenção da Dengue?”. Essa pesquisa teve como objetivos desenvolver habilidades, como o pensamento crítico e a capacidade de resolução de problemas, preparando cidadãos para os desafios do futuro. Nesse sentindo, na presente pesquisa utilizamos métodos ativos alternativos, integrando campos do saber que formam a Educação Integrativa STEAM, um acrônimo para as áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Tal modelo é considerado uma proposta didática integrada que possibilita o desenvolvimento de uma metodologia baseada em projetos, trazendo a proposta de aprendizagem colaborativa empregando a temática Dengue. O percurso metodológico consistiu em um pré-teste e, após a aplicação da sequência didática investigativa, pós-teste para verificar se houve avanços no processo de aprendizagem dos alunos colaboradores desta pesquisa, Os resultados apontam que houve motivação do aluno em participar das práticas investigativas e discussões sobre a temática, bem como esses demonstraram em suas respostas o incremento do conhecimento ao final da Sequência Didática Investigativa (SDI) e, fortaleceram habilidades e competências ao empregarmos a abordagem STEAM, tão necessárias ao seu desenvolvimento intelectual e sócio emocional em nossa sociedade.
Resumo em lingua estrangeira: Currently, Teaching by Investigation is a teaching approach with a strategy for learning concepts, establishing cause and effect relationships, carrying out collaborative work that favors the development of the subjects' power of argument and a more authentic view than is doing science. In view of this finding, we bring as a central question of the research whether “Does the Active Learning method allow youth protagonism with a view to reducing the number of cases and preventing Dengue?”. The objective is to develop skills, such as critical thinking and problem solving capacity, preparing citizens for the challenges of the future. In this sense, the present research used alternative active methods, integrating fields of knowledge that form the teaching model STEAM, an acronym for the areas of Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics. Such a model is considered an integrated didactic proposal that allows the development of a methodology based on projects, bringing the proposal of collaborative learning using the theme Dengue. The methodological path consisted of a pre-test and, after the application of the investigative didactic sequence, a post-test to verify if there were advances in the learning process of the students collaborating in this research, which aims, in general, to evaluate the influence of the method of active learning in the students' cognitive process, as well as contributing to behavioral changes that have an impact on their personal lives and on the quality of life of the community. The results show that there was motivation of the student to participate in investigative practices and discussions on the theme, as well as these in their responses showed the increase of knowledge at the end of the Investigative Didactic Sequence (SDI) and, strengthened skills and competences when using the STEAM approach, so necessary for their intellectual and socio-emotional development in our society.
Palavra-chave: Sequência didática investigativa
Métodos de aprendizagem ativa
Abordagem STEAM
Palavra-chave em lingua estrangeira: Investigative didactic sequence
Active learning methods
STEAM approach
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Biociências (IB)
Programa: Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional - PROFBIO
Referência: SANTOS, Patrícia Alves dos. Aprendizagem investigativa sobre a dengue empregando a educação STEAM e métodos ativos no ensino médio. 2020. 83 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Biociências, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2416
Data defesa documento: 22-Oct-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – IB – PROFBIO – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2020_Patrícia Alves dos Santos.pdf2 MBAdobe PDFVer/Abrir
DISS_2020_Patrícia Alves dos Santos - Prod. Educacional.pdf891.62 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.