Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2514
Tipo documento: Dissertação
Título: Infância, corpo, educação e cibercultura : crianças e a produção de imagens nas redes sociais
Autor(es): Zequetto, Antonio Cleber
Orientador(a): Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Salgado, Raquel Gonçalves
Membro da Banca: Mariano, Carmem Lúcia Sussel
Membro da Banca: Pereira, Rita Marisa Ribes
Resumo : As profundas mudanças culturais na sociedade afetam, sobretudo desde a última década, os modos como os sujeitos aprendem, se relacionam e se constituem. Esse contínuo crescimento dos recursos tecnológicos concorre para que novos conhecimentos sejam produzidos com o acesso à internet. Com esse avanço digital, o ambiente relacional da criança se redefine constantemente. Nesta direção, esta pesquisa, desenvolvida no âmbito da linha de pesquisa “Infância, Juventude e Cultura Contemporânea: direitos, políticas e diversidade” e do Grupo de Pesquisa “Infância, Juventude e Cultura Contemporânea” (GEIJC), tem como temática central a infância e o lugar social da criança no contexto das tecnologias digitais. Seu objetivo principal é analisar os discursos de um grupo de crianças, com idades entre 8 e 13 anos, sobre as imagens publicadas na plataforma virtual e produzidos em rodas de conversas com foco nessa temática, ocorridas no contexto escolar. Adotou-se como metodologia a pesquisa intervenção ao tomarmos como ponto de partida a alteridade instaurada na relação entre crianças e adultos. O referencial teórico-metodológico está embasado nos conceitos de dialogismo e alteridade de Mikhail Bakhtin, que permitem a compreensão da linguagem como um processo dinâmico de interlocução e produção de sentidos. As novas configurações no contexto da cibercultura, bem como os sentidos, os conhecimentos e as práticas sociais que as crianças constroem ao se relacionarem com as mídias digitais, são o foco desta pesquisa. Com base nas análises dos discursos das crianças participantes da pesquisa e nos autores que fundamentam esta investigação, tais como Haraway (1991), Buckingham (2007), Corsaro (2011), Le Breton (2011), Louro (1999), Salgado (2005), entre outros, busca-se analisar e refletir sobre as constituições subjetivas e processos de exterioridade do corpo da criança, a fim de problematizar a convergência dos fenômenos sociais que emergem no contemporâneo, os desafios para uma educação na era digital, bem como as experiências culturais que as crianças compartilham neste atual desenho em que a infância se configura.
Resumo em lingua estrangeira: The deep cultural changes in society affect, especially since the last decade, the ways in which subjects learn, relate and constitute themselves. This continuous growth of technological resources competes for new knowledge to be produced with access to the internet. With this digital advancement, the child's relational environment is constantly being redefined. In this direction, this research, developed as part of the research line "Childhood, Youth and Contemporary Culture: rights, policies and diversity" and the Research Group "Childhood, Youth and Contemporary Culture" (GEIJC) and the social place of the child in the context of digital technologies. Its main objective is to analyze the discourses of a group of children, aged between 8 and 13 years, on the images published on the virtual platform and produced on wheels of conversations focused on this theme, occurring in the school context. Intervention research was adopted as a methodology when we took as a starting point the alterity established in the relationship between children and adults. The theoretical-methodological framework is based on the concepts of dialogism and alterity of Mikhail Bakhtin, which allow the understanding of language as a dynamic process of interlocution and production of meanings. The new configurations in the context of cyberculture, as well as the senses, knowledge and social practices that children construct when they relate to digital media, are the focus of this research. Based on the analyzes of the discourses of the children participating in the research and the authors that base this research, such as Haraway (1991), Buckingham (2007), Corsaro (2011), Le Breton (2011), Louro , among others, seeks to reflect on the subjective constitutions and processes of exteriority of the child's body, in order to problematize the convergence of the social phenomena that emerge in the contemporary, the challenges for an education in the digital age, as well as the cultural experiences that children share in this current design in which childhood is configured.
Palavra-chave: Infância
Corpo
Cibercultura
Redes sociais
Palavra-chave em lingua estrangeira: Childhood
Body
Cyberculture
Social networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: ZEQUETTO, Antonio Cleber. Infância, corpo, educação e cibercultura: crianças e a produção de imagens nas redes sociais. 2018. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2514
Data defesa documento: 16-Feb-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Antonio Cleber Zequetto.pdf1.09 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.