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http://ri.ufmt.br/handle/1/2523
Tipo documento: | Tese |
Título: | A interpretação geométrica dos números imaginários segundo Jean Robert Argand |
Autor(es): | Abido, Alexandre Silva |
Orientador(a): | Otte, Michael Friedrich |
Membro da Banca: | Otte, Michael Friedrich |
Membro da Banca: | Wielewski, Sérgio Antonio |
Membro da Banca: | Wielewski, Gladys Denise |
Membro da Banca: | Campos, Tania Maria Mendonca |
Membro da Banca: | Borges, Marcos Francisco |
Resumo : | Esta pesquisa de doutorado é um estudo histórico-bibliográfico da cognição e da epistemologia da Matemática, abordando a interpretação geométrica dos números imaginários, especialmente a de Jean Robert Argand (17681822), publicada em seu livro Essai sur une manière de representer les quantités imaginaires dans lês constructions géométriques (primeira edição, 1806, e segunda edição, 1874) que culminou na primeira prova rigorosa do importante Teorema Fundamental da Álgebra. Escolhemos esta temática como um modelo de motivação para provar a tese de que as dificuldades de ensinar Matemática, apesar de compartilhar das dificuldades comuns a todas as áreas, residem no caráter e no conhecimento teórico da Matemática, isto é, na falta de uma epistemologia e de uma metacognição adequadas. Nesse sentido, buscamos nos concentrar na noção de conceito teórico e desejamos oferecer uma visão semiótica para abordar problemas de relação entre o concreto e o abstrato, entre o particular e o geral. |
Resumo em lingua estrangeira: | This doctoral research is a historical-bibliographical study of cognition and epistemology of mathematics, focusing on the geometric interpretation of imaginary numbers, especially Jean Robert Argand (17681822), published in his book Essai sur une manière of representer les quantites imaginaires dans readest géométriques constructions (first edition, 1806, and second edition, 1874) which culminated in the first rigorous proof of the Fundamental Theorem of Algebra important. We chose this theme as a model of motivation to prove the thesis that the difficulties of teaching mathematics, despite sharing the difficulties common to all areas, reside in character and theoretical knowledge of mathematics, i.e., in the absence of an adequate epistemology and metacognition. Accordingly, we seek to focus on the notion of theoretical concept and want to offer a vision for addressing problems of semiotic relationship between the concrete and the abstract, between the particular and the general. |
Palavra-chave: | Matemática História da matemática Ensino de matemática Números imaginários |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Mathematic History of mathematics Mathematic teaching Imaginary numbers |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Educação (IE) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Referência: | ABIDO, Alexandre Silva. A interpretação geométrica dos números imaginários segundo Jean Robert Argand. 2012. 165 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2012. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2523 |
Data defesa documento: | 12-Nov-2012 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IE - PPGE - Teses de doutorado |
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