Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2577
Tipo documento: Dissertação
Título: O silêncio do racismo : dinâmica das relações raciais em uma escola pública de Colíder-MT
Autor(es): Silva, Almir Rogério da
Orientador(a): Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Costa, Candida Soares da
Membro da Banca: Santos, Sérgio Pereira dos
Membro da Banca: Silva, Acildo Leite da
Membro da Banca: Silva, Adelmo Carvalho da
Resumo : Esta dissertação, intitulada O silêncio do racismo: dinâmica das relações raciais em uma escola pública de Colíder-MT, teve como objetivo analisar como se dá a dinâmica das relações raciais no espaço escolar, as reconfigurações do racismo que possivelmente sofrem os alunos não brancos no universo escolar em que atuam os sujeitos da pesquisa. Buscou-se analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas na unidade de ensino em relação à Lei nº. 10.639/03 e compreender de que forma o racismo, a discriminação e o preconceito racial estão presentes na trajetória desses alunos. A pesquisa teve como lócus a Escola Estadual André Antônio Maggi, pertencente ao Município de Colíder/MT. Metodologicamente, inseriu-se na abordagem qualitativa, conforme proposto por Minayo (2013) e Denzin e Lincon, (2006), utilizando o método etnográfico escolar, em diálogo com Geertz (2012) e André (2012). Os instrumentos de coleta utilizados foram: observação participante, entrevista semiestruturada e caderno de campo. O Projeto Político-Pedagógico e o Regimento Escolar também se constituíram como fontes de informações. Os colaboradores da pesquisa foram dois coordenadores pedagógicos, duas professoras e dez alunos, no qual analisamos as falas mais pertinente nesse momento. Os principais referenciais teóricos se ampararam em Cavalleiro (2015), Costa (2011), Munanga (2013), Osório (2003), Gomes (1995), Guimarães (1991), Gonçalves (1985), Skidmore (1976), entre outros. Os resultados da pesquisa demonstraram que a dinâmica das relações raciais nessa unidade de ensino se encontra permeada por conflito, embora haja momentos nos quais se manifeste uma relação aparentemente pacífica entre os alunos e os demais profissionais da educação que ali atuam. Ficou evidente que os profissionais da Escola Estadual André Antônio Maggi desenvolvem ações pedagógicas que possibilitam a discussão e o desenvolvimento de atividades que visam trabalhar a dinâmica das relações raciais no cotidiano escolar. No entanto, há de se considerar que tais ações acontecem de forma fragmentada; assim, há necessidade de avançar de forma mais abrangente e contínua sobre a discussão da temática das relações raciais, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/1996. A pesquisa desvelou ainda que, apesar de haver por parte da equipe pedagógica e de alguns professores a negação de que no ambiente escolar em estudo não ocorram práticas discriminatórias e racistas, as narrativas dos alunos demonstram que elas ocorrem de forma implícita e explícita, por meio de brincadeiras e apelidos, ou mesmo nos momentos de conflito entre grupos
Resumo em lingua estrangeira: This dissertation, entitled "The silence of racism: dynamics of racial relations in a public school in Colíder-MT", aimed to understand how the dynamics of racial relations in the school space, the reconfigurations of racism that possibly non-white students in the school universe in which the research subjects. The aim was to analyze the pedagogical practices developed in the teaching unit in relation to Law no. 10.639 / 03 and understand how racism, discrimination and racial prejudice are present in the trajectory of these students. The research had as a locus the André Antônio Maggi State School, belonging to the Municipality of Colíder / MT. Methodologically, it was inserted in the qualitative approach, as proposed by Minayo (2013) and Denzin and Lincon, (2006), using the school ethnographic method, in dialogue with Geertz (2012) and André (2012). The collection instruments used were: participant observation, semi-structured interview and field notebook. The PoliticalPedagogical Project and the School Regiment were also constituted as sources of information. The research collaborators were two pedagogical coordinators, two teachers and ten students. The main theoretical references were supported in Cavalleiro (2015), Costa (2011), Munanga (2013), Osório (2003), Gomes (1995), Guimarães (1991), Gonçalves (1985), Skidmore (1976) among others. The results of the research showed that the dynamics of racial relations in this unit of education is permeated by conflict, although there are moments in which an apparently peaceful relationship between the students and the other education professionals who work there is manifested. It was evident that the professionals of the State School André Antônio Maggi develop pedagogical actions that allow the discussion and the development of activities that aim to work the dynamics of race relations in the school routine. However, it must be considered that such actions happen in a fragmented way; thus, there is a need to advance in a more comprehensive and continuous way on the discussion of the subject of race relations, as determined by the Law of Guidelines and Bases of Education 9.394 / 1996. The research also revealed that although the pedagogical team and some professors deny that in the school environment under study there are no discriminatory and racist practices, the students' narratives show that they occur implicitly and explicitly through of games and nicknames, or even in moments of conflict between groups.
Palavra-chave: Educação
Relações raciais
Racismo
Preconceito
Palavra-chave em lingua estrangeira: Education
Race relations
Racism
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Almir Rogério da. O silêncio do racismo: dinâmica das relações raciais em uma escola pública de Colíder-MT. 2018. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2577
Data defesa documento: 23-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Almir Rogerio da Silva.pdf1.72 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.