Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2615
Tipo documento: Dissertação
Título: Cuidados perioperatórios no contexto do Projeto Acerto em cirurgias bariátricas : realidade e o imaginário de cirurgiões em um hospital de Cuiabá
Autor(es): Marchi, Jacqueline Jéssica de
Orientador(a): Nascimento, José Eduardo de Aguilar Siqueira do
Membro da Banca: Nascimento, José Eduardo de Aguilar Siqueira do
Membro da Banca: Salomão, Alberto Bicudo
Membro da Banca: Sassaki Neto, Paulo Isao
Membro da Banca: Souza, Mardem Machado de
Resumo : Verificar o grau de conhecimento entre cirurgiões, sobre as recomendações do Projeto ACERTO em cirurgia bariátrica, correlacionando o “imaginário” deles, sobre suas prescrições e a “realidade” ocorrida, através de dados de prontuários de seus pacientes. Método: Estudo observacional longitudinal prospectivo e comparativo entre o “imaginário” dos cirurgiões, obtido através de respostas de questionário específico sobre condutas recomendadas pelo projeto Acerto e a análise de dados clínicos “reais” encontrados em prontuários de pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. Foram analisados o tempos de jejum pré- operatório, realimentação precoce, hidratação venosa perioperatória, antibioticoprofilaxia, uso de sondas e drenos, analgesia e profilaxia de náuseas e vômitos. Foram confrontadas respostas de sete cirurgiões e dados de 200 prontuários médicos. Resultados: O projeto Acerto era conhecido por todos os cirurgiões entrevistados. Cinco (72%) responderam que seguiam o protocolo completamente. O tempo mediano de jejum pré operatório, foi maior do que o relatado pelos cirurgiões (p<0,05). Os pacientes receberam realimentação precoce em 96,5% dos casos. O volume mediano de fluidos prescrito nas primeiras 24 horas foi de 4.000ml, e raramente se prescreveu fluidos no 1o dia de PO. Em relação a antibioticoprofilaxia, uso de sondas e drenos, analgesia e prevenção de náuseas e vômitos, não houve diferença entre o respondido e o constatado nos prontuários. Conclusão: o projeto ACERTO é bem conhecido e praticado entre os cirurgiões pesquisados. Houve boa correlação entre o “imaginário“ e a ”realidade” dos cuidados perioperatórios prescritos em pacientes submetidos a cirurgia bariátrica. No entanto, o tempo de jejum pré-operatório foi mais prolongado do que o imaginado pelos cirurgiões pesquisados.
Resumo em lingua estrangeira: .
Palavra-chave: Cirurgia bariátrica
Cuidados perioperatórios
Pesquisa médica translacional
Palavra-chave em lingua estrangeira: .
.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Medicina (FM)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Referência: MARCHI, Jacqueline Jéssica de. Cuidados perioperatórios no contexto do Projeto Acerto em cirurgias bariátricas: realidade e o imaginário de cirurgiões em um hospital de Cuiabá. 2016. 39 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Saúde) - Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Medicina, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2615
Data defesa documento: 30-Nov-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - FM - PPGCS - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Jacqueline Jéssica De Marchi.pdf850.65 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.