Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2643
Tipo documento: Dissertação
Título: Universidade popular comunitária : a importância da comunidade na educação de jovens e adultos
Autor(es): Silva, Loedilza Milicia da
Orientador(a): Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Streck, Danilo Romeu
Resumo : Esta pesquisa surgiu das minhas indagações como professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), quando buscava por metodologias e práticas que atendessem às reais necessidades dos estudantes nessa modalidade. Esses anseios me levaram a conhecer a Universidade Popular Comunitária (UPC), uma forma diferenciada de oferta de educação para adultos em comunidades periféricas da capital cuiabana, entre os anos de 2002 e 2010. Desse modo, a escrita desta dissertação advém da seguinte indagação: como um currículo elaborado a partir da realidade comunitária pode dinamizar o dia a dia na Educação de Jovens e Adultos? Para o desenvolvimento desta pesquisa, tem-se por objetivo geral compreender como as práticas diferenciadas da UPC ajudaram na consolidação de uma identidade que se expressava na construção coletiva, afirmativa e na repercussão de uma comunidade cujo sucesso pedagógico e cultural é de ter construído um currículo vivo, como saída para uma educação popular de referência. Esse objetivo desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: descrever e analisar, a partir da pesquisa bibliográfica e biográfica com artisentis (professoras/professores) e coartisentis (estudantes) da UPC, relacionando o impacto das ações vivenciadas por esses sujeitos em suas vidas; analisar, após roda de conversa e entrevistas com os envolvidos, as contribuições da UPC para o desenvolvimento das comunidades onde existiram os seus campi e demonstrar, por meio de estudos bibliográficos, que o envolvimento entre a escola e a comunidade pode ser uma alternativa viável para atrair e manter os estudantes da EJA. É importante ressaltar também que os produtos criados após cada estudante passar pelos espaços de causação auxiliaram no seu crescimento financeiro, intelectual, profissional e político, contribuindo para o fortalecimento de uma educação popular libertadora. Nesse contexto, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa fenomenológica merleau-pontyana, recorrendo-se, ainda, à pesquisa documental e biográfica. Para tanto, a metodologia da pesquisa se desenvolveu alicerçada em: Lüdke e André, Almeida, Mattos, Silva e Souza, além de diversos documentos oficiais. Quanto à fundamentação teórica, recorreu-se a Freire, Arroyo, Brandão, Boaventura de Souza Santos, Gadotti, além de outros que versam sobre educação popular como: Streck, Carrillo, Gohn e Peruzzo. Quanto à temática sobre comunidade e espaço geográfico, buscou-se subsídios em: Bauman, Boff, Carrillo, Raffestin, Santos, Siqueira e Tönier. Da análise dos dados obtidos, conclui-se que a UPC conseguiu desenvolver uma educação popular relevante com grande êxito para os envolvidos.
Resumo em lingua estrangeira: This research arose from my questions as a teacher of Youth and Adult Education (EJA) when I searched for methodologies and practices that met the real needs of students in this modality. These wishes led me to know the Community Popular University (UPC), a differentiated form of adult education in peripheral communities of the Cuiabana capital, between 2002 and 2010. Thus, the writing of this dissertation comes from the following question: how can a curriculum elaborated from the community reality stimulate the daily life in the Education of Youth and Adults? For the development of this research, the general objective is to understand how the differentiated practices of the UPC helped in the consolidation of an identity that was expressed in the collective, affirmative construction and in the repercussion of a community whose pedagogical and cultural success is to have built a living curriculum, in the way of a popular education of reference. This objective was parted in the following specific objectives: to describe and analyze, from the bibliographic and biographical research with artisentis (teachers) and coartisentis (students) of the UPC, relating the impact of the actions experienced by these subjects in their lives; to analyze, after a conversation round and interviews with those involved, the contributions of the UPC to the development of the communities where their campuses existed; demonstrate, through bibliographic studies, that involvement between the school and the community can be a viable alternative to attract and maintain EJA students. It is also important to emphasize that the products created after each student passes through the spaces of causation, helped in their financial, intellectual, professional, and political growth, contributing to the strengthening of a liberating popular education. In this context, this research has a qualitative phenomenological approach merleau-pontyan, also using documentary and biographical research. Therefore, the research methodology was developed based on Lüdke and André, Almeida, Mattos, Silva and Souza and several official documents. As for the theoretical foundation, Freire, Arroyo, Brandão, Boaventura de Souza Santos, Gadotti, and others that deal with popular education: Streck, Carrillo, Gohn and Peruzzo. Regarding the theme on community and geographical space, subsidies were sought in Bauman, Boff, Carrillo, Raffestin, Santos, Siqueira and Tönier. From the analysis of the data obtained, it is concluded that the UPC was able to develop a relevant popular education with great success for those involved.
Palavra-chave: Educação popular
Educação de jovens e adultos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Popular education
Youth and adult education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: SILVA, Loedilza Milicia da. Universidade popular comunitária: a importância da comunidade na educação de jovens e adultos. 2020. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2020.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2643
Data defesa documento: 10-Dec-2020
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

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