Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2654
Tipo documento: Dissertação
Título: Interpretação dos significados atribuídos à instituição escolar pelo povo Rikbaktsa
Autor(es): Martins, Anderson
Orientador(a): Secchi, Darci
Coorientador: Pacini, Aloir
Membro da Banca: Secchi, Darci
Membro da Banca: Pacini, Aloir
Membro da Banca: Passos, Luiz Augusto
Membro da Banca: Paula, Eunice Dias de
Membro da Banca: Rezende, Maria Aparecida
Resumo : Esta pesquisa oferece uma visão panorâmica acerca da comunidade Rikbaktsa, trazendo à tona alguns aspectos relacionados à sua trajetória escolar, com o intuito de identificar os significados atribuídos por este grupo ao seu processo de escolarização. A fim de cumprir tal propósito, recorremos a vários recursos metodológicos, como a revisão de literatura e a realização de entrevistas junto aos membros daquela comunidade, dirigindo-nos principalmente àqueles que atuam no campo educacional. A primeira parte do nosso trabalho consiste numa breve apresentação do referido povo, descrevendo-o em seus aspectos gerais, tais como: língua, territórios, conflitos interétnicos etc. O segundo capítulo procura investigar como se deu a sua passagem pelo internato de Utiariti e de que modo tal experiência viria a impactar a vida daqueles indivíduos. Na terceira parte da dissertação, procedemos a uma análise de cunho mais "etnográfico", a fim de identificar a forma como a instituição escolar é concebida pelos Rikbaktsa, considerando- se aí as diversas experiências que assinalaram o seu processo de aproximação junto à respectiva proposta de ensino. Em nossas considerações finais, observamos que a escola assumiu diferentes sentidos na vida daquele povo, sendo assimilada inicialmente como um instrumento de homogeneização cultural para se tomar mais recentemente num espaço de afirmação dos seus costumes, valores e saberes tradicionais.
Resumo em lingua estrangeira: This research offers a panoramic view of the Rikbaktsa community, bringing to the fore some aspects related to its school trajectory, in order to identify the meanings attributed by this group to its schooling process. In order to fulfill this purpose, we resort to various methodological resources, such as literature review and interviews with members of that community, targeting primarily those in the educational field. The first part of our work consists of a brief presentation of the said people, describing it in its general aspects, such as: language, territories, inter-ethnic conflicts, etc. The second chapter seeks to investigate how their passage through Utiariti boarding school took place and how such an experience would impact the lives of those individuals. In the third part of the dissertation, we proceed to a more "ethnographic" analysis in order to identify the way the school institution is conceived by the Rikbaktsa, considering whether there the various experiences that marked its process of approximation with the respective proposal of teaching. In our final remarks, we observe that the school has assumed different meanings in the life of that people, being assimilated initially as an instrument of cultural homogenization to be taken more recently in a space of affirmation of their customs, values and traditional knowledge.
Palavra-chave: Escolarização dos Rikbaktsa
Impactos da escola missionária
Processo de ressignificação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Rikbaktsa schooling
Impacts of the missionary school
Ressignification process
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: MARTINS, Anderson. Interpretação dos significados atribuídos à instituição escolar pelo povo Rikbaktsa. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2654
Data defesa documento: 13-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Anderson Martins.pdf1.98 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.