Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2656
Tipo documento: Dissertação
Título: Percepções acerca da linguagem na formação docente do Sistema Socioeducativo de Rondonópolis
Autor(es): Lenhardt, Jordana
Orientador(a): Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Barros, Solange Maria de
Membro da Banca: Jesus, Danie Marcelo de
Membro da Banca: Almeida, Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira
Resumo : Esta pesquisa tem como objetivo promover reflexões acerca dos conceitos de letramento crítico no ensino de línguas, sob a perspectiva emancipatória, em um curso de formação continuada, ofertado no ano de 2015, para professores do Centro Socioeducativo de Rondonópolis-MT. À luz de autores como Janks (2010), que coloca que a língua pode ser usada para diferentes propósitos e que os textos têm efeitos sociais, assim como Papa (2008), que defende que as práticas pedagógicas emancipatórias devem estar conectadas em todas as esferas do contexto social, busquei favorecer a percepção crítica da linguagem para os docentes atuantes na unidade escolar. Nesta pesquisa, analiso entrevistas concedidas pelos professores, nos encontros da formação e nas aulas ministradas após o curso. O estudo é de base qualitativa, com suporte teórico-metodológico da análise crítica do discurso (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003), por meio do significado representacional, da linguística sistêmico-funcional, de Halliday (1994), e das representações de atores sociais de van Leeuwen (1997). Os resultados obtidos apontam que o curso de formação continuada oportunizou percepções acerca da linguagem por parte dos professores da unidade escolar, embora não tenham alcançado uma reflexão mais crítica, bem como disposições para emancipação. O estudo aponta a necessidade de oferta de cursos de formação continuada, sob o viés crítico da linguagem para professores/as, especialmente em contextos de vulnerabilidade social, pois formação dessa natureza pode permitir que práticas discursivas com traços opressores e ideológicos hegemônicos possam ser refletidas, problematizadas e até mesmo desestabilizadas.
Resumo em lingua estrangeira: This research aims to promote some reflection on the concepts of critical literacy applied to language teaching area. The current study, theoretically based on emancipatory perspectives, was undertaken in a teacher education course offered to teachers of the Socioeducational Center, in the city of Rondonópolis-MT, along 2015. Enlighted by authors as Janks (2010), who belives that the language can be used to different purposes and that texts have social effects, as well as by Papa (2008), who defends emancipatory pedagogical practices must be connected to all the spheres of the school context, I worked to favour the critical consciousness of language to those teachers who work in the referred educational unit. The data generated in this study comes basically from interviews with the teachers who took part in the Teacher Education Course, during and after it (in some additional classes). This qualitative reasearch has the theoretical-methodological support of the Critical Discourse Analysis (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999; FAIRCLOUGH, 2003) – through representational meaning categories, according to Systemic-Functional Linguistics by Halliday (1994), and the construct of social actor representation by van Leeuwen (1997). The main outcomes pointed out that the Teacher Education Course provided the teachers of that educational unit with some sort of awareness regarding the language, even though they have not reached a more critical level of reflection, nor enough provisions for emancipation. The study highlights the need of more continuous and regular basis teacher education courses within critical perspectives. Such courses are especially needed in social contexts of vulnerability, as an attempt to allow critical thinking to take place, giving teachers more chances to identify traces of ideology, hegemony or oppression in discourse practices and reflect upon them, aiming those discourses might be critically questioned, problematized, or even deconstructed.
Palavra-chave: Discurso
Letramento crítico
Formação continuada
Socioeducação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Discourse
Critical literacy
Teacher education
Socioeducational center
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Linguagens (IL)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem
Referência: LENHARDT, Jordana. Percepções acerca da linguagem na formação docente do Sistema Socioeducativo de Rondonópolis. 2016. 183 f. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Linguagens, Cuiabá, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2656
Data defesa documento: 9-Dec-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IL - PPGEL - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2016_Jordana Lenhardt.pdf1.59 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.