Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2730
Tipo documento: Dissertação
Título: A influência do pensamento teológico no projeto filosófico inicial de Martin Heidegger
Autor(es): Mendes, Eric Ewans
Orientador(a): Lopes, Wendell Evangelista Soares
Membro da Banca: Lopes, Wendell Evangelista Soares
Membro da Banca: Spezzapria, Mario
Membro da Banca: Mac Dowell, João Augusto Anchieta Amazonas
Resumo : A vida acadêmica de Heidegger começou na teologia, migrando para a filosofia a partir do ano de 1912 e convertendo-se a uma espiritualidade conciliatória (protestantismo livre associado com a preservação de elementos da espiritualidade cristã católica) em 1919. Durante esse tempo, critica a teologia por ter adotado a metafísica para trabalhar o conhecimento de Deus, apresentando um ser supremo e impessoal. As influências de São Paulo, Santo Agostinho, Lutero, Kierkegaard e outros, contribuíram para o desenvolvimento do seu projeto filosófico inicial, que resultou em sua obra mais importante: Ser e Tempo (1927), obra em que é possível notar a extração do pensamento cristão e forte relação estrutural com a interpretação que ele mesmo [Heidegger] faz da vida proto-cristã apresentada por Paulo nas duas Epístolas aos Tessalonicenses. Do mesmo modo, sua analítica do Dasein exerceu forte influência sobre o pensamento teológico católico e protestante e também sobre a filosofia da religião, na pessoa de Bernhard Welte. Na teologia católica, tem as representações de Karl Rahner, Edith Stein e Max Müller. Do lado protestante, Klaus Berger, Wolfhart Pannenberg, Paul Tillich, e Rudolf Bultmann, com quem Heidegger manteve uma relação fraternal e intelectual desde quando se conheceram em Marburg e que durou cinquenta anos, registrado nas correspondências trocadas entre ambos. Essa relação intelectual resultou na adoção da analítica do Dasein de Heidegger por Bultmann em sua teologia existencial, que levou ao método hermenêutico conhecido como Demitologização [Entmythologisierung] e possui a intenção de remover os empecílios mitológicos da Bíblia para a compreensão da verdadeira fé.
Resumo em lingua estrangeira: Heidegger's academic life began in theology, migrating to philosophy from the year 1912 and converting to a conciliatory spirituality (free Protestantism associated with the preservation of elements of Catholic Christian spirituality) in 1919. During this time, he criticizes theology for having adopted metaphysics to work the knowledge of God, presenting a supreme being and impersonal. The influences of St. Paul, St. Augustine, Luther, Kierkegaard, and others contributed to the development of his early philosophical project, which resulted in his most important work: Being and Time (1927), a work in which it is possible to note the extraction of Christian thought and a strong structural relation to the interpretation he himself [Heidegger] makes of the proto-Christian life presented by Paul in the two Epistles to the Thessalonians. In the same way, his analysis of Dasein exerted a strong influence on Catholic and Protestant theological thinking and also on the philosophy of religion, mainly in the person of Bernhard Welte. In Catholic theology, it has the main names are Karl Rahner, Edith Stein and Max Müller. On the Protestant side, Klaus Berger, Wolfhart Pannenberg, Paul Tillich, and Rudolf Bultmann, with whom Heidegger maintained a fraternal and intellectual relationship from the time they met in Marburg, which lasted for fifty years, recorded in the correspondences exchanged between them. This intellectual relation has resulted in the adoption of Heidegger's analysis of Dasein by Bultmann in his existential theology, which led him to the hermeneutic method known as Demythologization [Entmythologisierung], which is intended to remove the mythological concerns of the Bible for the understanding of true faith.
Palavra-chave: Heidegger
Teologia
Ser e Tempo
Palavra-chave em lingua estrangeira: Heidegger
Theology
Being and Time
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Referência: MENDES, Eric Ewans. A influência do pensamento teológico no projeto filosófico inicial de Martin Heidegger. 2018. 139 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2730
Data defesa documento: 24-May-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC – ICHS – PPGFil – Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Eric Ewans Mendes.pdf1.77 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.