Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://ri.ufmt.br/handle/1/2733
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | A história (avaliada) em tela : o uso dos filmes no Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da disciplina de História |
Autor(es): | Gama Neto, Estefanio José da |
Orientador(a): | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Fronza, Marcelo |
Membro da Banca: | Ribeiro, Renilson Rosa |
Membro da Banca: | Souza, Eder Cristiano de |
Resumo : | A presente dissertação investigou como os filmes são trabalhados nas questões do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – na perspectiva da disciplina de História. Sabendo que o ENEM é o principal instrumento avaliativo dos jovens egressos do ensino médio e o maior processo seletivo de candidatos ao ensino superior público. Foi realizada uma breve análise de autores que abordam o filme como documento histórico e também dos principais documentos oficiais como a LDB, os PCN e a recente e contestada BNCC. Como ferramenta fundamental para o levantamento das questões do ENEM, foi utilizada uma plataforma online denominada Super Professor que possui um banco de questões de todas as edições e versões desse Exame. Constatou-se que das mais de 20 edições do ENEM são poucas as questões que utilizam-se do filme como recurso didático, fonte histórica ou narrativa e todas elas pautam-se na pedagogia das competências e não na epistemologia da ciência histórica. |
Resumo em lingua estrangeira: | The dissertation investigated how the movie are worked on question of the ENEM - National Examination of Middle Education - in the perspective of the history subject, knowing that the ENEM it’s the main Evaluation instrument of the young people from middle education graduates, and it´s the biggest selection process of applying for public high education. A brief analysis was accomplished about the authors who approach the film as historical document, and also analyzed official documents like the law LDB, the PCNs and the recent and contested BNCC. As an indispensable tool for the questions’ lifting from ENEM, it was used the on line platform called super teacher that has a questions' database of all editions and versions of this exam. It was found that of the more than 20 editions of ENEM, there are few questions that use movie as a didactic resource, historical source or narrative, and these questions are based on the pedagogy of skills, and not in the epistemology of historical science. |
Palavra-chave: | Educação histórica Cinema Fonte histórica Avaliação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Historical education Movie Historical source Evaluation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Referência: | GAMA NETO, Estefanio José da. A história (avaliada) em tela: o uso dos filmes no Exame Nacional do Ensino Médio na perspectiva da disciplina de História. 2018. 136 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2018. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2733 |
Data defesa documento: | 20-Aug-2018 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - ICHS - PPGHis - Dissertações de mestrado |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISS_2018_ Estefanio José da Gama Neto.pdf | 2.23 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.