Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2835
Tipo documento: Dissertação
Título: Política de formação profissional : o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Mato Grosso
Autor(es): Silva, Gleyson Cezar Leme da
Orientador(a): Santos, Ivanete Rodrigues dos
Membro da Banca: Santos, Ivanete Rodrigues dos
Membro da Banca: Garske, Lindalva Maria Novaes
Membro da Banca: Santos, Catarina de Almeida
Resumo : A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) passou, ao longo dos últimos 15 anos, por grandes transformações decorrentes, principalmente, do aumento nos investimentos, por parte do Governo Federal, nesta área, resultando na criação de novas políticas públicas voltadas especialmente à formação profissional dos jovens estudantes brasileiros. Nesse contexto, nenhuma medida teve maior impacto do que a criação, em 2011, do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como principais objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos desta modalidade de ensino em todo o Brasil. A presente pesquisa tem como objetivo discutir sobre as relações entre Trabalho e Educação presentes nesta Política Pública de Formação Profissional, esclarecendo as principais intenções subjacentes deste Programa, além de descrever como essa política de formação profissional foi iniciada e implementada no estado de Mato Grosso. Tratase de uma pesquisa qualitativa, fundamentada nos pressupostos teóricometodológicos dos autores alinhados à corrente de pensamento marxista, e o procedimento metodológico para sua realização se deu a partir da revisão de literatura, de uma análise documental na perspectiva dialético-materialista, além da aplicação de um questionário a três ofertantes do Programa no estado de Mato Grosso. Tal discussão permitiu observar as contradições incidentes no Programa, além de questionar as reais intenções do mesmo, já que, apesar de possuir um extenso número de ofertantes nas redes públicas e privadas, apresentou uma propensão para que a sua execução fosse realizada, preferencialmente, pela iniciativa privada, constituindo-se, eminentemente, em uma política para atender os interesses do capital.
Resumo em lingua estrangeira: Throughout the last 15 years, the Professional and Technological Education (EFA) has undergone major transformations, mainly due to the increase in investments by the Federal Government in this area, resulting in the creation of new public policies focused especially on vocational training of young Brazilian students. In this context, no measure had greater impact than the creation in 2011 of the National Program for Access to Technical Education and Employment (Pronatec), whose main objectives are to expand, internalize and democratize the provision of courses of this type of education throughout the Brazil. This research aims at discussing the relationship between Work and Education present in this Public Policy of Vocational Training, clarifying the main intentions underlying this Program, as well as describing how this vocational training policy was initiated and implemented in the state of Mato Grosso. It is a qualitative research, based on the theoretical and methodological assumptions of the authors aligned with the current of Marxist thought, and the methodological procedure for its accomplishment was based on the literature review, a documentary analysis in the dialectical-materialist perspective, besides of the application of a questionnaire to three suppliers of the Program in the state of Mato Grosso. This discussion made it possible to observe the contradictions that occurred in the Program, in addition to questioning the real intentions of the program, since, despite having a large number of providers in the public and private networks, it presented a propensity for its execution to be carried out, preferably by the private initiative, constituting, eminently, a policy to meet the interests of capital.
Palavra-chave: Educação profissional e tecnológica.
Pronatec
Trabalho e educação
Política pública de formação profissional
Palavra-chave em lingua estrangeira: Professional and technological education
Pronatec
Work and education
Public policy on vocational training
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação - Rondonópolis
Referência: SILVA, Gleyson Cezar Leme da. Política de formação profissional: o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) em Mato Grosso. 2018. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2835
Data defesa documento: 25-Jun-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEdu - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Gleyson Cezar Leme da Silva.pdf1.73 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.