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Tipo documento: Dissertação
Título: Rede de convencimento : a difusão tecnológica do agronegócio em Mato Grosso
Autor(es): Silva, Edmilson José da
Orientador(a): Monteiro, Jorge Luiz Gomes
Membro da Banca: Monteiro, Jorge Luiz Gomes
Membro da Banca: Sturza, José Adolfo Iriam
Membro da Banca: Bernardes, Júlia Adão
Resumo : Com as políticas desenvolvimentistas ocorridas na década de 1970, o Estado brasileiro passa por uma completa transformação do espaço agrícola no cerrado. A mecanização agrícola aliada ao advento da biotecnologia transforma definitivamente as relações sociais do campo, possibilitando a especialização de regiões e a ascensão do agronegócio. Neste cenário, o estado de Mato Grosso desponta-se como um dos principais produtores de commodities do Brasil. Isso deve-se, sobretudo, à difusão tecnológica em rede por empresas e institutos voltados para a produção de novas tecnologias. O intuito deste trabalho é identificar a formação de uma rede de poder e convencimento vinculada ao agronegócio no estado de Mato Grosso, quais são os principais agentes envolvidos no processo de difusão de novas tecnologias e quais os eventos pontuais voltados à difusão de novas tecnologias com destaque para as estratégias de difusão em rede. Para tanto, realizamos pesquisas in loco em feiras tecnológicas como Farm Show no ano de 2015/2016, eventos técnicos como é hora de plantar da Fundação de Amparo à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso – Fundação-MT e aplicações de questionários em empresas ligadas a produção e difusão de novas tecnologias tais como: Tropical Melhoramento & Genética – TMG, Bayer AG, Monsanto entre outras. A pesquisa contou ainda com a consulta em sites de caráter públicos e privados e análise de dados apoiada pela crítica de material bibliográfico necessário. Neste sentido, identificamos a formação de uma rede de poder voltada ao convencimento via difusão tecnológica dos produtores agrícolas do estado de Mato Grosso e pontuamos as principais estratégias do marketing agrícola utilizadas pelos agentes produtores de novas tecnologias.
Resumo em lingua estrangeira: As development policies occurred in the 1970s, the Brazilian state undergoes a complete transformation of the agricultural space in the cerrado. The agricultural mechanization combined with the advent of biotechnology turns definitely social relations of the field, enabling the specialization of regions and the rise of agribusiness. In this scenario, the State of Mato Grosso stands out as one of the main producers of commodities from Brazil. This is due mainly, above all, to the technological diffusion in network by companies and institutes directed to the production of new technologies. The aim of this study is to identify the formation of a network of power and persuasion linked to agribusiness in the State of Mato Grosso, what are the main actors involved in the process of dissemination of new technologies and which the punctual events aimed the dissemination of new technologies with emphasis on dissemination strategies in the network. For this purpose, we conducted on-site research in technological fairs as a Farm Show in the year 2015/2016, technical events as it's time to plant the Foundation of Support to the Farming Research of Mato Grosso - Fundação-MT and applications of questionnaires in companies linked to the production and diffusion of new technologies such as: Tropical Improvement and Genetics – TMG, Bayer AG, Monsanto among others. The research also counted on the consultation in sites of public and private character and analysis of data backed by the criticism of necessary bibliographical material. In this sense, we identified the formation of a network of power aimed at convincing via technological diffusion of agricultural producers of the State of Mato Grosso and we punctuate the main strategies of the agricultural marketing used by agents producers of new technologies.
Palavra-chave: Agronegócio
Rede de poder
Difusão tecnológica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Agribusiness
Power network
Technological diffusion
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUR - Rondonopólis
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Rondonópolis
Programa: Programa de Pós-Graduação em Geografia – Rondonópolis
Referência: SILVA, Edmilson José da. Rede de convencimento: a difusão tecnológica do agronegócio em Mato Grosso. 2016. 68 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2016.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2954
Data defesa documento: 9-Dec-2016
Aparece na(s) coleção(ções):CUR - ICHS - PPGEO - Dissertações de mestrado

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