Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/2977
Tipo documento: Dissertação
Título: A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos
Autor(es): Rodrigues, Dandara de Freitas
Orientador(a): Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Gomes, Cleomar Ferreira
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Chaves, Iduina Edite Mont Alverne Braun
Resumo : Esta dissertação investiga os enunciados verbais e não verbais em que se desenrolam as tiras de Calvin, Mafalda e Chico Bento. Para isso, foi necessário o levantamento de algumas tirinhas sobre como a escola é retratada e o cotidiano dos personagens e os usos de gêneros textuais das histórias em quadrinhos (HQs). Os personagens são de nacionalidades, posições sociais e ideológicas variados, trazendo assim, algumas diferenças e também semelhanças entre si. As situações em que a escola é retratada foram analisadas de acordo com a análise textual. A investigação evidenciou pelas tiras analisadas nas quais a professora encena com as crianças e seu universo imaginário cultural, que a educação formal não acolhe as experiências e o universo cultural de suas vivências anteriores, quiçá pela maior valorização na balança entre a função de socialização e a de humanização pender para a primeira ou, ainda possa estar na opção de as escolas em oferecer aos alunos o “conhecimento poderoso”
Resumo em lingua estrangeira: This study investigates the verbal and non-verbal statements in which the comics of Calvin, Mafalda and Chico Bento. For this, it was necessary to collect some comic strips about like the school is portrayed and the daily life of the characters and the uses of textual genres. The characters are of varied nationalities, social and ideological positions, thus bringing some differences and also similarities among themselves. The research evidenced that formal education does not welcome the experiences and cultural universe of their previous experiences, perhaps by the greater appreciation in the balance between the function of “socialization” and that of “humanization” fall to the former, or may still be in the schools’ option to offer students “powerful knowledge.”
Palavra-chave: Gêneros textuais
HQs
Educação escolar
Palavra-chave em lingua estrangeira: Textual genres
HQs
Powerful knowledge
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: RODRIGUES, Dandara de Freitas. A escola pela ótica de Calvin, Mafalda e Chico Bento : um estudo das experiências cotidianas dos personagens de histórias em quadrinhos. 2018. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2018.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/2977
Data defesa documento: 22-Mar-2018
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2018_Dandara de Freitas Rodrigues.pdf3.63 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.