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http://ri.ufmt.br/handle/1/2989
Tipo documento: | Dissertação |
Título: | Atividades experimentais como recurso pedagógico ao Ensino de Ciências Naturais e Matemática |
Autor(es): | Catelan, Senilde Solange |
Orientador(a): | Rinaldi, Carlos |
Membro da Banca: | Rinaldi, Carlos |
Membro da Banca: | Barros, Marcelo Paes de |
Membro da Banca: | Mello, Angela Rita Christofolo de |
Resumo : | Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de compreender como as atividades experimentais são utilizadas pelos professores de Ciências Naturais e Matemática. Paralelo a isso, obter respostas a uma inquietação sobre como estes professores utilizam atividades experimentais na construção de conceitos, assim como que visão possuem sobre atividades experimentais. O seu desenvolvimento aconteceu por meio da abordagem qualitativa de modo a detalhar as coletas de informações. Como técnicas utilizou-se entrevista, questionário e a análise dos planejamentos anuais, realizada com sete professores que trabalham as disciplinas de Ciências, Matemática, Biologia, Química e Física da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino, no município de Sinop/MT. A base teórica está pautada na Aprendizagem Significativa de Novak, que apresenta uma conotação humanista, considera evento educativo - neste trabalho denominado atividades experimentais - como uma ação para trocar significados entre aprendiz e professor, considerando os aprendizes como seres humanos que sentem, pensam e agem. Os dados analisados indicam que o uso de atividades experimentais como estratégia de ensino é apontado pelos professores como uma das maneiras de minimizar desafios de ensinar e aprender significativamente. Contudo, a pesquisa evidência que os professores de ciências naturais e matemática pesquisados, realizam poucas atividades experimentais em suas aulas, por outro lado reconhecem que os estudantes, aprendem mais quando realizam este tipo de abordagem. Dentre os motivos apontados pelos professores que dificultam o trabalho com atividades experimentais estão: falta de equipamentos para realizar atividades experimentais; ausência de trabalho coletivo; carência deste tipo de abordagem nos cursos de formação inicial e continuada; falta de local adequado; turmas numerosas; poucas aulas das disciplinas na matriz curricular. Esta pesquisa levanta indícios de que os trabalhos com atividades experimentais propiciam aos professores criarem um contexto em que as mesmas poderiam ser vistas como parte dos caminhos que a Ciência trilha para progredir, incentivando os aprendizes ao gosto pela investigação. |
Resumo em lingua estrangeira: | This research was achieved with the aim to understand how the experimental activities are used by teachers of Natural Sciences and Mathematics. Parallel to this, find answers to a concern about how these teachers use experimental activities in building concepts, as well as, how viewpoint they have about experimental activities. Its development took place through qualitative approach in order to detail the data collection. The techniques used were the interview, the questionnaire and the analysis of the annual plans, achieved with seven teachers who work with the subjects of Sciences, Mathematics, Biology, Chemistry and Physics of the State School Nilza de Oliveira Pipino, in the city of Sinop/MT. The data analysed reveal that the use of experimental activities as a teaching strategy is pointed by teachers as one of the ways to minimize challenges to learning and teaching meaningfully. The theoretical framework is guided in meaningful learning by Novak, who shows a humanistic connotation, he considers an educational event – in this work called experimental activities – as an action to change meanings between the learner and the teacher, in which learners are beings who feel, think and act. The data show that teachers who work with the subjects of Natural Sciences and Mathematics achieve few experimental activities in their classes, showing that learners learn more when they achieve this type of approach. There are also reasons of resistance to these activities, such as lack of equipaments to achieve experimental activities; absence of collective work; lack of this type of approach in initial and continuous professional development courses; lack of appropriate environment; large classes; few lessons of the subject in the curriculum. This research reveals that the work with experimental activities provide to teachers create a context in which the practice could be seen as part of the way that Sciences track to make progress, encouraging learners to get a taste of research. |
Palavra-chave: | Atividades experimentais Ensino de ciências naturais e matemática Formação continuada Aprendizagem significativa |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Experimental activities Teaching of natural sciences and mathematics Continuing education Meaningful learning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Física (IF) |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais |
Referência: | CATELAN, Senilde Solange. Atividades experimentais como recurso pedagógico ao Ensino de Ciências Naturais e Matemática. 2016. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Física, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://ri.ufmt.br/handle/1/2989 |
Data defesa documento: | 2-May-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | CUC - IF - PPGECN - Dissertações de mestrado |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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