Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://ri.ufmt.br/handle/1/3075
Tipo documento: Dissertação
Título: Letramentos digitais críticos : habilidades mobilizadas por estudantes universitários em ambiente virtual de aprendizagem
Autor(es): Trevisan, Daniele
Orientador(a): Maciel, Cristiano
Coorientador: Souza, Terezinha Fernandes Martins de
Membro da Banca: Maciel, Cristiano
Membro da Banca: Souza, Terezinha Fernandes Martins de
Membro da Banca: Oliveira, Bárbara Cortella Pereira de
Membro da Banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Resumo : Nesta pesquisa apresentamos as habilidades de Letramentos Digitais com ênfase em uma perspectiva crítica, apresentando, a partir da interseção das diferentes dimensões dos Letramentos Digitais, o lugar da crítica e a compreensão da mobilização de suas habilidades em contexto educacional. Apresentamos assim, como problema de pesquisa: Qual o lugar da crítica na mobilização das habilidades de letramentos digitais por estudantes em eventos e microeventos desenvolvidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), em disciplinas do ensino superior na Universidade Federal de Mato Grosso? Diante deste questionamento delineou-se o objetivo principal da pesquisa que consiste em compreender os diferentes letramentos mobilizados pelos estudantes nas práticas e eventos de letramentos digitais e qual a contribuição destes para se delinear uma perspectiva crítica dos letramentos digitais. Consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, como método nos inspiramos na Etnografia Virtual (Hine, 2004), desenvolvendo uma pesquisa de cunho etnográfico, tendo em vista que os sujeitos são praticantes culturais e no AVA temos a formação de comunidades virtuais em que as práticas são materializadas e registradas a partir da participação e interações dos estudantes em diversos recursos, entre eles os fóruns, nos quais realizamos a observação nesta pesquisa. Para a produção dos dados foram utilizados como procedimentos: levantamento bibliográfico, revisão sistemática de literatura, análise de documentos, observação das interações realizadas nas atividades realizadas nos fóruns e questionário online. O contexto da pesquisa foi a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá, em que contamos com a participação de estudantes dos cursos de Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, modalidade Semipresencial e Bacharelado em Ciência da Computação, modalidade presencial, que realizaram atividades formativas com o uso do AVA. Os dados da pesquisa nos permitiram delinear as habilidades das dimensões de letramentos digitais e identificar que o lugar da crítica é identificado na interseção das dimensões de letramento digital. Ao identificar e analisar os significados e sentidos atribuídos pelos estudantes em práticas e eventos de Letramentos Digitais nos cursos, em que, por meio das interações no AVA, observou-se que a partir destas interações houve a mobilização das habilidades de interseção das dimensões de letramentos digitais e a mobilização da crítica. Essa mobilização ocorreu de forma diferenciada nos cursos analisados, tendo em vista, o tipo de discussão realizada dentro do evento de letramento, bem como, a mediação realizada no AVA e a temática discutida pelos estudantes.
Resumo em lingua estrangeira: In this research we present the Digital Literacy skills with an emphasis on a critical perspective, presenting, from the intersection of the different dimensions of Digital Literature, the place of criticism and the understanding of the mobilization of their abilities in educational context. Thus, as a research problem: What is the place of criticism in the mobilization of digital literacy skills by students in events and microevents developed in the Virtual Learning Environment (AVA) in higher education disciplines at the Federal University of Mato Grosso? Facing this question, the main objective of the research was to understand the different literatures mobilized by students in the practices and events of digital literacy and what their contribution to delineate a critical perspective of digital literacy. It consists of a qualitative research, as a method we have inspired in Virtual Ethnography (Hine, 2004), developing an ethnographic research, considering that the subjects are cultural practitioners and in the AVA we have the formation of virtual communities in which the practices are materialized and recorded from the participation and interactions of the students in diverse resources, among them the forums, in which we realized the observation in this research. For the production of the data were used as procedures: bibliographical survey, systematic literature review, document analysis, observation of the interactions carried out in the activities carried out in the forums and online questionnaire. The context of the research was the Federal University of Mato Grosso (UFMT), Campus of Cuiabá, in which we counted on the participation of students of the courses of Licenciatura in Pedagogy, distance modality, Bachelor's Degree in Information Systems, semipresencial and Bachelor's degree in Computer Science, face-to-face modality, that carried out training activities with the AVA. The research data allowed us to delineate the skills of digital literacy dimensions and to identify that the place of criticism is identified at the intersection of the dimensions of digital literacy. By identifying and analyzing the meanings and meanings attributed by the students in digital literacy practices and events in the courses, in which, through the interactions in the AVA, it was observed that from these interactions there was the mobilization of the intersecting skills of the literacy dimensions and the mobilization of critics. This mobilization took place in a differentiated way in the analyzed courses, considering the type of discussion carried out within the literacy event, as well as the mediation carried out in the AVA and the topic discussed by the students.
Palavra-chave: Letramentos digitais
Práticas e eventos de letramentos
Letramento crítico
Habilidades
Ensino superior
Palavra-chave em lingua estrangeira: Digital literacy
Practices and events of letters
Critical literacy
Skills
Higher education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Educação (IE)
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação
Referência: TREVISAN, Daniele. Letramentos digitais críticos: habilidades mobilizadas por estudantes universitários em ambiente virtual de aprendizagem. 2019. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2019.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://ri.ufmt.br/handle/1/3075
Data defesa documento: 29-Mar-2019
Aparece na(s) coleção(ções):CUC - IE - PPGE - Dissertações de mestrado

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISS_2019_Daniele Trevisan.pdf4.2 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.